Ajuda a encontrar a certidão de nascimento do português ARMENIO DIAS
Meu nome é Jorge Mota, em 2018 fui agraciado por este grupo na busca da certidão de nascimento do meu avô português e agora estou tentando ajudar um amigo Thiago Pessanha Dias a buscar a certidão do avô dele em Portugal.
nome do português: Armenio Dias
data de nascimento e local de nascimento eu não consigo ler no arquivo do Family Search que está anexado.
agradeço imensamente a ajuda.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@Jorge Mota
Do documento que enviou só consta que era natural de Portugal. Nascido 22 de agosto de 1910. Filho de MANOEL DIAS e SARAH DA PIEDADE.
Aqui o óbito dele: https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-D4KX-XT?i=255&cc=1582573&personaUrl=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3AWYLL-5GW2
==========
Nascimento de uma irmã no Brasil chamada CELESTE - https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HY-X435-C3?i=25&cc=1582573&personaUrl=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3A79VX-KB2M
Nome dos pais: MANOEL DIAS MOITA / SARA DA PIEDADE ambos portugueses
Avós paternos: FRANCISCO DIAS MOITA / CLEMENTINA DA PIEDADE
Avós maternos: JOAQUIM DOS SANTOS / MARIA DE JESUS
*achei estranho a avó paterna ter o sobrenome "da Piedade", que deveria ser da mãe. Atenção a eventual inversão nesse registro...
========================
Talvez com esses dados o pessoal do fórum consiga ajudar melhor a encontrar.
@AlanNogueira muito obrigado pela ajuda, mas entre a data de nascimento e o nome do pai existe algo escrito que parece ser o local de nascimento em Portugal, provavelmente a freguesia, porém eu não consigo entender o que está escrito.
Agradeço se alguém conseguir ler.
@AlanNogueira na certidão da irmã do português também consta o local de nascimento em portugal do pai (Manoel Dias Moita), também não consigo ler.
@Jorge Mota
Eu leio "Miranda do Conde", mas acho que deve ser "Miranda do Corvo".
Pois em Miranda do Corvo tem um Manoel Dias Moita:
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3Q9M-CSLC-DQYV-3?personaUrl=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3A6FFJ-C689
Miranda do Corvo é o nome de um concelho e também de uma de suas freguesias. Mas no Tombo só tem os batismos de todas elas até 1907:
https://tombo.pt/m/mcv
@Jorge Mota @CarlosASP
Nao tinha atentado para isso, realmente parece “Miranda do Conde”. Na da irmã reli e não achei. Mas deve ser Miranda do Corvo mesmo.
Talvez valha a pena checar com a Conservatória se os livros após 1907 ainda estão com eles, se estiver daria para pedir até através do civilonline.
@CarlosASP e @AlanNogueira muito obrigado a você pela preciosa ajuda.
Você conseguem me orientar como pesquiso no site da Torre de Tombo?
nome do português: Armenio Dias
nascimento: 22/08/1910
freguesia: Miranda do Corvo
Agradeço imensamente,
@Jorge Mota
Os livros no tombo só estão disponiveis até 1907 conforme você pode ver no link que o @CarlosASP enviou.
O que te sugiro é entrar em contato com a conservatória e verificar se este registros está com eles. Se estiver você poderá fazer o pedido pelo civilonline - veja o guia de como fazer aqui: Como solicitar certidões pelo civilonline . Ou se não conseguir contato com a Conservatória e/ou estiver disposto a arriscar 10 euros, já fazer o pedido diretamente pelo civil on line mesmo.
@Jorge Mota
@CarlosASP
@AlanNogueira
Deve estar no AUC https://pesquisa.auc.uc.pt/details?id=39422
@Kleber Silva Aguiar pois é, fiquei intrigado pq lá tbm só está mostrando até 1907 igual no tombo.pt. Não sei se mandando um pedido pra lá eles tenham os livros e encontrem... ou se estaria na Conservatória ainda...
@AlanNogueira
@Jorge Mota
Não custa tentar. Pode ser que esteja ainda na CRC
Casamento dos pais n°32 https://pesquisa.auc.uc.pt/viewer?id=39479&FileID=605242
@Jorge Mota
Tem 3 caminhos, já que os livros não estão online para pesquisa direta por você mesmo. Inclusive os caminhos já indicados pelos colegas.
A Universidade de Coimbra é um pouco mais complicada que os outros Arquivos Distritais (que tem formulários online etc),. Se não me engano, se faz pedidos de busca por esse email e eles levam uns dias para responder:
auc-geral@auc.uc.pt
Coloque no email o nome. filiação e data de nascimento da pessoa, diga que nasceu em Miranda do Corvo, onde os pais se casaram e anexe o link do casamento que o Kleber achou. Mencione que não pode pesquisar diretamente pois os livros só estão online até 1907
Se o livro de 1910 não estiver na Univ, eles vão dizer onde deve estar (provavelmente na CRC)
Outro caminho é mandar o mesmo email para a CRC de Miranda do Corvo, perguntando se os livros de batismo de 1910 ainda estão lá:
registos.mcorvo@irn.mj.pt
Se estiverem, é o melhor dos mundos, pois eles vão informatizar o assento (como se fosse um recente). que é algo mais simples de lidar do que com cópias físicas de batismos.
Cada CRC tem seu tempo para responder emails.
O terceiro é via o civilonline, mas teria que explicar nas observações que os livros ainda PROVAVELMENTE estão na CRC de Miranda do Corvo. Quando a CRC é "lenta", o civilonline é um ótimo meio, pois eles "aceleram" o processo - as CRCs tendem a responder mais rápido a um pedido do civilonline do que emails de um desconhecido no Brasil....
@Kleber Silva Aguiar @Carlos @Admin muito obrigado pela ajuda, já enviei e-mail para a universais de coimbra, vou aguardar a resposta deles. Eu não consegui descobrir o e-mail da concertaríeis de registros civis de Miranda do Corvo, pois seria mais eficiente na resposta quanto a localização do registro.
@Jorge Mota
O e-mail da Conservatória o Carlos já informou acima: registos.mcorvo@irn.mj.pt
Prezados @CarlosASP @AlanNogueira @Kleber Silva Aguiar @Carlos @Admin a Conservatória de Registro Civil de Miranda do Corvo respondeu o e-mail informando o número do assento do Português. Agradeço imensamente as vossas ajudas.
Estou tentando solicitar a certidão de nascimento através do Civil Online, porém na hora do pagamento está dando erro, tanto para o multibanco como para o cartão de crédito. Vocês sabem me informar se isso é normal? como eu poderia resolver isso?
Gratidão.
@Jorge Mota tente fazer o pagamento com outro cartão de crédito internacional, é necessário que tenha aquela tecnologia de verificação "3d secure" (geralmente vc aprova na hora da transação pelo app do seu banco)
@AlanNogueira Alan, o problema está no site Civil Online, pois não me dá nem a oportunidade de colocar o número do cartão, quando faço a opção de cartão ou multibanco a próxima tela já vem informando um erro. Gostaria de saber se posso enviar e-mail para a Conservatória solicitando que me enviem uma REFERENCIA MULTIBANCO para eu realizar o pagamento? Pois tenho conta bancária em Portugal.
@AlanNogueira Alan, o sistema do site do Civil Online já regularizou e ja fiz o pagamento, muito obrigado.
@Jorge Mota 🙏🏻