Preciso encontrar certidão da minha bisavó!!
Preciso de ajuda para encontrar o registro de nascimento dela. Não encontro em lugar nenhum,
Nome: Maria da Encarnação
Data de Nascimento: 01/01/1880
Local: (Talvez) Faro ou Trás-os-montes, Portugal
Pai: João Bento Faria
Mãe: Maria Pereira
Cônjuge: Luiz Antônio Soares
Filhos: Lucinda, José, Hilda, Elvira, Alvaro, Maria, Fermino e Luiz.
Falecimento: 26/07/1958
Local: São Paulo
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@BrunoRufino
Um irmão (Francisco) nasceu em Portimão, Faro, em 1866.
https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:6XNF-3QCT
A imagem mencionada no Family Search parece ser desse indice:
https://digitarq.adfar.arquivos.pt/viewer?id=1114259 m0140.tif
E o registro esse aqui:
Mexilhoeira a Grande, Portimão, Faro:
https://digitarq.adfar.arquivos.pt/viewer?id=994921 m0014.tif n. 32 Francisco
Os livros de Portimão estão aqui: https://tombo.pt/m/ptm
O marido Luis Antonio Soares era da Madeira: https://arquivo-abm.madeira.gov.pt/viewer?id=3483&FileID=3263612&recordType=Description
Infelizmente não consegui localizar.
Parece que esses registros são de 1866, mas a data que tenho dela é de 1880.
Sobre o Luiz Antonio Soares, seu marido, tenho quase todas as informações, exceto sobre o casamento deles. Já solicitei busca em cartórios, mas sem sucesso. Está muito difícil também.
Estou dando entrada na cidadania Portuguesa, e como me pediram a certidão de casamento deles, pensei em tentar procurar informações pelo lado da Maria da Encarnação, mas está mais difícil ainda.
@BrunoRufino
Os pais geralmente batizavam os filhos na mesma freguesia, pois era o local onde moravam. Dito isso, ter achado um irmão mesmo que em outra data já é uma boa pista de onde os pais da pessoa que busca viveram. Se antes só sabia que era “Portugal” vc tinha mais de 3.000 possíveis freguesias, agora temos uma região bem delimitada a procurar…
O que te sugiro é que folheie os livros on line dessa freguesia em busca do registro de Maria da Encarnação próxima a data que imagina seja o nascimento dela. Se não achar nesta, a sugestão é olhar nas freguesias vizinhas. Geralmente se acha dessa forma…
@BrunoRufino
posso estar enganado, mas acredito que o nome do pai seja José Bento
talvez o registro da Maria nº3 https://digitarq.advis.arquivos.pt/viewer?id=1200113 ...m0141.tif
Cavernães / Viseu / Viseu
possui o casamento de Maria e Luis?
sabe se Maria tinha irmãos e nomes?
@Kleber Silva Aguiar
Sim, deve ser ela mesmo. A data de nascimento está bem próxima daquela que mencionei no inicio. Também entendi que o nome do pai é José Bento e não João, porém o nome da mãe é o mesmo.
O casamento da Maria e do Luiz eu não tenho, já fiz uma busca nos cartórios, mas não encontrou nada. Não tenho certeza se eles se casaram, embora na certidão de óbito do Luiz conste que na data ela era viúvo. Pode ser que se casaram apenas no religioso.
Em relação a irmão dela, me apareceu na arvore genealógica do Family Search o (Francisco), como mencionado também pelo @AlanNogueira.
@BrunoRufino
Ha de se avaliar bem pois entre Portimão e Carvenaes há uma grande distância (mais de 500km), não faria muito sentido serem irmãos com tamanha distância geográfica e a diferença no nome do pai (João / José).
Antes de considerar esse fato eu tentaria esgotar a busca em Faro com o nome de pai “João”.
@AlanNogueira
Sim, vou continuar verificando isso. Mas será que não há a possibilidade da família ter se mudado de localização nesse intervalo de tempo, visto que, a diferença de idade entre eles (Maria e Francisco) é de 15 anos? (Eu tenho uma irmã mais velha com 15 anos de diferença). Ou então também há a possibilidade de não serem irmãos.
@BrunoRufino
Sim, tudo é possível mesmo... porém note que essa "Maria da Encarnação" que o @Kleber Silva Aguiar encontrou definitivamente não é irmã desse "Francisco" que te indiquei acima, pois além da divergência no nome do pai (José x João), os nomes dos avós tanto maternos quanto paternos são totalmente diferentes.
Se essa "Maria da Encarnação" é a "sua" Maria da Encarnação ou se esse "Francisco" é irmão da "sua" Maria da Encarnação aí já não sabemos com total certeza. O ideal para desvendar esse mistério seria descobrir o nome dos avós da "sua" Maria da Encarnação, o que daria a indicação mais precisa de qual desses 2 achados que tens até agora é o caminho a seguir.
@AlanNogueira
Tem razão....Na minha arvore genealógica do Family Search, já apareceu automaticamente os nomes dos avós paternos, sendo: José Bento e Maria Bárbara, e maternos sendo: Manoel d'Oliveira e Victória Rita. Não sei qual é a precisão do Family Search para já ter anexado esses nomes lá, não entendo muito.
Tentarei buscar a certidão de óbito dela, pra ver se consigo alguma informação, para assim, buscar a certidão de casamento e ver se constam nomes lá.
@BrunoRufino
Esses são os avós do "Francisco" que foi indexado lá. O sistema deve ter puxado os dados do registro dele. Porém não necessariamente estes são os avós da Maria da Encarnação... é necessário checar e se for o caso fazer as alterações manualmente (excluir parentesco etc...).
Pórem me chama atenção a coincidencia exata dos nomes dos pais e a região ser a mesma que vc indicou em seu primeiro tópico - Faro (não sei qual a fonte...).
Por isso lhe sugeri folhear os livros dessa freguesia e das freguesias próximas em busca de alguma irmã mais nova desse Francisco com o nome Maria ou Maria da Encarnação (lembrando que nessa epoca nem sempre colocavam o nome composto no batismo... pode ser que encontre só "Maria"...)
@AlanNogueira
Entendi.
Blz então.
Obrigado pelas informações.
@BrunoRufino
No lugar do óbito da Maria da Encarnação, talvez seja melhor solicitar a certidão de nascimento de seu avô/ó filho do casal.
Faltou dizer se tem conhecimento de irmãos de sua bisavó e os nomes.
@Guilherme Moreira
Verdade cara, Não tinha pensado nisso.....putz, que vacilo, meu......
Estou com a certidão de nascimento do meu avô em mãos, e realmente os avós maternos são José Bento e Maria Pereira.
@BrunoRufino
Entao o @Kleber Silva Aguiar mais uma vez acertou em cheio!!!