Apostilamento no Cartório Trindade em Florianópolis
Moro no interior de SP e, aqui, o custo para apostilamento de documentos é de R$ 146,35 por documento. Após pesquisas, entrei em contato com o Cartório Trindade em Florianópolis (www.cartoriotrindade.com.br), onde o custo é de R$ 51,76 / documento.
Depois de combinar por email, enviei os documentos por SEDEX (custo de R$61,00). Os documentos chegaram no dia seguinte ao envio e o Cartório enviou e-email com o valor total das custas + R$ 58,40 de SEDEX. Após três dias úteis, enviaram os documentos apostilados, os quais recebi em um dia útil. Todo o processo demorou 5 dias úteis.
Enviei muitos documentos (28) pois já estou me preparando para os processos de filhos, sobrinhas,, esposa, transcrição de casamento...
Foi tudo muito tranquilo, rápido, seguro e com 1/3 do custo. Além disso, não precisei perder horas no Cartório local.
Comentários
Também usei esse cartório para apostilar e a experiência foi a mesma.
O processo onde os documentos foram usados já foi aprovado; ou seja, não houve erros na apostila.
É uma ótima dica, o pessoal da cidadania italiana faz muito isso, pois geralmente são muitas certidões e acaba valendo a pena mesmo pagando o sedex.
O valor do apostilamento é tabelado por Estado, São Paulo é o mais caro, o mais barato é Rondônia ou Distrito Federal, se bem me lembro.
Porém tem só um detalhe que eu acabei esquecendo:
Alguns lugares do Brasil são conhecidos pelo excessivo número de fraudes nas certidões, então apostilar as certidões em um Estado que não seja o de origem/residência do requerente, pode levantar suspeitas na conservatória, o que fará com que o processo passe por um maior escrutínio e potencialmente demore mais.
@leo_santos
@CarlosASP
@fgpires
Também mandei apostilar documentos neste cartório. Ótimo serviço.
As certidões podem ser consultadas pelo QRCode da apostila. Facilmente consultadas para assegurar a autenticidade.
@mabego sim, mas isso também está sujeito a fraudes.
Inclusive é por esse motivo que Portugal pede a certidão por "cópia reprográfica" para brasileiros, em princípio a certidão "normal" (digitada) tem o mesmo valor, porém é muito mais sujeita a fraudes.
Se você buscar as notícias, já descobriram várias quadrilhas especializadas nisso, teve inclusive um dono de cartório que incendiou o cartório para que não fosse descoberta a fraude.
Eu sempre vejo relatos de apostilamentos feitos com sucesso e rapidez em SC e DF onde os preços são semelhantes e entre os mais baixos do Brasil. Nunca vi relatos sobre RO; não tenho como falar de lá então.
Pessoalmente eu só mandaria para cartórios de capitais, pois o Sedex tende a ser mais rápido (e levemente mais barato) do que para cidades do interior.
Nunca vi um relato de questionamento pelo apostilamento ser de outro estado; o que é diferente de dizer que não exista ou seja possível.
Sobre os casos de maior escrutínio por fraudes em certidões BR, o que eu conheço independe do apostilamento. São os casos de certidões emitidas em GO e MS (não sei se tem casos de outros estados) em que a conservatória pede para o setor consular da embaixada em Brasília entrar em contato com os cartórios para "validar" a certidão. Há relatos aqui no fórum sobre isso, sendo inclusive uma causa conhecida para um tempo maior de processamento de processos envolvendo certidões desses estados.
@CarlosASP
exato... concordo com vc 100%