Alguém sabe responder?

Quero tirar a segunda cidadania para meu filho sendo que pretendo fazer a minha primeiro.

Minha mãe é portuguesa,casada aqui no Brasil com brasileiro já falecido há 14 anos.

Providenciei todas as documentações necessárias,consegui até a certidão dela lá em Portugal, sendo que pediram o RG ou certidão de nascimento de meu pai .Bem a certidão dele não foi encontrada no estado em que ele nasceu ES, e o RG foi perdido na época que minha mãe deu entrada no inventário.Tenho o nº do Rg e a data de expedição tirada na época no Instituto Félix Pacheco aqui no Rio mas não consigo encontrar uma cópia para poder apresentar no Consulado, pois pedem a RG com a foto.

Agora me digam ;se ele é falecido,tenho o atestado de óbito com o n° e expedição do RG e CPF , tenho a certidão de casamento deles já em intero teor.Porque precisam de uma cópia do RG. Isso impede totalmente que eu consiga minha segunda cidadania.

Alguém pode me ajudar?

Grata desde já.

Comentários

• Isso impede totalmente que você consiga sua cidadania só se você quiser continuar tentando faze-la pelo consulado
    .
    Se mandar para CRC de Lisboa ou pelo Arquivo Central do Porto não precisará da copia de identidade do seu pai.

Aqui na comunidade nós recomendamos que se mande para um destes 2 lugares, aliás o Porto esta aprovando os processo em um tempo record, no geral menos de 15 dias, como você é filha de portuguesa nascida em Portugal você poderia optar por fazer por lá, seria uma boa opção. (fiz a do meu avô por lá saiu em 9).

De uma olhada nos tópicos e no Guia de Ajuda, mas se mesmo assim quiser fazer pelo consulado, tente conversar com eles sobre a possibilidade de não pedirem o tal RG de seu pai.
  • Regina, sem invalidar o que o Hermano sugeriu acima, vc poderia tentar recuperar as informações relativas ao nascimento de seu pai no IFP - http://www.rj.gov.br/web/guest/exibeConteudo?article-id=285876 

Seu pai tinha carteira de motorista do Detran/RJ? Se sim, tb é possível uma pesquisa online no site do Detran: http://www.detran.rj.gov.br/_monta_aplicacoes.asp?cod=15&tipo=certidao_nascimento

• Eu fracamente não sei sei o porque dessa exigência Regina. Quem vai transmitir a Nacionalidade para voce é a sua mãe que é portuguesa. O seu Pai não tem nada haver no processo, até porque ele era brasileiro. Estou achando muito estranho todas essa situação. No meu caso não foi preciso nada disso, juntei a certidão portuguesa do meu Pai e todos os documentos necessários e mandei tudo direto para a CRC de Lisboa. Após 8 meses a minha certidão chegou. Em seguida juntei a minha certidão e providenciei a Nacionalização dos meus filhos, e após 3 meses chegou. Tudo muito simples e prático. 
  • Regina, passei por uma situação parecida, onde eu não encontrava nenhum documento que me informasse onde minha bisavó nasceu. A solução foi bem simples:
    Vá até o cartório onde seus pais se casaram, e peça uma cópia dos documentos que eles apresentaram no ato do casamento. Provavelmente é a certidão de nascimento dele.

• Talvez a solução seja enviar para CRC LISBOA, uma vez que os documentos que se apresentam são os do Português, é só olhar no site da IRN. Abraços!
  • Antonio,

o que estão cobrando da Regina é a transcrição do casamento dos pais, vi no site do IRN esta exigência: 'Certidão de nascimento se algum dos nubentes for estrangeiro'. Então, seja qual for o local em que ela dê entrada no processo a pendência vai existir.  

• Regina

Lembrando que a transcrição de casamento é outro processo, o pagamento do emolumento é por fora, e a  CRC de lisboa não faz transcrições... 
    Mas, fiz o processo do meu avô pelo Porto e não precisei transcrever o casamento dos pais dele. 

Eu se fosse você faria por lá, é mais pratico e bem mais rápido.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.