Cavalleiro-Cavalheiro - negado- ajuda

Boa noite,

minha sogra fez o processo de nacionalidade, e agora precisa da transcrição de casamento.

O problema esta no sobrenome do SOGRO brasileiro dela, neto de espanhois.

Ela (ja portuguesa) é Maria Trindade Raposeira. O marido (brasileiro) Ronaldo Moura Raposeira.

Em todos os documentos do marido Ronaldo: identidade, certidao de casamento, certidoes do meu marido e cunhada, TUDO tem como pai dele Dionisio CAVALHEIRO Raposeira. Até na certidão de obito de Dionisio está CAVALHEIRO.

Entretanto na certidao de nascimento de Ronaldo... Dionisio CavaLLERO Raposeira.

O consulado do Rio negou a transcrição pela divergência. Argumentamos que minha sogra nao carregou o sobrenome, tampouco o marido. Mas não aceitam.

Pior, grifaram as certidões. O que podemos fazer?

Agradecemos muito qualquer orientação.

Comentários

  • @ViRodrigues

    Nada de pânico! Tudo tem solução.

    Antes de partir para a retificação sugerida pela @mabego , verifique os documentos.

    Pelo consulado do Rio, você enviou a certidão de nascimento do Ronaldo em inteiro teor digitada, certo?

    Solução 1 (um pouquinho mais cara):

    Peça uma cópia reprográfica da certidão de nascimento dele. Não precisa de autenticação, assinatura nem nada. O mais barato. Essa certidão é uma reprodução do livro de registros de nascimentos. É uma foto da página onde está o registro. Aí você confere. Se realmente estiver escrito Cavallero, a retificação é necessária. Mas pode ser que você dê sorte e esteja escrito Cavalheiro. Aí não é um processo de retificação, você vai simplesmente escrever/ligar para o cartório e dizer, "seus manés, vocês digitaram errado, exijo que corrijam e me enviem o documento correto sem custo, agora!" Estou brincado, claro. Seja sempre educado e respeitoso com as pessoas!


    Solução 2 (um pouco mais barata)

    Ligue para o Cartório, explique a situação e peça para eles conferirem o livro de registros novamente. Qual o problema dessa solução? Você fica na mão do funcionário do cartório, que pode não verificar ou verificar de qualquer maneira. Por isso eu iria na solução 1.



    Recurso final:

    Se realmente o livro de registros constar Cavallero, então a retificação será necessária. Nesse caso, você precisaria buscar a certidão de nascimento do próprio Dionísio (não do Ronaldo) para provar que o sobrenome era Cavalheiro e não Cavallero. Se o sobrenhome do Dionísio era Cavallero, então a certidão de nascimento do Ronaldo estaria correta, e seria necessário aí retificar todos os documentos posteriores: RG, casamento, etc.

    A princípio, só se retifica com documento anterior. Por exemplo, uma certidão de nascimento pode ser usada para retificar uma certidão de casamento. Mas não se usa a certidão de casamento para retificar uma certidão de nascimento. Ou seja, não se retifica o passado. Claro que pode ter algum cartório aí mais flexível quanto a isso...

    Enfim, se realmente existe um erro a corrigir, vai dar um pouco mais de trabalho, mas é possível resolver!



    Boa sorte!

  • Eu li em algum forista aqui que Cavalleiro / Cavalheiro era algo fonético. Estou enganada?

    Meu sogro, que não é portugues, não vai querer mudar toda a documentaçao de uma vida. A identidade dele, tudo é Cavalheiro.

    Podemos tentar corrigir a certidão de nascimento do meu sogro, alterando o sobrenome do pai. Francamente não pedimos a certidão reprográfica.

    Pode ate ser que o ll esteja um lh.

    Mas voltando à pergunta... não é fonético? Em portugal isto será recusado tambem?

    Obrigada

  • @ViRodrigues ,


    Sim, existe essa questão da fonética, mas não é um critério objetivo. Mas Cavalleiro e Cavalheiro não são pronunciados da mesma maneira, tem mais cara mesmo de erro.

