Nacionalidade (1C) via consulado de SP | Prazos e Acompanhamento

Olá, pessoal, tudo bem?

Meu nome é Amanda e sou neta de portugueses, meus avós vieram da Ilha da Madeira para o Brasil em 1957.

Em fevereiro de 2022 meu pai (filho) entrou com pedido de nacionalidade, fizemos todo o processo via consulado de SP, pois não sabíamos da possibilidade do envio direto para Portugal. Tivemos muita facilidade em juntar toda a documentação e preencher os formulários, pois possuíamos todos os documentos dos meus avós (certidão de casamento, CC, passaporte e certidões de óbito), e não precisamos fazer nenhuma correção, somente foi necessário transcrever o óbito da minha avó (o que levou 5 meses via consulado).

A entrega da documentação e assinatura do formulário foi feita no dia 10/03/2022 e o funcionário do consulado informou que o processo levaria de 8 meses a 1 ano para conclusão, porém, devido a pandemia poderia levar um pouco mais. Passados os 8 meses acessei o site do consulado e não havia nenhuma atualização do processo, entrei em contato telefônico e o atendente me informou que o processo já havia passado pela triagem e estava na fila para envio, para eu acessar o site quando completasse 1 ano que provável que o processo já estaria concluído.

No dia 27/02/2023 o site do consulado atualizou o status para "PROCESSO ENCAMINHADO PARA O SETOR", o que me leva a acreditar que somente agora o processo chegou em Portugal para análise e então passará a correr o prazo para emissão do assento português.

Gostaria de saber se mais alguém do fórum fez o processo pelo consulado e se saberia me dizer alguma outra forma de acompanhar o andamento do processo (sem ser o site do consulado) e uma estimativa de quantos meses mais o processo deve levar. Muito Obrigada!

Comentários

• editado March 2023

@agcorreia ,

Fiz o processo da minha mãe pelo consulado de São Paulo e levou 1 ano e 7 meses a partir da entrega dos documentos - https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/300477/#Comment_300477

Vai ver que tem duas fases de Processo Encaminhado ao Sector, se o seu está na primeira fase, só depois de algum tempo vai aparecer na Triagem, que ainda é no Consulado. Pouco tempo depois mudará para o status Aguardando Integração CRCentrais, que é quando vai para Portugal, e pode levar mais 7 a 8 meses. Mas não tem como acompanhar por outro site a não ser do consulado. De resto, só esperar mesmo.

André

• @teixeiranovais muito obrigada pelo retorno!

Dei uma olhada no processo dos colegas de fórum pelo link que você compartilhou e aparentemente da primeira para a segunda triagem está levando de 5 a 7 meses e depois outros 7 meses. E eu achando que após 1 ano estaria tudo certo, estou vendo que vai passar de 2 nesse ritmo...

Só achei estranho que nos processos compartilhados a primeira triagem aconteceu poucos meses após a assinatura no consulado, a do meu pai só após 1 ano. Bom só me resta esperar. Obrigada novamente :)

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.