Orientação busca de documentos

Pessoal, estou bem perdido, não sei onde buscar. Podem me ajudar?

O que tenho atualmente:

Certidão de óbito do português:

- Nome: José Bento

- Óbito: 21/04/1966

- Idade no óbito: 95 anos

- Município do óbito: Divinópolis/MG

- Filiação: José Alexandre Dias e Maria de Morais Magalhães

- informações: 1a núpcias com Ana Rosana de Oliveira deixando filha Maria. 2a núpcias com Zulmira de Faria, sem filhos.

Certidão de nascimento da filha, inteiro teor (mãe da pessoa a tentar cidadania):

- Nome: Maria José

- Data do nascimento: 28/12/1924

- Filiação: José Bento (De Portugal) e Maria Rosa de Oliveira (de Morada Nova /MG)

- Município de nascimento: Pitangui/MG

- Avós paternos: José Dias e Maria de Jesús

- Declarante: o pai

Tentei buscar certidões de casamento em Pitangui e Divinópolis, sem sucesso.

Não tenho ideia da data exata e local de nascimento do português.

Filiação do português diverge entre sua certidão de óbito e nascimento da filha.

Podem me ajudar? Não sei mais o que fazer.

Comentários

  • editado March 2023

    @henriquemrs

    Já conversou com os familiares mais velhos para tentar descobrir o local do casamento, locais/cidades onde a família morou etc?

    Você mencionou que a esposa dele era de Morada Nova/MG... já olhou nessa localidade?

    Nessa certidão de inteiro teor da filha Maria tem alguma informação do endereço dos pais? Se eram casados, onde se casaram, naturalidade deles etc? Poste esse inteiro teor aqui pra gente dar um olhada se acha alguma pista que talvez tenha lhe escapado...

    Se não tiver nenhuma informação, eu partiria tentando localizar o BATISMO da filha Maria nas igrejas de Pitangui (pois é a única informação concreta que você possui). Talvez nesse documento tenha alguma informação acerca dos pais que possa orientar sua busca... Veja na igreja e na Diocese onde podem estar esses registros: https://diocesedivinopolis.org.br/templo/nossa-senhora-do-pilar-pitangui/

    Localizando isso, é correr atrás do casamento dos pais dela para obter informações sobre ele e assim ir evoluindo até encontrar...

  • Segue documentos que tenho.

    Na certidão de nascimento da filha, em Pitangui, consta que foram casados em Abadia desta Comarca. Pela pesquisa que fiz Abadia de Pitangui virou o município de Martinho Campos.

    Solicitei pesquisas da certidao de casamento em Pitangui, Morada Nova e Martinho Campos, todas infrutíferas, alegam não ter encontrado ou não ser possível buscar sem saber data mais precisa.

    A família não sabe mais nenhuma informação, parece que tudo se perdeu, já conversei com vários.


  • @henriquemrs

    A filha nasceu em 1924, no registro menciona que os pais eram casados em Abadia (atual Martinho Campos) já pediu busca lá? Em MG as buscas são pagas a cada periodo de 5 anos, mas o valor não é alto... peça busca no cartorio que estiver com os livros desse distrito (deve ser o de Martinho Campos ou o da sede, Pitangui) por um periodo mais longo (ex 10 ou 20 anos) antes do nascimento dela.

    Eu também tentaria buscar o casamento RELIGIOSO de José Bento e Ana na Igreja de Martinho Campos ou Pitangui. Geralmente os casamentos religiosos traziam o local onde os noivos haviam sido batizados. Veja os contatos na Diocese: https://diocesedesetelagoas.com.br/

    Depois nos conte se deu certo!

  • Pedi pelo site do registrocivilminas.

    Em Martinhos Campos tive a seguinte resposta: Registro não localizado, favor enviar uma data mais precisa, pois como são livros bem antigos e bem deprecados, Se houver uma data mais certa posso fazer uma nova pesquisa

    Em Pitangui: REGISTRO NÃO LOCALIZADO NESTA SERVENTIA

    Vou tentar o religiososo.

