Transcrição de casamento

Bom dia pessoal.

Estou totalmente em dúvida alguém poderia me informar me orientar.

Entrei com o processo de transcrição de casamento de meus pais e eu vim receber está resposta e eu não sei o que está Faltando qual documento?

Obrigada 👇🏼

- Não foi declarado se o casamento tinha ou não sido precedido de Processo Preliminar de 

Casamento/ Publicações junto de qualquer Conservatória em Portugal ou junto de qualquer 

representação diplomática portuguesa, uma vez que à nubente é portuguesa. - art.º 133, 134 , 

185 187, n.º 2 do CRC. Haverá que proceder à declaração em falta. 

Comentários

  • editado March 2023

    @Vânia_50Araújo

    é marcar que não houve comunicado anterior à Portugal.

    e na certidão de casamento não consta que ela passou a assinar o sobrenome do cônjuge?

    Teve pacto?

    ...

    Faça esta declaração:

    Prezado Conservador,

    Em cumprimento ao despacho do processo de Transcrição de casamento n° xxxxx/ano de xx de xxxx do ano vigente.

    O ato não houve comunicação anterior a nenhuma conservatória, sendo apenas sua celebração no exterior.

    Declaro que estou ciente que, aos casamentos celebrados entre dois portugueses, após 01/06/1967, se aplicam o regime imperativo de separação de bens.

  • @mabego , @Vânia_50Araújo


    @mabego , sua instrução está incompleta, pois quando você diz "marcar que não houve comunicado", assume que existe o campo para fazer essa marcação. 😀

    Mas observe que os formulários dos consulados são diferentes. O do Consulado de São Paulo tem esse campo, mas o do Rio de Janeiro, não.

    São Paulo: form_casamto.pdf (mne.gov.pt)

    Rio de Janeiro: requerimento-para-transcricao-de-casamento_2.pdf (mne.gov.pt)


    @Vânia_50Araújo , como você já enviou o formulário e ele já está em análise, o que você precisa fazer agora é enviar uma declaração informando que não foi feita a comunicação prévia ao consulado da região. o ideal seria que a sua mãe (se ela for viva) assinasse (lembrando de reconhecer firma presencialmente no cartório e apostilar)

    Você vai fazer uma cartinha, escrevendo algo como:


    "CABEÇALHO

    Assunto: Transcrição de Casamento / Resolução de Exigência / Processo xxxx/ano - conforme documento anexo (anexe uma cópia do email ou documento que você recebeu)


    Sr. xxxxxx (se tiver um nome),


    Eu, xxxxxx, cidadã Portuguesa, nascida em xx/xx/xxxx, na cidade de xxxxx, estado de xxxxxx, Brasil, em atendimento ao requisitado no documento anexo, declaro que não houve processo de publicação de editais perante a autoridade portuguesa anteriormente à celebração do meu casamento, ocorrido em xx/xx/xxxx, objeto de solicitação de transcrição.

    Desta modo, solicito a continuidade do processo de transcrição do casamento, nos termos do requerimento previamente enviado, datado de xx/xx/xxxx.


    _____________________________

    Assinado, reconhecido, apostilado"


    seria algo assim. alguém com mais jeito para redigir esse tipo de documento pode fazer melhor. Obviamente, se você preferir, poderá você mesma redigir e assinar essa carta. (obviamente o órgão do governo ao qual você está se dirigindo poderá perguntar porque você está fazendo a requisição em vez da sua mãe. mas acredito que não o fará, ou já teria questionado isso antes.

  • @eduardo_augusto

    @Vânia_50Araújo

    foi direto em Portugal ou Consulado?

    Assumi que vc enviou direto à Portugal...


  • Muito obrigado pela atenção a todos sobre a minha dúvida, principalmente ao @mabego... @eduardo_augusto👍🏼

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.