Fixação de batismo com certidão de nascimento do filho é possivel ?

Caros,

Estou com um problema exótico. Preciso fixar a certidão de batismo que ja encontrei. Não tenho certidões de casamento nem de óbito do portugues. Tenho apenas a certidao de nascimento da filha, registrada pelo proprio portugues, onde consta o nome dos seus pais batendo com a de batismo e a idade do portugues. Mas essa certidão nao aponta a data de nascimento do portugues nem o local. Encontrei porque achei o irmão. Não há certidao de nascimento e nem de obito, pois ele faleceu em area remota.

Me disseram que a conservatoria so aceita certidao de casamento e de óbito. A alguma saida possivel para isso ?

Obrigado

Comentários

• Não ha certidao de casamento e de obito (correção(

• @pcacella

Poderia explicar melhor o que seria "fixar a certidão de batismo"? Não consegui entender muito bem o seu problema.

Via de regra, quando se fala em "fixar o nome" do Português, o que se quer dizer é apenas comprovar que a pessoa que está mencionada na certidão (principalmente nas antigas que as vezes trazem apenas o primeiro nome) passou a utilizar determinado nome quando adulto.

Talvez o que você pretenda é retificar a certidão de batismo, porém tenha em mente que geralmente não se retificam assentos de batismo portugueses, pois são documentos históricos que estão sob a guarda dos arquivos distritais, o que pode ocorrer é usar esses registros para retificar o registro civil.

Se quiser ajuda para encontrar o português, poste detalhadamente os dados que tem, tem gente aqui no fórum que é muito boa com essas buscas.

O documento essencial para o processo de cidadania é a certidão de nascimento/assento de baptismo. A certidão de casamento pode ser necessária em alguns casos, e certidão de óbito quase nunca é necessária, salvo em raríssimos casos.

Espero ter ajudado.

• @LeoSantos a @pcacella deve estar a referir-se ao problema de "fixar" o nome do Português, uma vez que o português nasceu antes de 1911, e pr isso somente foi batizado e no assento de batismo só consta o primeiro nome.

@pcacella para fixar o nome tem algumas opções. Apresentar a certidão de casamento ou de óbito ocorrido no Brasil. Mas que vc já disse não ter por ser área remota. Em boa verdade, deve existir o assento em algum cartório. Não sabe se houve inventário dos bens do português?

Segunda forma: apresentar cópia autenticada de um documento de identificação do português. Por exemplo o passaporte que ele tirou em Portugal com vista a emigrar para o Brasil, ou o registro nacional de estrangeiros emitido pelo Brasil. De preferência um documento que faça referencia ao português e que tenha o nome dos pais do português. Pode ser um documento com muitos anos e já caducado como é obvio, tem é de apresentar o original (que não aconselho, pois poderia ser extraviado, ou então, vai num cartório de notas e pede uma cópia autenticada e apostila a cópia).

Insista com os familiares para saber em que data terá falecido o português, e veja com os três cartórios mais proximos dessa tal area remota, para ver se encontram o óbito. Na certidão de nascimento do filho/a do português, fala que é um filho legítimo e se sim onde os pais casaram? Esta informação só vem nas certidões em inteiro teor!

Um casamento religioso tem tanta validade quanto um civil, por isso pode procurar tb nas paróquias vizinhas.

Por fim, digo que nunca ouvi falar de conservador que tenha aceitado para "fixar" o nome de português nascido antes de 1911 o assento de nascimento do filho, mesmo que o seja o próprio português o declarante e o que assina o assento.

• @pcacella

Certamente há casamento dele, pelo menos o religioso. Já procurou nas paróquias da região onde ele morava?

Dependendo da data do óbito (imagino que seja meados do século passado) geralmente também há certidão de óbito, mesmo em áreas remotas. Quem vivia completamente isolado sequer registrava os filhos...

Coloque os dados completos da pessoa que procura (nome, filiacao, data de nascimento, nome do conjuge, local onde residia / registrou os filhos... tem colegas aqui. no fórum que são ótimos para encontrar esses registros, ou ao menos te indicar onde pode procurar).

Boa sorte!

• Vou deixar mais claro.

Preciso fixar o nome do portugues do qual ja tenho a certidao de batismo em Portugal (tenho todos os dados dele e arvore genealogica)

Aparentemente ele nao casou nem no civil nem no religioso. Uma pista importante é que a esposa casou de novo e aparece na certidao de casamento da igreja como solteira e nao viuva, o que mostra que nao houve casamento na igreja. Ele registrou a filha pessoalmente onde cita o nome do pai e da mae. Nao há informacao onde ele morreu precisamente. Em uma das certidoes se menciona que morreu no Matto Grosso lá por 1905. Dá pra imaginar que se existe alguma certidao de obito nao deve ter mais que o nome dele já que ele nao morava lá, mas no Rio de Janeiro.

O que eu tenho sao as certidoes de batismo e civil de nascimento da filha onde ele registrou pessoalmente a filha.

Entendo então que um portugues que nao casou mas teve filhos só poderia ser "fixado"com uma certidao de obito correta.

Obrigado.

• editado April 2023

@pcacella

Preciso fixar a certidão de batismo que ja encontrei. Não tenho certidões de casamento nem de óbito do portugues. Tenho apenas a certidao de nascimento da filha, registrada pelo proprio portugues, onde consta o nome dos seus pais batendo com a de batismo e a idade do portugues.

Me disseram que a conservatoria so aceita certidao de casamento e de óbito. A alguma saida possivel para isso ?

O fato do português não ter se casado não te tira o direito à cidadania, já que ele é o pai.

Ele não se casou. Mas registrou a filha.

Perguntas:

1. Qual a data da certidão de nascimento do português? Mais especificamente... qual o ano?
    2. Como consta, na certidão da filha, o estado civil do português? Ela consta como filha ilegítima?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.