procedimento para realizar pedido de urgência no processo de cidadania

ola, recentemente consegui finalizar o processo da minha mãe (finalizou no começo de janeiro de 2023), agora sou filho de portuguesa, ja estou com meus documentos prontos para iniciar meu processo como filho (atribuição pelo art 1.C), com tudo recebi uma ótima proposta de emprego para trabalhar em Portugal, sou graduado em engenharia elétrica e mestre em engenharia aeronáutica, mas a vaga em questão exige que eu tenha a cidadania, eu possuo a carta proposta com validade ate o meio de abril de 2023.

bom minha duvida é, como eu faço para realizar o pedido de urgência??

eu anexo a carta junto a minha documentação e escrevo no envelope em caráter de urgência ? ou existe um procedimento especifico para este tipo de pedido?

desde ja agradeço toda e qualquer ajuda

Comentários

  • @Maikon Teixeira

    para trabalho existe o visto de trabalho.

    Urgência só em casos humanitários.

    Mas claro, todos tentam a urgência.


  • @Maikon Teixeira ,


    A vaga *exige* a cidadania portuguesa? Essa carta que voce tem explica o motivo dessa exigencia?

    Aí nesse caso faria sentido tentar a urgência, caso contrário, a chance de aprovacao é pequena, como alertou a @mabego

  • @eduardo_augusto A vaga é bem especifica e exige a cidadania, pois irei trabalhar por toda a Europa, trabalho com projetos de drones (toda a eletronica e eletrica e telecomunicações) a empresa que trabalho no Brasil possui uma filial na europa com sede em portugal e me ofereceu uma cargo de direção, a cidadania é justamente para poder atuar em toda a europa sem me preocupar em pedir a documentação para todos os pais.

    alem do mais é uma vaga especifica para engenheiro elétrico com mestrado ou doutorado em engenharia aeronáutica e aeroespacial cuja meu perfil se enquadra na posição, por esta razão preciso do pedido de urgência, pois é uma vaga bastante importante e com prazo para o preenchimento.


    se puder me orientar como posso solicitar a urgência (irei mandar meus documentos no começo de abril)


    @mabego na minha situação o visto de trabalho nao resolve, por se tratar de uma vaga bastante especifica e que exige alguns requisitos que ja descrevi acima.

  • @Maikon Teixeira o que você pode fazer é redigir um pedido escrito a conservatória, explicando os motivo exatamente como você narrou aqui, e juntando documentos comprobatórios.


    O parecer que a @MAB@mabego postou não é vinculante, o que significa que ele tende a ser seguido, porém cada conservador tem certa discricionariedade para analisar os casos que recebem.


    Quem sabe você dá sorte.

  • @Maikon Teixeira ,


    O argumento de poder viajar para os outros países da Europa não é um argumento sólido. Com um visto de trabalho em Portugal (que não seria difícil para voce conseguir), voce pode viajar por toda a Europa (dentro do acordo de Schegen) sem problema algum.

    Mesmo que voce tenha sucesso no pedido de urgência, dificilmente a sua cidadania será aprovada, com registro criado em tão pouco tempo.

    Se você é a pessoa certa para essa vaga, faz muito mais sentido que a empresa te apoie em um pedido de visto de trabalho em Portugal.

    E em paralelo, voce dá entrada no pedido de visto...

    Em relação a prazo, o caminho do visto de trabalho me parece bem mais seguro.

    É uma questão diferente, por exemplo, se a empresa em que voce trabalha tiver contratos com as forças armadas de portugal e por isso houver a exigência de que a diretoria seja formada por cidadãos portugueses... 🤷🏻‍♂️ aí nesse caso sim faria sentido tentar correr com a cidadania. Nesse caso aí seria até interessante a empresa em portugal dar entrada no pedido por meio de um bom advogado...

  • @eduardo_augusto não comentei pois achei que a informação seria de baixa relevância, porem seriam projetos com fins militares, e por essa razão a vaga é destinada para um cidadão europeu (na vaga em especifico cidadão português) o visto de trabalho no meu caso não serviria por que não cumpre a exigência do preenchimento da vaga.


    vou tentar ligar na ACP e tirar a duvida diretamente, pois minha duvida é somente como eu elaboro o pedido (no momento que envio os documentos ou momento posterior).

  • @eduardo_augusto @LeoSantos @mabego Desde ja agradeço a todos pelas orientações e as informações compartilhadas tem sido de grande ajuda.


    vou procurar me informar tambem com o juridico da empresa

  • @Maikon Teixeira

    Beleza, agora está explicado.

    Voce deve enviar o requerimento de urgência ao mesmo tempo que envia todo o restante da documentação.