    Obrigado.

  • @henriquemrs

    Se você não tem uma data exata, precisa fazer um pedido de busca diretamente no cartório, especificando o período que necessita e pagando os emolumentos correspondentes. Conforme havia lhe falado, não é um serviço muito caro:


  • Alan, paguei a busca no Cartorio de Martinho Campos, estou aguardando.

    Enquanto isso, entrei em contato com a Paróquia de Martinho Campos, e alegaram não conseguir fazer a busca por excesso de trabalho. Mas disponibilizaram o livro para consulta na secretaria. Como estou há 200km de distância, preciso me organizar para ter disponibilidade de ir lá. Em uma cidade desse porta, você tem ideia de quanto tempo é necessário para fazer uma busca dessa (considerando que não tenho experiência nisso), será que 1 dia é suficiente?

  • @henriquemrs

    Excelente que lhe deram essa oportunidade, aproveite!!!!

    Olha, difícil precisar tempo de busca. Eu diria que com um dia você deve finalizar sim. Tenha em mente que certamente não são tantos livros assim do período que procura, especialemente sendo uma cidade pequena, deve estar tudo em um ou dois livros apenas. Porém tem o complicador da caligrafia (geralmente dificil de ler kkkk) e do estado de conservação. Leve máscara e luvas de latex, alguns lugares exigem para não danificar o acervo, mas mesmo que não exijam vale a pena usar, especialmente se for alérgico.

    Enquanto isso vá treinando a leitura dessas caligrafias olhando livros de registros paroquiais no site do Family Search, com o tempo a leitura fica bem mais fácil, acredite kkk

    Boa sorte!

  • Alan,

    Entrei neste site do family search e aproveitei para cadastrar as pessoas da árvore. Contudo, ao tentar cadastrar uma, ele achou uma possível correspondência, aparentemente alguém já tinha cadastrado o José Bento e ascedentes.

    Contudo, estou tentando entender os registros, e me parece que está misturando com outra família que não tem nenhuma relação.

    Jose Bento (1871–1961) • Pessoa • Árvore familiar • FamilySearch

    Consegue me explicar como funciona este sistema? E se desse registro consigo algum indício?

  • editado March 2023

    @henriquemrs

    Lá tem que tomar cuidado pra vc não unificar o registro do seu parente com algum homônimo...

    Olhei o link que me mandou, lá tem o bastismo de Maria em Pitangui: https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-DCWJ-QP?i=66&cc=1582573 porém não fala nada além dos nomes dos pais.

    Porém se ela foi batizada lá, tem uma chance do casamento religioso ter sido na mesma igreja, dê uma olhada no link: https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HY-D157-8QZ?owc=M5F6-4WR%3A370041101%3Fcc%3D2177275&cc=2177275 tem os livros de Pitangui digitalizados, vc pode tentar achar o casamento de José Bento neles, talvez tenha alguma pista.

    ===========

    Outra questão a se pensar: se Maria nasceu em Pitangui, provavelmente o seu nascimento também deve estar lá... tente fazer uma busca de mais anos, nessa epoca as vezes as pessoas só se registravam na maioridade, as vezes só para casar...

    ============

    Irmaõ de Maria?: Veja que tem esse óbito de um filho de José Bento com Ana Rossi Bento (italiana) no qual menciona que o filho nasceu em Cravinhos/SP. Veja se consegue o inteiro teor do nascimento deste filho em SP, terá os nomes dos avós (pais de José Bento)...https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3Q9M-CS8L-19T9-J?view=index&personArk=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3A6XZL-NMHD&action=view&groupId=TH-909-64559-50126-56 mas cuidado pode ser um homônimo... apure bem se Jose Bento foi casado com essa italiana...

  • Allan, entendi, sobre o family search, aparentemente fiz o registro errado com outra pessoa sem relação.

    Sobre a Maria, em Pitangui, eu tenho a certidão de inteiro teor do nascimento dela, mas não consta naturalidade do pai José Bento.

