Demora na análise

Boa tarde a todos!

Pessoal, enviei o processo da minha mãe para CRC Lisboa em abril de 2022. Só consegui a senha e chave de acesso em fevereiro de 2023 com muita insistência e enviando e-mail pra todos os setores..... ocorre que o processo esta na primeira bolinha ainda. Isso é normal? Está dentro dos parâmetros? Achei que ta demorando de mais..... alguem me dá uma luz aqui?


@Destefano @mabego

Comentários

  • @Mica_lopes

    Sua mãe é filha ou neta de português?

    Processos de neto, enviados para a CRC Lisboa, tem demorado no mínimo 2 anos.

    Você deve ver alguma movimentação no processo dela no fim de 2023.

    Aproveitando, peço para você incluir os dados do processo na planilha colaborativa do fórum. Isso ajuda todo mundo :-)

    Planilha: 📄 Planilha de acompanhamento — Fórum Cidadania Portuguesa

  • @Mica_lopes sim, normal. Pode chegar a 2 anos na bolinha 1, mas ultimamente tem movimentado antes desse prazo.

  • @Mica_lopes

    Pessoal, enviei o processo da minha mãe para CRC Lisboa em abril de 2022. Só consegui a senha e chave de acesso em fevereiro de 2023 com muita insistência e enviando e-mail pra todos os setores..... ocorre que o processo esta na primeira bolinha ainda. Isso é normal? Está dentro dos parâmetros? Achei que ta demorando de mais..... alguem me dá uma luz aqui?

    processo de netos demoram de 2 a 3 anos, está dentro do prazo.

  • @delsv

    Não sei dizer, nao acompanho os processos de netos.

  • editado April 2023

    @Destefano , @Mica_lopes . Um anos a parti do protocolo né, porque se alguém teve a abertura do protoco em 8 dias a demora se dará a parti do protocolo que foi ferado até a bola 7. Se a demora ocorreu 2 anos para gerar o protocolo isso quer dizer que o processo dela vai levar mais 2 ou 3 anos até o final. Somando o tempo o processo dela pode levar de 3 a 4 anos né?

  • @Mica_lopes Boa noite você poderia disponibilizar os email que foram enviados para a conservatória de Lisboa, os e-mails podem ser de valia para os membros dos for um, caso alguém aqui possa precisar tambémdas mesmas solicitações.

  • Pessoal, meu processo para atribuição da minha esposa também está bastante demorado, dei entrada em 12/04/21 e está parado na bolinha de análise Há bastante tempo.

    Os dados do processo dela estão na planilha de acompanhamento: Sandra (esposa de @pimentelsergio).

    Hoje ocorreu algo estranho, recebi a mensagem abaixo quando tentei consultar a situação do processo no site https://nacionalidade.justica.gov.pt/:

    Até ontem funcionava. Sabem se há alguma estabilidade no sistema de consulta?

    "A senha XXXX-XXXX-XXXX não corresponde a nenhum processo de nacionalidade ativo.

    Verifique que digitou a sua senha corretamente.

    Caso não encontre o seu processo dirija-se à conservatória onde entregou o seu pedido. Na Conservatória dos Registos Centrais, em Lisboa, sem marcação prévia é possível obter a sua senha de acesso."

  • Sobre a mensagem acima, era instabilidade, voltou a funcionar agora. O processo está parado na bolinha 4 - verificação de documentos há bastante tempo.

    No processo do meu filho ficou para nesta bolinha e quando avançou foi direto para terminado. Na verdade recebemos o assento pelo correio antes do site ser atualizado.

  • editado April 2023

    @Mica_lopes O prazo depende do tipo de naturalização. Se ela é filha de português o processo é rápido, mas se for neta, vai demorar mesmo. Ontem por acaso eu estava vendo os prazos que constam na planilha e vi que o processo de neto está demorando cerca de 2 anos para passar da fase 1 para a fase 2.


    @pimentelsergio Pelo prazo acredito que o processo da sua mulher seja de neta ou sefardita. Como mencionei acima, é cerca de 2 anos. Acredito que esteja para mudar de fase. Pelo histórico da planilha, há 3 processos de 03/2021 que passaram da fase 1 para a fase 2 no mês passado (03/2023).