    Voce encontra modelos de requerimento na internet.


    Basicament:

    "

    Xxxx, nacionalidade, estado civil, rg, email, endereco, VEM, por meio deste protocolar

    REQUERIMENTO ADMINISTRATIVO PARA

    Apreciação da solicitação de nacionalidade portuguesa em caráter de urgência, em face dos fatos que passa a expor.

    DOS FATOS

    - aqui você eecreve que tem direito à cidadania portuguesa, por ser filho de mulher portuguesa, conforme o artigo xxxx da Lei de Nacionalidade;

    - aqui voce descreve que obteve uma oferta de emprego em portugal, mas que esta oferta está condicionada à obtenção da cidadania portuguesa devido ao tipo de atividade da empresa, conforme descrito na carta em anexo (aqui vc anexa uma carta, original, assinada, firma reconhecida, apostilada, do diretor de RH ou da empresa aqui no Brasil)


    Nestes termos, pede deferimento do requerimento para análise en caráter de urgência do processo de nacionalidade portuguesa, anexo.


    Seu nome assinatuta, reconhece em cartorio, apostila e manda tudo junto, por DHL.



    E aí é torcer pra dar certo. Nesse caso particular, haveria a alternativa de a sede da empresa apoiar, contratando um advogado para dar entrada no processo em portugal e acompanhar. Aí o advogado conhece os melhores argumentos e tudo mais...

    A carta explicando os motivos da empresa deveria ser em papel timbrado, assinada, explicando detalhadamente porque eles querem especificamente voce e porque voce precisa ter a cidadania portuguesa para exercer a atividade.

    Entendo que se a empresa te quer em portugal como diretor, eles podem disponibilizar os recursos para que isso aconteça.

  • @eduardo_augusto

    Muitíssimo obrigado pela ajuda! ja estou providenciando toda a documentação e a empresa se dispôs ajudar no que for preciso.

    assim que eu buscar a carta da empresa anexo ela aqui para que vcs possam ver.

  • @Maikon Teixeira


    Legal, tomara que dê certo! boa sorte pra você!

  • @Maikon Teixeira


    Deu certo o pedido de urgência?

  • @eduardo_augusto,


    Deu certo sim, fiz o envio dos documentos no final de Abril, tive a resposta quase 1 mês depois, mas meu processo ainda se encontra na bolinha 1.

  • @Maikon Teixeira

    voce chegou a receber uma resposta? O que disseram?

    aproveitando, poderia incluir o seu processo na planilha collaborativa?

    https://planilha.cidadaniaportuguesa.com/

  • editado July 2023

    @eduardo_augusto recebi uma carta dizendo que meu pedido de urgência foi deferido, atendendo os requisitos de empregabilidade, com declaratório justificável para tal solicitação.

    (segui a recomendação da declaração, anexei tbem os documentos da empresa, carta convite de oferta de emprego, e breve descrição das atividades que irei desenvolver.

    já coloquei meus dados na planilha, já vinha acompanhando para ter uma noção de tempo de processo.

  • @Maikon Teixeira

    legal! Vamos ver e torcer para que com isso o seu processo ande mais rápido!

  • Então foi se abaixo a lenda de que pedido de urgência por trabalho era 100% negado

    @Maikon Teixeira Obrigado pela informação!

  • Boa tarde, minha mãe neta de portugues está no processo para cidadania senha chegou em marco de 2022, eu fui aprovada para mestrado na europa e sai bem mais barato para quem é cidadão europeu, eu poderia pedir urgencia na cidadania dela por isso?

  • @Masisnicole

    Pedir você sempre pode, mas sinceramente não acredito que o pedido será deferido por motivo de estudo, por mais injusto que pareça.

    Atualmente só aceitam pedidos de urgência para casos muito específicos (questões humanitárias, pessoas com doença grave cujo tratamento só está disponível em PT). O caso do Maikon (acima) foi o primeiro que vi aprovarem por motivo de trabalho, mas é um caso bastante específico em que a atividade exige que a pessoa seja cidadã portuguesa.

    No caso de estudo, provavelmente vão indeferir alegando que você pode tem como opção solicitar um visto de estudante e pagar mais pela propina (anuidade) da universidade. É injusto, mas acho que é o que farão.

    Se decidir pedir mesmo assim, compartilhe aqui o resultado (positivo ou não) para que outros possam se beneficiar do aprendizado.

    Boa sorte!

  • editado July 2023

    @Masisnicole eu pedi urgência no meu pedido, pois estava na mesma situação em Outubro de 2022 e ngm me respondeu até hoje. Já liguei inúmeras vezes e mandei e-mails.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.