    Sobre o óbito do filho de José Bento, acredito que não é o mesmo José Bento. O José Bento que procuro teve somente 2 filhos gêmeos Maria e José, nascidos em Pitangui, mas este irmão falecido com 1 ano de idade (consta na certidão de nascimento da Maria).

    Portanto, acho que não temos mais informações do que eu ja tinha antes, correto?

    Estou fazendo a pesquisa no livro de matrimonio de PItangui (mas realmente está bem dificil de ler). Contudo, acho que a probabilidade maior é de encontrar em Martinho Campos (este me parece que não está digitalizado), já que consta na certidão de nascimento da Maria que eles foram casados em Abadia. Certo?

  • @henriquemrs

    Sim, mas provavel ser em Abadia. Porém como vc havia dito, terá que se deslocar 200km para ir lá e tem disponibilidade para ir de imediato... então sugeri começar tentando procurar em Pitangui (que está on line) e com isso vai ganhando "experiência" na leitura das letras... além de ter uma possibilidade de ter se casado no relioso em Pitangui tmb, já que a filha foi batizada nesta igreja...

  • Claro, Alan, já estou percorrendo o livro de Pitangui. Pelos nomes já estou conseguindo descartar e avançar bem, ainda sem ler os registros inteiros.

  • @henriquemrs então já "pegou o jeito", vai tirar de letra se for olhar pessoalmente o livro da igreja na outra cidade

  • Alan, consegui avaliar o livro de Pitangui de 1918 e 1924. Nada encontrado.

    Na sua opinião, vale a pena aumentar a busca para o período anterior a 1918 ou melhor tentar viabilizar em Martinho Campos?

  • editado March 2023

    @henriquemrs

    Dificil opinar, faça as contas e avalie com as datas que você mesmo forneceu:

    Óbito: 21/04/1966 - Idade no óbito: 95 anos = nascimento 1871

    No nascimento da Maria (1924) ele teria 53 anos.

    Até onde pesquisou (1919) ele teria 47 anos.

    Se acha que ele se casou antes dos 47 anos, talvez valha a pena avançar nas datas... se não, já está bom... é tudo muito subjetivo.

    Geralmente para "esgotar" a busca de casamento costuma-se pesquisar até a idade núbil, por volta dos 18 anos, as vezes um pouco menos (considerando que a data de nascimento possa estar errado, e geralmente está - os portugueses constumavam "rejuvenecer" uns 5 anos ao chegar ao Brasil kkkkk geralmente as datas declaradas aqui eram mais novas do que as reais datas de nascimento...)

    Há de se considerar que não se tem tanta certeza assim q o casamento foi em Pitangui...

    ========================

    EDIT: agora relendo seu primeiro post me veio uma ideia: vc mencionou que ele foi casado em 1a nupcias com Ana e em 2a nupcias com Zulmira. Sabe onde foi o 2o casamento? Talvez valha a pena pedir o desarquivamento do 2o casamento para ver se por um acaso ele apresentou a certidão do primeiro casamento nesse processo, ou indicou algum dado que possa levar a encontra-la, bem como talvez conste alguma informação do local de nascimento dele em Portugal...

  • Eu só tenho informações do casamento com a Ana Rosa de Oliveira (que gerou a descendencia). Acabei de conseguir a certidão de óbito dela (estou esperando chegar) de forma que poderei saber qual idade ela tinha quando nasceu a filha Maria. Acredito que ela deve ser bem mais nova que o José Bento, e portanto, mais fácil limitar as buscas em Pitangui (ou Martinho Campos) de acordo com a idade dela.

    Sobre o casamento com a Zulmira, não tenho nenhuma informação, só o que consta na certidão de óbito. Ninguém da família parece conhecê-la e como não deixou descendentes, não sei nem onde procurar. Poderia até tentar uma busca em Pitangui ou Divinópolis (onde José Bento faleceu), mas não sei como delimitar os períodos de busca.

