Busca de Certidão de Nascimento ou Freguesia que meu avô nasceu
Olá pessoal!
Meu avô já falecido nasceu em Viseu mas não consigo encontrar em lugar nenhum a Certidão de Nascimento dele e em todos os documentos que tenho, só diz que ele é nascido no distrito de Viseu em Portugal, não tem a freguesia. Minha avó brasileira tb é falecida (não os conheci) e os filhos não tem informações que me ajudem.
Tenho os seguintes dados:
Nome: João Marques Pinna
Nascimento: 24 de Maio de 1900. Distrito de Viseu, Portugal / Obito: 11 de janeiro de 1980 (RJ)
Pais portugueses: Antônio Marques (Pinna) e Maria da Conceição
Chegou no Brasil aos 21 anos, na embarcação Limburgia, no dia 07 de Junho de 1921, atracou na Praça Mauá (RJ)
Casou dia 11 de janeiro 1934 com Margarida Raposo dos Santos / Margarida dos Santos Pinna, no RJ
Era sapateiro e trabalhava na "Sapataria Caldas" na Rua Senador Dantas, 5 - no ano de 1939
Alguém, consegue me ajudar nessa busca pela Freguesia / Certidão de Nasciemnto dele?
Obrigada!
Comentários
@mrpinna
Você encontrou o passaporte dele em Potugal?
Uma outra coisa que talvez ajude seria o casamento religioso, geralmente tem informacao da paroquia onde os noivos foram batizados. Como o casamento deles foi na antiga 9a Circunscrição, provavelmente o casamento deve estar na Igreja de São Cristóvão, já deu uma olhada lá?
Olá @AlanNogueira
Muito obrigada pelo sua atenção e retorno.
Eu não encontrei o passaporte dele. :/
Isso do casamento religioso, preciso ver, eu acho que a certidão que tenho, é só no cartório... Vou anexar aqui.
Como vc sabe que o casamento deles foi na antiga 9 circunscrição?
Não procurei nada na igreja de São Cristóvão não.... como devo proceder / o que pedir? A certidao deles no religioso?
Por acaso vc tem algum contato deles?
O que eu encontrei foi a Habilitação par casamento deles (anexo) . Mas não sei se ali tem algum informação que me ajude a descobrir a freguesia que ele nasceu. Pelo que vi, só vem escrito "nascido no distrito de Viseu)
Obrigada, te aguardo
@mrpinna
Aqui o casamento dele na 9ª Circunscrição - São Cristóvão: https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-DTQS-9B7?i=156&cc=1582573&personaUrl=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3AQGVS-MTXL
Você pode tentar achar o casamento religioso folheando os livro no Family Search ou tentar contato com a própria igreja.
Um curiosidade: onde conseguiu a habilitação de casamento? Isso é dificilimo de encontrar no RJ!
Olá @AlanNogueira
Muito obrigada pelo sua atenção e retorno.
Eu não encontrei o passaporte dele. :/
Isso do casamento religioso, preciso ver, eu acho que a certidão que tenho, é só no cartório... Vou anexar aqui.
Como vc sabe que o casamento deles foi na antiga 9 circunscrição?
Não procurei nada na igreja de São Cristóvão não.... como devo proceder / o que pedir? A certidao deles no religioso?
Por acaso vc tem algum contato deles?
O que eu encontrei foi a Habilitação par casamento deles (anexo) . Mas não sei se ali tem algum informação que me ajude a descobrir a freguesia que ele nasceu. Pelo que vi, só vem escrito "nascido no distrito de Viseu)
Obrigada, te aguardo
@AlanNogueira
A Habilitação de casamento consegui no arquivo nacional, no centro do RJ
Nao sabia q era dificil de conseguir.... mas nao obtive nenhuma informação que me ajudasse (ou pelo menos eu acho que nao)
Onde busco no Family Search a certidao de casamento deles no religioso?
E como sei qual a igreja q tenho q entrar em contato?
@mrpinna
Registros religiosos do RJ que estão no Family Search estão aqui: https://www.familysearch.org/search/collection/1719212
Fiz uma busca por nome não encontrei, acho que casamentos de São Cristovao dessa epoca não estão on line.
Sugiro que veja direto com a Igreja ou com a Curia Metropolitana ;-)
Entao, mas como sei que igreja devo procurar?
O que seria a Curia Metropolitana?
https://catedral.com.br/arquivo-da-curia/
@AlanNogueira
Como sei que igreja devo procurar? Só tenho a informação da 9ª Circunscrição - São Cristóvão (cartorio)
@mrpinna
Nao há como ter certeza. Geralmente as pessoas se casam perto de onde moram. Isso vale tanto para o civil quanto para o religioso, concorda?
Dito isso, se eles se casaram no civil no cartório da região de São Cristóvão, eu procuraria primeiramente na homônima Igreja de São Cristóvão, que dá nome ao local.
Mas veja no assento o endereço deles no momento do casamento, coloque no Google Maps e tente localizar outras igrejas próximas onde imagine que possam ter se casado caso essa primeira opção não dê resultado.
É um trabalho de investigação!
edit: veja se os livros dessa época ainda estão na igreja ou se já foram para o arquivo da Curia Metropolitana conf o @Guilherme Moreira orientou!