Avó nascida no Brasil em 1888, possivelmente cidadã portuguesa

Estou fazendo uma pesquisa para solicitar a cidadania portuguesa para aminha avó, cujos bisavós eram portugueses de Carviçais - Torre de Moncorvo, e a avó (falecida) dela, talvez fosse naturalizada.

Segundo as informações da família, a avó dela, Márcia Pereira Cordeiro, era portuguesa. No entanto, segundo o meu levantamento, nos registros de óbito e casamento, consta como ela sendo natural do estado de Pernambuco. De fato, ao cruzar informações, tudo indica que ela nasceu já no Brasil, alguns meses após a imigração de seus pais, vindos de Portugal.

Segundo o que me contaram, ela morava em Portugal e vinha ao Brasil com frequência. Por isso, imagino que exista a possibilidade dela ter sido cidadã Portuguesa. Mesmo assim não faço ideia de como confirmar ou descartar esta suspeita.


Os dados que tenho dela são:

-Nome de solteira: Márcia Pereira Cordeiro

-Nome de casada: Márcia Cordeiro de Castro Leão

Dados dos pais:

-Ernestina de Jesus Peixe(solteira), Ernestina de Jesus Pereira (casada com o Álvaro) ou Ernestina Izaura Nogueira (segundo casamento, após viúva)

-Álvaro Joaquim Cordeiro

-Ambos nascidos e casados em Carviçais - Torre de Moncorvo, Portugal

Achei o passaporte deles no site da CEPESE, mas não o da Márcia.


Falecimento:

12 de maio de 1965 em Olinda - PE, com 76 anos


Casamento:

8 de outubro de 1904 com 16 anos, com Fernando Mariano de Castro Leão


Não tenho:

nenhuma documentação que indique ser cidadã portuguesa

data de nascimento com exatidão. Sei apenas que foi em 1888

nenhuma pista sobre certidão nem local exato de nascimento


Achei essas dados nos bancos de dados do familysearch e no cemitério onde foi enterrada. Não consegui achar nada no arquivo nacional brasileiro nem português sobre ela. Assim, gostaria de saber qual tipo de documento ela teria se fosse cidadã portuguesa, mesmo sendo nascida no Brasil e onde conseguir mais informações.

Comentários

  • @Igortasuke

    Dei uma olhada rápida na sua árvore no Family Search e tomei a liberdade de acrescentar alguns registros sugeridos pelo sistema.

    Não sei lhe ajudar com relação a essa questão da possível naturalização de Márcia para fins de transmissão de nacionalidade portuguesa. O que ocorre com naturalização, em linhas gerais, é que apenas os filhos nascidos após a naturalização costumam ter direito a receber a nacionalidade do naturalizado. Não quero dizer que essa linha é impossível, mas estou achando bem complicado de achar e comprovar esses fatos, sem querer desanimá-lo.

    Estou lhe escrevendo para lhe dar uma idéia (que talvez você já tenha tido...). Já pensou em seguir com o pedido de nacionalidade européia pela linha italiana? Veja que Márcia tinha um ascendente denominado Francesco Pesce, nascido em Trecchina, Potenza na região da Basilicata (Itália) e talvez vocês possam seguir por esse caminho...

    O batismo dele está anexado lá: https://antenati.cultura.gov.it/ark:/12657/an_ua19249201/0Ma47a6

    Não é tão simples, pois possivelmente terá que fazer pela via judicial na Itália (já que envolve filho de mulheres nascido(a)s antes de 1948) mas é um caminho perfeitamente viável analisando as informações que colocou na árvore:

    Boa sorte em sua jornada!

  • @AlanNogueira

    Realmente eu estou achando bem difícil pela Márcia. Não tinha me atentado na cidadania italiana por ser muito distante. Me informarei melhor. Muito obrigado pela sugestão!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.