livros duplicados
@nunogomes @CarlosASP @Kleber Silva Aguiar @Guilherme Moreira
tenho dúvidas sobre os livros duplicados de assentos de baptismo.
Precisei consultar um livro onde um registro que está muito difícil de ler, mas a parte que diz: lavrei em duplicado está clara.
O arquivo distrital de Vila Real não conseguiu ler o registro:
O registo indicado é imperceptível tanto no livro original como no microfilme. Atendendo a que neste Arquivo não existe o duplicado do livro original, aconselhamos a contactar o Arquivo Distrital de Braga (
adb@adb.uminho.pt) que detém alguns livros duplicados referentes ao conselho de Montalegre.
Quando não se localiza esses "duplicados", o que fazer???
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@mabego
Eu não sei qual foi a regra de transferência dos registros paroquiais para as conservatórias (e posteriormente os Arquivos Distritais) - se isso incluía tanto os originais como os duplicados. E se na prática isso ocorreu em todos os lugares. Sempre há livros que ficaram "perdidos" durante anos e são eventualmente achados.
A mensagem indica outro AD para tentar. Acho válido também tentar a diocese ou cúria da região que cobre Montalegre para saber se algum livro duplicado ficou por lá.
Dependendo do ano, também perguntar à conservatória de Montalegre se algum duplicado ainda está por lá.
No limite, se os duplicados se perderam, aí não há o que fazer.