Vale postal - o que preencher no Quadro 6 (formulário 1C)?
@Tereza Lima boa noite, tudo bem?
Consultei sua publicação com orientação para preencher o 1C, muito obrigada, ajudou muito.
No entanto fiquei em dúvida sobre o preenchimento do Quadro 6, pois o serviço de Vale Postal dos Correios foi suspenso.
Posso já realizar o pagamento da taxa de 175 Euros através deste link e, na linha 2 do Quadro 6 (Vale postal nº..) incluir o número da minha encomenda, que é gerada ao fazer o pagamento via cartão?
Outra dúvida: eu ainda vou levar o formulário no cartório para assinar, mas já posso fazer o pagamento da taxa? Ou é exigido que o pgto seja feito apenas mais próximo à data de envio via Correio para Portugal?
Muito obrigada!!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Caso @mabego possa me ajudar também..
Ah e aproveitando, @Tereza Lima estou fazendo o preenchimento do formulário digitalmente, exemplo abaixo, isso é um problema?
oi @ThabataToniato tudo bem?
como você conseguiu o formulário editável? pode compartilhar comigo, por favor?
obrigada!!
@ThabataToniato
deixe este quadro 6 em branco.
não coloque nº no endereço, só os dígitos numéricos
coloque os 4 dígitos do ano sem barra: 02052018
@mabego deixo quadro 6 em branco inclusive para enviar para Portugal? Ou depois do pagamento algo deve ser inserido?
Obrigada pela dica do endereço e ano!
@Tamara Kiefer basta vc abrir o PDF pelo programa Adobe Reader, aí vc tem a opção de preencher digitalmente.
@ThabataToniato
Siga o guia visual abaixo, tem todas as orientações de como fazer bem explicadas:
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/23196/guia-visual-como-preencher-o-formulario-no-computador
@ThabataToniato
deixo quadro 6 em branco inclusive para enviar para Portugal?
sim...
Ou depois do pagamento algo deve ser inserido?
Vc pode fazer de duas maneiras (eu fiz as duas).
Depois de fazer o pagamento, vc recebe por email o formulário com o cabeçalho de comprovação do pagamento já inserido nele.
É só preencher.
OU... pode imprimir o email de pagamento comprovando o mesmo e anexar no seu processo.
(eu preenchi o formulário com cabeçalho e anexei o email do pagamento)
@mabego e eu posso pagar agora, mesmo que ainda não tenha ido ao cartório? Irei na próxima semana. Pergunto pois eu gostaria de imprimir já com essa informação, como estou preenchendo digitalmente, acho q ficará estranho depois incluir apenas essa informação escrita a mão.
O formulário com cabeçalho de comprovação de pgto chega automaticamente ou demora?
Obrigada!!!
@ThabataToniato
vc paga e recebe.
Pode pagar e enviar a documentação depois, eu demorei uns dias pra mandar... não tem problema
Obrigada @mabego , paguei e já passei as informações para o formulário com a confirmação do pagamento na parte superior.
Uma última pergunta, achei curioso pq tem dois campos para assinar, precisa assinar e reconhecer ambas assinaturas? Vc sabe?
Acabei de notar que no formulário que recebemos via email para pagamento não tem endereço da conservatória de Porto como opção!! será que mesmo assim posso enviar para lá?
@ThabataToniato
duas linhas é para quando se tem procurador.
Assine só uma vez, na primeira linha e reconheça por autenticidade.
Os endereços nos formulários não estão atualizados. A análise dos artigos, migram de conservatória para conservatória, de acordo com o volume de processos recebidos e número de conservadores. Atualmente, filhos é na ACP do porto (como está no link da lista, pois é onde tem maior número de conservadores que analisam filhos)
Obrigada!!! @mabego
@mabego por orientação do post fixado, acabei marcando um "X" em vale postal (no quadro 6)
Fiz o pagamento pelo cartão de crédito. Acha que pode gerar algum problema? Já estou com firma reconhecida no formulário...
@fabiosousa7
Em teoria não deveria pegar nada, mas considerando que esse formulário não precisa de apostilamento, é só reconhecer firma por autenticidade, vc ainda não enviou para Portugal e as conservatórias estão cada dia mais exigentes, eu corrigiria agora para não ficar meses depois preocupado com uma possivel exigência por conta de um detalhe bobo desses.
@ecoutinho obrigado. Realmente é o mais sensato a se fazer.
@Admin fica como sugestão corrigir essa orientação lá na publicação fixada (preenchimento do formulário 1C) para que outras pessoas não cometam o mesmo erro.
@fabiosousa7 , @Admin
@mabego por orientação do post fixado, acabei marcando um "X" em vale postal (no quadro 6)
Acho que não houve esta orientação, tem um post da @ThabataToniato , onde ela publicou uma foto do quadro 6 perguntando se deveria ser daquela forma e a resposta foi que não que deveria deixar em branco. De qualquer forma aquela lista basica não está mais disponível.
@texaslady @fabiosousa7 acho que ele se referia a este post muito antigo, de 2016, que estava no tópico de guias. Estou removendo-o da lista para evitar futura confusão.
@Admin ,
Ah OK. É as coisas mudam, por isso é sempre bom pegar as informações mais atuais.
@Admin @texaslady
O post é antigo, mas estava fixado como guia (além de ter sido editado em 2020) rs
No mais, agradeço as orientações.
Estou um pouco confuso, pois existem dois formulários, um que é a declaração que consta no site justica.gov.pt:
https://irn.justica.gov.pt/Portals/33/Impressos/Nacionalidade/Modelo%201C%20-%20maior%20de%2018%20anos.pdf?ver=2019-06-06-151615-410
Outro é o formulário 1-C gerado pelo link do pagamento de 175 Euros:
O primeiro eu reconheci firma e apostilei em cartório. Preciso fazer isso com o segundo também? Ou basta pagar a taxa, preencher o formulário normalmente, imprimir e anexar para envio?
@mabego pode ajudar?