    Pelo que andei lendo acerca dos atrasos dos processos de naturalização, o governo está para fazer uma força tarefa para diminuir os prazos. Já foram feitas algumas melhorias, mas beneficiando apenas os residentes de Portugal. Para ainda este ano está prevista a contratação de pessoal para trabalhar nos serviços de registros. Serão 240 oficiais de registro e 50 conservadores ainda em 2023. Não consegui confirmar o número atual de conservadores existentes para saber se essa quantidade que será contratada é significativa ou não.

    O governo havia falado no ano passado sobre a digitalização de processos, mas por enquanto eles foram liberados apenas para advogados e solicitadores para processos de naturalização de quem tenha residido em Portugal por 5 anos e para quem seja casado/união de fato com português. Não tenho certeza, mas parecia haver a intenção em liberar esse processo online para todos. Outra questão que havia lido uma vez, é a de que o governo parece que investirá na agregação da base de dados das consultas. Atualmente a Conservatória tem que solicitar para cada órgão a consulta no banco de dados. Se não estou errado, o governo tentaria fazer com que isso fosse feito online pela própria Conservatória, ao exemplo de como emitimos as certidões negativas do Brasil da Justiça Eleitoral, Polícia Federal etc. Nesse caso, a própria Conservatória faria a consulta, sem solicitar aos órgãos.

    O governo já conseguiu melhorar o prazo de residência de quem está em Portugal. Acredito que até o final do ano os prazos para os processos de naturalização diminuam. Talvez tenha algum outro gargalo na análise dos processos de 2022, pois como houve alteração da lei para sefarditas, vários processos foram protocolados em 2022, especialmente em agosto quando encerrou o prazo para protocolar os pedidos com base na lei antiga. A partir do dia 01/09/2022 os sefarditas passaram a ter que comprovar ligação efetiva com a comunidade nacional. Uma matéria da mídia portuguesa afirmou que em agosto/2022 houve em média 3 mil pedidos por dia protocolados, só de sefarditas.

  • Obrigado pelo retorno! @FernandoSS

    O processo é para minha esposa, ela é neta de portugueses mas foi mais fácil entrar com o pedido como conjuge porque não conseguimos obter todos os documentos do meu sogro.

    Pelo acompanhamento do andamento da planilha parece estar perto do final, os processos recebidos em 03/21foram finalizados entre 02 e 03 deste ano, portanto acredito que o da minha esposa estará finalizado entre 04 e 05 deste ano, dado que foi recebido em 04/21.

    Sobre a atualização do status no site, no caso do meu filho, recebeu o assento pelo correio antes da atualização no site, parece que às vezes se esquecem ou demoram para atualizar.

    Seguimos aguardando, assim que tivermos alguma novidade atualizo o status.

    Obrigado a todos!

  • @mabego @FernandoSS bom dia!

    Pelo amor de Deus me ajudem!

    Fiz o processo de cidadania por atribuição da minha mãe, ela é neta de portugues, gastamos o que não tínhamos e até hoje não o processo não andou nem uma bolinha.

    O processo de nacionalidade por atribuição, n° 166407/2022, Maria da Glória Monteiro dos Reis, foi protocolado em abril de 2022 e recebido em julho de 2022.

    Tento falar na Central através dos e-mails mas não me respondem e por telefones nunca consigo.....mesmo acordando de madrugada pra ligar.

    Me ajudem de alguma forma🙏🏻 se for preciso até pago alguém pra ir lá pessoalmente e verificar o que está ocorrendo no processo.

  • @Mica_lopes


    nao esta acontecendo nada, os processos de Neto sao mesmo Mais Demorados.

    ainda estão analisando processos de 2021. Considerando o ritmo atual, só devem começar a analisar os de 2022 no inicio do ano que vem.

    nao adianta “pagar pra alguem ir lá”, pois há nada a ser feito. Só mesmo aguardar.

  • @Mica_lopes

    O processo está perfeitamente de acordo com o que sempre é falado aqui e, inclusive, com o que consta no site, de 24 a 29 meses!

    Não há o que fazer além de aguardar!

    Além disso, os relatos mais recentes indicam que os processos estão durando 3 anos, Então, no seu caso, deve esperar até pelo menos, abril de 2025...

    Aguarde! Não adianta mandar e-mail, ir lá, etc. Só vai sobrecarregar o que já é moroso.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.