    Eu recomendo que voce procure obter o documento reprografico. Assim voce terá certeza do que aconteceu.

    Outra alternativa que voce tem seria enviar o pedido de transcricao para Portugal (nao sei indicar a melhor conservatoria), pode ser que lá aceitem.

    Sobre retificar todos os documentos do Ronaldo, bem, *se chegar nesse ponto*, é uma decisão que vocês terão que tomar. Inclusive porque eu disse que a regra é o documento mais antigo corrigir o mais novo, mas pode ser que você convença o cartório de fazer a retificação no sentido inverso. Por exemplo, se voce tiver os documentos do pai do Ronaldo, mostrando que o nome correto é Cavalheiro.

    Mas enfim... não entre em pânico e bem pense de cara no pior cenário. Seu primeiro passo deveria ser: conferir toda a documentação, olhando nas versões reprográficas, tanto do Ronaldo quanto do pai (e talvez mae) dele.

  • @ViRodrigues

    Acho que nesse caso o Consulado está sendo mais real do que o rei.

    Na Espanha-Caballero, no Brasil - Cavallero-Cavalheiro, que é a tradução do espanhol para o português.

  • @ViRodrigues

    Pode arriscar mandar direto para uma conservatória em PT, como a CRC Porto e ver se passa. Consulados tendem a ser mais enjoados em muitos procedimentos.

    Como a CRC Porto só manda o link para pagamento se a transcrição estiver OK, não tem esse custo (tem a do envio).

    Se não passar de primeira em PT, pode tentar argumentar de volta que foi apenas uma "aportuguesação" de um apelido espanhol, já que LL em espanhol corresponde a LH em português.

    Nada é garantido, pois, como dito, existe um grau de subjetividade nessa questão.

  • @Guilherme Moreira concordo. Se minha sogra tivesse o Cavalheiro. Ou o meu sogro, ok. Mas o pai dele?

    E sinceramente, foi uma coisa que nunca nos passou pela cabeça. Fizemos o processo de nacionalidade dela, e como a identidade do meu sogro foi feita com a certidao de casamento.... ele nem sabia a localização da certidão de nascimento, custamos pra achar. E ele nem sabia que na certidao de nascimento era Cavalleiro. O pai assinava Cavalheiro. A certidão de nascimento da irmã do meu sogro, que acabou servindo de pista, é Cavalheiro.

    @CarlosASP , você acha que poderia mandar um email pro Porto, perguntando?

    Obrigada a todos pela atenção.

  • @ViRodrigues

    Se eu fosse tentar em outra conservatória, não alertaria para esse fato...

  • @AlanNogueira

    foi o Consulado do Rio que negou. Estamos pensando no Porto. Mas sera que deveríamos mandar a pergunta por email antes?

  • @ViRodrigues

    Não sei se a Conservatória do Porto responderia a um email assim, sem ver os documentos oficiais. Mas claro que você pode tentar...

    Mas eu já te dei a dica: confere os documentos originais! De repente é tudo um simples erro de digitação do cartório e você está se preocupando à toa...

  • @eduardo_augusto , a certidão da irmã dele é Cavalheiro. Mas vamos ter que ir ao cartório ver isto. Pedimos a certidao digitada em outro cartório, mais proximo, mas disseram que a reprografica so no cartorio original. =/

  • @ViRodrigues

    Isso mesmo, porque a reprográfica é uma foto da página do livro de registros. E esse livro fica fisicamente guardado no cartório original.

    Se a irmã dele está Cavalheiro, é um bom sinal de que houve um erro na digitação da certidão do Ronaldo.

  • Pessoal, concluindo o caso. Foi necessário fazer retificação mesmo. Porém conseguimos retificar a certidão de NASCIMENTO. O cartório encaminhou ao Ministério Público, levou uns meses. Mas foi resolvido! Muito obrigada.

  • @ViRodrigues


    Obrigado pelo retorno com a informação!


    Boa sorte no seu processo!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.