Ajuda para encontrar certidão de casamento de portugueses no Brasil

Olá, preciso de ajuda! Já procurei muito no Family Search e não encontro nem o registro civil nem o registro religioso do casamento dos meus bisavós, ambos portugueses. Na emissão do passaporte de mabos consta que eram solteiros, então eu concluo que casaram-se aqui, mas não sei ao certo onde, e em qual data.


Acredito que eles tenham se casado entre 1914 (data em que o passaporte da minha bisavó foi emitido, em Portugal) e entre 1917 (data em que o primeiro filho nasceu, e a certidão de batizado dele já dizia que eram casados). Alguma alma caridosa poderia me ajudar, ou dar uma dica de como buscar isso? Eles moraram na região do Belém/Belenzinho, SP capital, procurei nos registros digitalizados da Igreja São José do Belém entre 1914 e 1917 e não achei nada. Já procurei também no cartório do Brás, não foi localizado o registro de casamento civil.


Minha bisavó: Anna Joaquina Taveira (em alguns documentos aparece só como Anna Joaquina, em outros Anna Taveira)

Nascimento em 04/10/1983, assento de batismo em 22/10/1893 (alguns docs brasileiros colocam nascimento 04/10/1892)


Meu bisavô: Francisco Taveira

Nascimento em 05/01/1891, assento de batismo 11/01/1891 (alguns docs brasileiros colocam nascimento em 05/02/1891)


Ambos nascidos em Valverde, Mirandela, Bragança - Portugal


Obrigada!

Comentários

  • @Mari_Tav

    Batismo dos filhos menciona local do casamento religioso (Igreja de São José de Belém, São Paulo):


    Os livros de matrimônio estão on line, mas não estão indexados, você pode folhea-los em busca desse casamento (sugiro ir voltando a partir de 1917 - nascimento do Armindo): https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:939F-RZSK-YJ?owc=M5JW-L29%3A371870001%2C371868302%3Fcc%3D2177299&wc=M5JG-N3D%3A371870001%2C371868302%2C373643901&cc=2177299

    Encontrando o religioso, terá uma idéia da data do casamento civil e ficará mais fácil de achar nos cartórios próximos da paróquia.

    Boa sorte, depois nos conte se deu certo!

  • Olá, muito obrigada @AlanNogueira. Eu já busquei, folha a folha, nos livros desta paróquia, entre 1914 e 1917 e não achei nada do registro do casamento religioso deles... Antes de 1914 não é possível porque a minha bisavó ainda não havia chegado ao Brasil.

    Embora os registros de batizado dos filhos citem que casaram-se nesta paróquia, não encontrei o nome deles nos livros de matrimônio. :(

  • @Mari_Tav

    Que coisa estranha hein... Os batismos geralmente eram bem fidedignos em relação ao local de casamento dos pais, especialmente quando mencionavam ser na própria paroquia, pois o padre conhecia a comunidade... olhando os endereços declarados nesses batismos vê-se que o casal morou em dois endereços praticamente em volta da Igreja, então o lugar mais provavel seria ali mesmo... :-(

    Nos cartórios da região também nao localizou nada?

  • @AlanNogueira Os dois cartórios mais próximos também não encontraram... Seguimos aqui na busca por esse casamento tão difícil de encontrar! :(

    Já olhei os livros da paróquia entre 1914 e 1917 três vezes, e não encontrei. Acho que terei que ir pessoalmente e perguntar se descobrem algo.


    Será que a certidão de casamento entre os portugueses é realmente imprescindível para a atribuição de cidadania ao neto? (no caso meu pai). Porque a portuguesa trocou o nome após o casamento, mas os cartões de imigração posteriores já mostram o nome dela de casada. Eles tem validade como documento que comprova o nome de casada, será? Alguém saberia me informar?

  • @Mari_Tav

    Se ambos são portugueses, terá que transcrever o casamento.

    Já pediu as certidões deles para verificar se não tem o "averbamento" do casamento nelas? Outro dia aconteceu um caso desses com um forista, lutou anos pra achar o casamento e quando mandou pra lá foi negada a transcrição porque o casamento já estava averbado, algo que ele poderia ter descoberto com um simples pedido de certidão...

    Se não achou nessa região, terá que ampliar sua busca para igrejas e cartórios de outras localidades um pouco mais distantes dessa igreja, onde eles possam ter morado anteriormente...

  • @AlanNogueira


    Você se refere às certidões de nascimento dos portugueses, em Portugal? Não solicitei não, porque tenho os assentos de batismo. Como eu peço essas certidões, saberia me informar?


    Muito obrigada por toda a ajuda!

  • @Mari_Tav

    Os mais antigos o nascimento é o batismo mesmo. Se não tem nada escrito na margem (se chama "averbamento" em Portugal) então é pq possivelmente não foi transcrito em Portugal.

    Achou o casamento no Brasil?

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.