Certidão de nascimento não encontrada

Boa noite

Fiz a busca do registro de nascimento da minha tia como orientada pelo fórum. Ela nasceu em Niterói em 14/08/1924 Olga Henriques de Freitas, filha de Annibal Henriques de Freitas( natural de Portugal) e Leopoldina Emília Ferreira. Fiz busca no 1° e 2 zona judiciária de Niterói pois são os cartórios mais antigos, os outros segundo os cartórios são de registro à partir de 1938. Sem sucesso não foi encontrado o registro de nascimento. Agora busco orientação pois ela nasceu no mesmo bairro que minha mãe ( ambas irmãs. Minha mãe nasceu em 1938 encontrei o registro dela na 2° zona judiciária, e até já fiz a cidadania dela) de Portugal Pequeno na Ponta da Areia em Niterói.

Agradeço se alguém puder me ajudar.

Comentários

  • @Márcia de Freitas

    Qual período olhou nesses cartórios? Nessa época era muito comum o registro tardio, então convém pesquisar anos após o nascimento... as vezes as pessoas somente se registravam para casar...

    Onde ela se casou? Tem a certidão de casamento?

  • 0 cartório fez busca do ano que dei até 40 anos para frente. O cartório que ela casou encontramos mas eles não tem mais o processo do casamento para ver a certidão de nascimento que fica retida. A certidão de casamento a 2° via consegui tirar na RCPN da 2ª Zona Judiciária de Niterói-RJ 

  • Pediu o desarquivamento do casamento?

    Qual igreja ela se casou? Se pedir a certidão de matrimonio à Igreja que ela se casou, irá constar a Igreja que foi batizada. Pode ser uma alternativa...

  • Pedi ao cartório, mas eles não acharam o processo do casamento que fica a certidão de nascimento. Ela se casou somente em cartório.

  • @Márcia de Freitas

    Você mencionou que na cidade há outros cartórios "mais novos" (registros a partir de 1938), sugiro que verifique neles também em busca de eventual registro tardio dela

    A ideia do @gmaferreira também é interessante, buscar o batismo dela - pode indicar o local onde a familia morava na época, e a partir daí te dar uma indicação de cartórios próximos àquela igrega....

  • Sobre os cartórios vou fazer isso. Sobre o registro de batismo já fiz o pedido a arquidiocese e marcaram para comparecer dia 20 de março para fazer a busca no arquivo.

  • Como a algum tempo postei a procura da certidão de nascimento brasileira, onde foram feitas diversas busca em cartório e não foi encontrada. Somente encontrada o cartório onde foi feito o registro de casamento, onde não existe o processo de casamento que poderia ter a certidão original de nascimento. Depois desse processo todo de busca enviei um pedido para para diretoria de identificação cívil do Estado do Rio de Janeiro. Depois de um mês enviaram uma certidão com o seguinte relato:


    CERTIFICO, em cumprimento ao despacho exarado em vinte e dois de dezembro de dois

    mil e vinte e três pelo Senhor Diretor da Diretoria de Identificação Civil do Departamento de Trânsito do

    Estado do Rio de Janeiro, no requerimento autuado sob no SEI-150065/045797/2023, para fins de prova

    junto aos órgãos públicos e instituições privadas, que após pesquisa procedida na base de dados de pessoas

    civilmente identificadas no Estado do Rio de Janeiro, verificou-se constar o RG 460.342, atribuído, pelo

    extinto Instituto Pereira Faustino – IPF, para OLGA FREITAS MARINHO, inexistindo a indicação de

    dados de Certidão de Nascimento e de Certidão de Casamento, havendo a indicação de expedição de

    carteira de identidade. CERTIFICO, ainda constar atribuído, para o nominado, pelo Instituto de

    Identificação Félix Pacheco – IIFP, o RG 80.460.342-1 havendo indicação de dados de Certidão de

    Casamento de Cartório da 3a Zona do Município de Niterói/RJ, de Livro 8, Folha 133 e Termo 2654, bem

    como de expedição de carteira de identidade, inexistindo a indicação de dados de Certidão de

    Nascimento. E, por nada mais constar, eu, Luiz Paulo Araujo de Oliveira, digitei a presente certidão que

    dato e assino.

    Minha duvida é a seguinte: com essa certidão emitida pela Diretoria de Identificação se consegui dar seguimento ao processo de cidadania de sua filha, Pois dela temos documento de identidade, CPF, certidão de casamento de inteiro teor, certidão de óbito.

    Um pequeno resumo do caso: Olga Freitas Marinho é filha de Annibal Henriques de Freitas, Português. Minha prima filha da Olga filha do Annibal português. Gostaria uma orientação.

  • @Márcia de Freitas a certidão de casamento não substitui a de nascimento, infelizmente terá que localiza-la

  • @AlanNogueira como mencionei a diretoria de identificação me enviou uma certidão que nem eles conseguiram achar. foi feito busca na cidade onde ela nasceu em todos os cartórios de identificação, até aqui no fórum de cidadania já enviei os dados completo dela e não conseguiram achar. Não se consegue em nenhum cartório o registro dela, ou o cartório perdeu, se danificou...não foi encontrado. Foi gasto dinheiro com busca em vão.

  • @Márcia de Freitas infelizmente as regras atuais para a concessão da nacionalidade exigem a apresentação da certidão de nascimento em inteiro teor por copia reprografica, se não for apresentada a conservatória irá indeferir o pedido de nacionalidade :-(

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.