curatela definitiva

Uma pessoa que tem síndrome de down, neto de português, tem como tirar a Cidadania? Possuo a curatela definitiva.

Comentários

  • editado March 2023

    @marilima


    Não encontrei nenhum dispositivo específico sobre isso na lei de nacionalidade.

    A lei apenas diz que a nacionalidade parte da declaração de vontade (art. 1, paragrafo 1, alinea d).

    Enfim... eu não vejo porque ele não teria o direito à nacionalidade. Lendo outros posts mais antigos que tratam especificamente dessa questao, alguns pontos aparecem:

    1) necessidade de enviar tambrm a documentacao que identifique o curador;

    2) a sentença de curatela deve dar ao curador poder de solicitar o reconhecimento de nacionalidade estrangeira do curatelado;

    3) homologacao da sentença perante tribunal portugues. (O que exigiria um advogado portugues)

    Resumindo, pelo que eu li aqui no forum, é possível sim, mas um pouco mais complicado e demorado que um processo "comum".

    Minha sugestao nesse caso seria voce procurar falar primeiro com o consulado ou com a conservatoria (via linha registos, ou linha de atendimento), e talvez buscar um adv portugues para se orientar.


    Boa sorte!!!

  • editado March 2023

    @marilima

    Se a pessoa preenche os requisitos para a atribuição da nacionalidade não deveria haver problema, deve ser um processo de neto como qualquer outro. Você só precisará apresentar a documentação comprovando que tem poderes para assinar o formulário 1D em nome da pessoa (imagino que seja a sentença de curatela devidamente apostilada).

    Não acredito que precise homologar a sentença em um tribunal português para poder iniciar o processo de nacionalidade, afinal neste momento o requisitante ainda não é português. O apostilamento da sentença deveria ser suficiente. De qualquer forma, concordo com o @eduardo_augusto que vale uma consulta a um advogado para te orientar.

    Boa sorte!

  • @marilima

    te aconselho a procurar um advogado português para orientações, pois sua situação é incomum

  • analuisapbanaluisapb Member
    editado March 22

    ola @marilima ,


    Vc deu entrada no processo da pessoa com sindrome de down. tem como me passar detalhes das diferencas que encontrou? estou fazendo o do meu irmao e, a principio, iria apenas anexar a certidao de curatela (minha mae eh a curadora) e ela iria assinar o formulario. Iria enviar o RG dela tb.


    Uma perguntinha sobre como vc preencheu o formulario. na parte do declarante vc identificou como represetante legal ou escolheu a opcao outros e descreveu como "curador"?

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.