    Além disso, não estou conseguindo contato com o cartório de Divinópolis de nenhuma forma. Pelo site registrocivilminas eles não respondem as solicitações. Por telefone, não consigo contato (só dá ocupado, parece que tiram propositalmente do gancho conforme algumas reclamações que vi na internet). Quando isso acontece, vocês costumam ter outra forma de fazer contato com o cartório para solicitar buscas?

  • @henriquemrs

    avós do José Bento?

  • @mabego ,

    não sei se entendi bem a pergunta, mas não tenho informações sobre os avós do José Bento. Só tenho os nomes dos pais deles, mas inclusive há divergências entre os documentos (em um consta José Alexandre Dias e Maria de Morais Magalhães e em outro consta José Dias e Maria de Jesús).

  • @henriquemrs

    sim, nome dos avós dele.

    Se tem divergência de nomes, complica ainda mais.

    E deve ter, pois não aparece nada consistente nas buscas.

  • @henriquemrs

    nome dos pais da zulmira?

  • @AlanNogueira

    Só tenho conhecimento da Zulmira pela certidão de óbito do José Bento. Não sei mais nada dela, nem filiação, nem data e local de nascimento ou casamento.

    Considerando que em 1924, quando nasceu a filha Maria em Pitangui, ele era casado com a Ana e quando faleceu em 1966 em Divinópolis era casado com Zulmira, temos um período de 42 anos em que em algum momento ele se separou e casou novamente. Pensei em fazer a busca nestas duas cidades, mas acho que o período é muito grande, alguma sugestão de como fazer esse pedido de busca? Ou melhor fazer de todo o período mesmo? De qualquer forma, tenho que resolver o contato com o cartório de Divinópolis, não estou conseguindo falar com eles para fazer qualquer pedido.

  • editado March 2023

    @henriquemrs

    Realmente com poucas informações a busca fica ainda mais difícil... Porém se ele se casou novamente nessa época provavelmente foi porque ficou viúvo. Lembre-se que a Lei do Divórcio no Brasil foi instituida em 1975. Então outra possibilidade seria tentar achar o óbito da primeira mulher (muito embora eu ache que não terá muita informação relevante para sua busca nesse documento).

  • Atualizando:

    Busca do primeiro casamento no cartório de Martinho Campos não encontrou nada nos 10 anos anteriores ao nascimento da filha. Pedi para ampliar a busca, apesar de achar que quanto mais distante do nascimento da filha, mais improvável.

    Certidão de óbito da primeira mulher localizada, aguardando envio para verificar o que consta. Através dela pretendo descobrir o nascimento dela e ver se consta algo averbado em relação ao casamento.

  • Observação: o pedido da certidão da primeira mulher foi feito pelo site registrocivilminas (estou aguardando chegar), mas lá consta que o óbito foi em 26/12/1966, data posterio ao óbito do José Bento, em 26/04/1966.

    Portanto, se isso estiver correto, ele não ficou viúvo não. Será que isso reforça a possibilidade de não ter havido um casamento oficial, mas tão somente a celebração religiosa?

  • editado March 2023

    @henriquemrs

    Vamos ver o que vem escrito na certidão... até agora estamos trabalhando apenas com hipóteses e suposições do que pode ter ocorrido... e ai as possibilidades são muitas. Para ter 2 casamentos a hipotese mais comum era a viuvez. Mas pode ter tido anulação judicial (divorcio antes de 1975 não existia no Brasil)... Pode ser caso de bigamia... Pode ser um homônimo... Pode não ter se casado com a primeira esposa... Pode não ser se casado com a "segunda" esposa e terem declarado isso incorretamente no óbito dele... se parar pra pensar a gente fica até amanhã só inventando possiveis situações... kkkkk

    Vc pediu em inteiro teor, certo?

  • @AlanNogueira , a certidão de óbito de Ana Rosa de Oliveira chegou, mas infelizmente era homônimo, pelos dados que chegou, não tem nada a ver com a pessoa desejada (local de nascimento, conjuge, numero de filhos, nada bate). Vou voltar a fazer a busca.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.