Como descobrir a freguesia de baptismo do meu bisavô?

Boa tarde!

Meu nome é Júlia, sou nova aqui e estou apenas iniciando a busca por mais informações a respeito de meu bisavô português. Só descobri que era natural de Lamego, de nome Manoel Maria Cardozo e dia e mês de nascimento: 28/02. Não sabemos o ano.

Minha avó, filha do português, nasceu em Manaus em 1928. Estimando que a essa época ele tivesse entre 20 e 35 anos, ele deve ter nascido entre 1893 e 1908.

Ontem enviei um e-mail para a Conservatória de Registro Civil de Lamego para saber se com essas informações era possível encontrar a certidão de nascimento dele.

Hoje já tive resposta informando que para se fazer as buscas se torna necessário indicar a freguesia de batismo.

Será que alguém pode me ajudar indicando como eu faço para descobrir a freguesia de batismo? Não faço nem ideia de onde começar.

Ficaria muito agradecida!

Comentários

• editado March 2023

@juliaanjand primeiro pergunto, isto é para processo de nacionalidade ou mera informação familiar? Segundo, vc já pediu uma certidão em inteiro teor de nascimento da sua avó ao cartório em Manaus? Na certidão inteiro teor tem muitos mais dados que na certidão breve relato. Pode lá dizer que idade tinha o seu bisavô quando foi registrar a filha

• @juliaanjand

Na certidão de nascimento de sua avó vai aparecer os nomes dos avós paternos dela (ou seja, os pais do PT). Essencial para buscar o bisavô PT.

Você já construiu a árvore da família no Family Search? É grátis.

Mas é importante "rechear" a árvore com o maior número possível de dados. Nomes e todas datas de nascimento (ano já ajuda), casamento e óbito que souber do bisavô, avô, seus tios, cônjuges, irmãos dessas pessoas etc. Quanto mais, melhor. O sistema do FS usa esses dados para tentar achar documentos de algum deles já indexados e também outras árvores que algum parente distante já possa ter feito (tem gente que acaba achando dados do português através de um tio-avô, um primo distante etc). O sistema vai aprendendo a tentar achar essas conexões conforme mais dados são inseridos.

Depois, se quiser, deixe o link para a árvore "recheada" aqui que ajuda o pessoal a procurar algo. Pode haver detalhes nos documentos lá que você não percebeu e alguém note e isso leva a pistas para aprofundar a pesquisa.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.