Um ano

Olá pessoal…

Hoje está completando exato um ano que recebi o login para acessar o acompanhamento do processo (atribuição neto - Lisboa).

Nas obs da página está dizendo que demoram de 9-11 meses para dar início a análise. Mas, até agora não saiu da primeira bolinha.

Devo entrar em contato com eles, ou essa demora é normal?


Obrigado.

Comentários

  • @gabrieltojeiro Pelo que tenho acompanhado, a demora é normal.

    O processo pode levar de 2 a 3 anos pra concluir.

    Você pode ler sobre alguns processos na Página "Cidadania portuguesa, faça você mesmo" no facebook.

  • @gabrieltojeiro

    Acompanhe o andamento dos processos através da planilha aqui do fórum https://planilha.cidadaniaportuguesa.com/netos

    A planilha é colaborativa, alimentada pelos foristas a medida que seus processos vão caminhando.

    Cadastre o seu processo lá e quando tiver movimentacões vá informando na planilha, isso ajuda os demais a terem uma idéia de como está a tramitação dos processos e ajuda a não ficarmos (tão) ansiosos.. abs!

  • O processo da minha mãe (Neta) foi enviado em dez 2021. Nunca recebi qualquer e-mail e só consegui a senha após ligar lá para Lisboa. Até agora permanece na 1 bolinha. 🤷🏻‍♂️

  • @gabrieltojeiro O processo do meu pai (+75) foi protocolizado em Dez/21, recebeu a senha em Mar/22 e até agora não saiu da bolinha 1. Coragem!!

  • @fcarneiro

    O processo do seu pai, de acordo com a planilha, deve ter algum movimento até o fim do mês, ou início do mês que vem!


    @AlexFTS

    A menos que a sua mãe já tivesse mais de 76 anos quando o processo chegou em portugal, o processo só deve começar a andar no fim do segundo semestre.

  • @eduardo_augusto Deus te ouça e que assim seja.

  • @eduardo_augusto


    Obrigado pela informação. Você fala segundo semestre de 2023? Está demorando cerca de 2 anos para o início? Minha mãe deu entrada com 63 anos.

  • editado April 2023

    @AlexFTS


    Os processos terminados mais recentemente levaram entre 800 e 850 dias desde a recepção em Lisboa, até a conclusão "bolinha 7 verde", ou seja, com a emissão do registro português. Até agora, os únicos processos que chegaram em Lisboa em 2021 e já finalizaram, foram aqueles de pessoas muito idosas (76+ anos) ou de pessoas que tiveram sucesso no pedido de urgência (o que é muito raro).

    Ou seja, estão terminando dentro do prazo informado no site de acompanhamento, que é de "entre 24 e 29 meses".

    O que está acontecendo, aparentemente, é que as bolinhas não estão sendo atualizadas e assim não refletem o correto andamento do processo.

    Assim, eu acredito que entre Outubro e Dezembro de 2023, o processo da sua mãe apareça como bolinha 2 verde, mas não tendo nenhuma exigência, entre 4 e 5 meses depois, deve finalizar.

    É o que parece estar acontecendo com os demais processos no momento.

    Aproveitando, peço para você incluir o seu processo na nossa planilha comunitária, se ainda não o fez: 📄 Planilha de acompanhamento — Fórum Cidadania Portuguesa

  • Oi, @eduardo_augusto

    Tenho uma dúvida e talvez você consiga me ajudar.

    Esse prazo de 24 a 29 meses, eu devo contar a partir da chegada do processo em Lisboa ou do recebimento da senha. Tenho essa dúvida porque o processo da minha mãe (Neta) foi recebido em Lisboa em 03.05.2022, mas a senha nós só recebemos 5 meses depois, em 02.10.2022.

    Como a diferença é grande - e a ansiedade também - queria saber a partir de qual data devo começar a contar o prazo... Você sabe?

    Obrigado!

    Abraços

  • @isgak


    Na planilha comunitária, os processos concluídos mais recentemente (pessoas <76 anos) foram aqueles recebidos em Lisboa em Dezembro de 2020, após aproximadamente 815 dias.

    Ainda não teve nenhum processo recebido em Lisboa em 2021 ou 2022 que já tenha concluído.

    Mas, como base... 815 dias são aproximadamente 27 meses.

    "Antigamente" não havia muita distinção entre a data de recebimento do processo em Portugal e o recebimento da senha. Acontecia com poucos dias de diferença. Só a partir de 2021 que a data começou a ficar muito diferente, o que atrapalha qualquer previsão.

  • Relaxa, o meu tb chegou em 30 de março em portugal, mas de 2021, e só foi pra bolinha 2 na semana passada. Tá demorando mais de 2 anos.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.