Vale postal - o que preencher no Quadro 6 (formulário 1C)?

@Tereza Lima boa noite, tudo bem?

Consultei sua publicação com orientação para preencher o 1C, muito obrigada, ajudou muito.

No entanto fiquei em dúvida sobre o preenchimento do Quadro 6, pois o serviço de Vale Postal dos Correios foi suspenso.

Posso já realizar o pagamento da taxa de 175 Euros através deste link e, na linha 2 do Quadro 6 (Vale postal nº..) incluir o número da minha encomenda, que é gerada ao fazer o pagamento via cartão?

Outra dúvida: eu ainda vou levar o formulário no cartório para assinar, mas já posso fazer o pagamento da taxa? Ou é exigido que o pgto seja feito apenas mais próximo à data de envio via Correio para Portugal?

Muito obrigada!!

Comentários

  • Caso @mabego possa me ajudar também..

  • Ah e aproveitando, @Tereza Lima estou fazendo o preenchimento do formulário digitalmente, exemplo abaixo, isso é um problema?


  • oi @ThabataToniato tudo bem?


    como você conseguiu o formulário editável? pode compartilhar comigo, por favor?


    obrigada!!

  • @ThabataToniato

    deixe este quadro 6 em branco.

    não coloque nº no endereço, só os dígitos numéricos

    coloque os 4 dígitos do ano sem barra: 02052018

  • @mabego deixo quadro 6 em branco inclusive para enviar para Portugal? Ou depois do pagamento algo deve ser inserido?

    Obrigada pela dica do endereço e ano!

    @Tamara Kiefer basta vc abrir o PDF pelo programa Adobe Reader, aí vc tem a opção de preencher digitalmente.

  • @ThabataToniato

    deixo quadro 6 em branco inclusive para enviar para Portugal?

    sim...

    Ou depois do pagamento algo deve ser inserido?

    Vc pode fazer de duas maneiras (eu fiz as duas).

    Depois de fazer o pagamento, vc recebe por email o formulário com o cabeçalho de comprovação do pagamento já inserido nele.

    É só preencher.

    OU... pode imprimir o email de pagamento comprovando o mesmo e anexar no seu processo.

    (eu preenchi o formulário com cabeçalho e anexei o email do pagamento)

  • @mabego e eu posso pagar agora, mesmo que ainda não tenha ido ao cartório? Irei na próxima semana. Pergunto pois eu gostaria de imprimir já com essa informação, como estou preenchendo digitalmente, acho q ficará estranho depois incluir apenas essa informação escrita a mão.

    O formulário com cabeçalho de comprovação de pgto chega automaticamente ou demora?

    Obrigada!!!

  • @ThabataToniato

    vc paga e recebe.

    Pode pagar e enviar a documentação depois, eu demorei uns dias pra mandar... não tem problema

  • Obrigada @mabego , paguei e já passei as informações para o formulário com a confirmação do pagamento na parte superior.

    Uma última pergunta, achei curioso pq tem dois campos para assinar, precisa assinar e reconhecer ambas assinaturas? Vc sabe?


  • Acabei de notar que no formulário que recebemos via email para pagamento não tem endereço da conservatória de Porto como opção!! será que mesmo assim posso enviar para lá?


  • @ThabataToniato

    duas linhas é para quando se tem procurador.

    Assine só uma vez, na primeira linha e reconheça por autenticidade.

    Os endereços nos formulários não estão atualizados. A análise dos artigos, migram de conservatória para conservatória, de acordo com o volume de processos recebidos e número de conservadores. Atualmente, filhos é na ACP do porto (como está no link da lista, pois é onde tem maior número de conservadores que analisam filhos)

  • @mabego por orientação do post fixado, acabei marcando um "X" em vale postal (no quadro 6)

    Fiz o pagamento pelo cartão de crédito. Acha que pode gerar algum problema? Já estou com firma reconhecida no formulário...

  • @fabiosousa7

    Em teoria não deveria pegar nada, mas considerando que esse formulário não precisa de apostilamento, é só reconhecer firma por autenticidade, vc ainda não enviou para Portugal e as conservatórias estão cada dia mais exigentes, eu corrigiria agora para não ficar meses depois preocupado com uma possivel exigência por conta de um detalhe bobo desses.

  • editado August 2023

    @ecoutinho obrigado. Realmente é o mais sensato a se fazer.

    @Admin fica como sugestão corrigir essa orientação lá na publicação fixada (preenchimento do formulário 1C) para que outras pessoas não cometam o mesmo erro.

  • texasladytexaslady Beta
    editado August 2023

    @fabiosousa7 , @Admin

    @mabego por orientação do post fixado, acabei marcando um "X" em vale postal (no quadro 6)

    Acho que não houve esta orientação, tem um post da @ThabataToniato , onde ela publicou uma foto do quadro 6 perguntando se deveria ser daquela forma e a resposta foi que não que deveria deixar em branco. De qualquer forma aquela lista basica não está mais disponível.

  • AdminAdmin Member, Banner, Administrator, Beta
    editado August 2023

    @texaslady @fabiosousa7 acho que ele se referia a este post muito antigo, de 2016, que estava no tópico de guias. Estou removendo-o da lista para evitar futura confusão.

  • @Admin ,

    Ah OK. É as coisas mudam, por isso é sempre bom pegar as informações mais atuais.

  • editado August 2023

    @Admin @texaslady

    O post é antigo, mas estava fixado como guia (além de ter sido editado em 2020) rs

    No mais, agradeço as orientações.

  • Estou um pouco confuso, pois existem dois formulários, um que é a declaração que consta no site justica.gov.pt:

    https://irn.justica.gov.pt/Portals/33/Impressos/Nacionalidade/Modelo%201C%20-%20maior%20de%2018%20anos.pdf?ver=2019-06-06-151615-410

    Outro é o formulário 1-C gerado pelo link do pagamento de 175 Euros:

    O primeiro eu reconheci firma e apostilei em cartório. Preciso fazer isso com o segundo também? Ou basta pagar a taxa, preencher o formulário normalmente, imprimir e anexar para envio?

    @mabego pode ajudar?

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.