Cartão Cidadão e Passaporte

Olá pessoal,

Sou uma cidadã portuguesa por atribuição há 1 ano e ainda não consegui obter o meu cartão de cidadão e nem o passaporte. Tentei agendar no Consulado de São Paulo, mas infelizmente, não há previsão de datas disponíveis para agendamento.

Gostaria de saber se é possível fazer a solicitação do cartão de cidadão e passaporte em outro Consulado do Brasil ou até mesmo diretamente em Portugal.

Se alguém já passou por essa situação ou tem informações sobre o assunto, por favor, compartilhe conosco. Estou um pouco preocupada com a demora e gostaria de saber se há outras opções para agilizar esse processo.

Desde já, agradeço a atenção e ajuda de todos!

Comentários

  • Os consulados atendem a área consular correspondente. São Paulo notadamente demora mais segundo relatos do site. Aqui pelo Rio é mais rápida a marcação. Eu demorei mais ou menos um mês para marcar o CC depois que saiu o registro, no mesmo ato que fiz o CC já marcaram a retirada e a confecção do passaporte que demorou uma semana para chegar. Fiz com meu pai e minha mãe aqui, a dinâmica mudou um pouco. Você faz o CC eles enviam para sua casa e logo depois a chegada do seu CC você marca o passaporte, também tem chegado em 10 dias.

    Fui para Portugal em dezembro para tirar o NIF (há dois meses eles estão emitindo CC com NIF, o dos meus pais já vieram), perguntei por curiosidade quanto tempo estava demorando para chegar uma segunda via do CC. A atende disse que demoraria 3 semanas para chegar na minha residência no Porto em Portugal, o passaporte, pelo que ouvi de outras pessoas que estavam na loja do cidadão estava demorando 5 dias.

    Eu aconselho você tentar a marcação daqui do Brasil. Na verdade, eu fiz por telefone a marcação do NIF e a atende ficou comigo uns 15 minutos para conseguir uma localidade com data próxima e num lugar próximo (marquei no final de dezembro para inicio de janeiro) em Cabeceira de Bastos (Braga) e estava no Porto.

    Quanto a fazer em outros consulados, pelo menos aqui no Rio todos os documentos são enviados para cá para está zona consular e você deve declarar a residência aqui.

    Há relatos de pessoas que tiraram o cartão de cidadão no terreiro do paço em Lisboa ficaram em uma fila de manhã cedo e tiraram no mesmo dia o CC e o passaporte há um quiche no aeroporto de Lisboa para passaportes de emergência.

    Espero ter ajudado.

    Um abraço.

  • @Damasceno_de_Castro , então já estão emitindo o primeiro CC já com o NIF mesmo morando no Brasil?

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.