Certidao de nascimento do meu avô

Bom dia a Todos,

Estou tentando criar a minha arvore genealogica e nao consigo chegar além do meu avô.

Penso que o seu assento de nascimento me dara a identidade do meu bisavô e eventualmente da sua esposa.

Ele chamava-se Antonio Gouvêa Melo e Castro (naquela época escrevia-se Gouvêa e nao Gouveia). Casou com Fausta Alice Teixeira da Costa Gouvêa (ou Gouveia).

Ignoro a data do seu nascimento, a unica informaçao de que disponho é que ele faleceu ANTERIORMENTE a 1945

data em que eu nasci e sei que ele ja tinha falecido pouco antes. Em consequência, estimo a data do seu nascimento entre 1860 e 1880.

O casal teve 2 filhos, Elmano Gouveia Melo e Castro, nascido em 30/11/1905, casado em 30//11/1944 com Corina Amélia Ferreira da Costa Gouveia, e Maria Gouveia Melo e Castro que faleceu jovem, do tifo, com 19/20 anos.

Infelizmente, nao possuio mais informaçao.

Desde ja, fico imensamente grato pela vossa ajuda.

AC

Comentários

• editado March 2023

@sautriaut

Sugiro que crie sua árvore familiar no Family Search (https://www.familysearch.org/) e vá cadastrando as informações, o próprio sistema algumas vezes sugere alguns registros.

=====================

Com os dados que forneceu consegui achar os nomes que você procurava e algumas informações interessantes:

Batismo de Elmano: https://pesquisa.adporto.arquivos.pt/viewer?id=1498458 - imagem m202.tif - n.º 399

Elmano, nascido 30/11/1905, batizado em 20/12/1905 na Paróquia da Sé no Porto, Porto, Portugal - filho de:

Antonio Gouveia Mello e Castro - natural da freguesia e concelho de Moimenta da Beira (Viseu) e

Fausta Alice Teixeira da Costa Gouveia - natural da freguesia de São Thiago, Armamar (Viseu)

Os pais recebidos (casados) na Freguesia de Vilar de Andorinho, Vila Nova de Gaia, Porto

Avós paternos: Diogo de Gouveia Guedes Castro e Carvalho / Ana Maria do Carmo de Mello Gouveia

Avós maternos: Bento José da Costa / Ana Eujenia(?) Amélia Teixeira da Costa

Na margem esquerda tem dados do casamento e do óbito.

===================

Para ir além a sugestão é que folheie os livros de batismo dos locais de nascimento dos pais e do casamento deles em busca dos batismos de Antonio e Fausta, que terão os nomes dos avós e talvez a indicação do local de nascimento e casamento dos pais, e assim sucessivamente...

Mas creio que para fins de nacionalidade portuguesa já tenha o suficiente!

• Os meus agradecimentos, entou pasmado perante a rapidez da procura!

Vou seguir os seus conselhos, sem exitar, espero continuar a fazer evoluir a minha arvore .

Mil obrigados

AC

• @sautriaut

1896 - Casamento de Antonio Gouveia Mello e Castro e Fausta Alice Teixeira da Costa Gouveia

https://pesquisa.adporto.arquivos.pt/viewer?id=829270 m017.tif

Ele (Antonio) 36 anos (=1860 aprox). Pai Diogo de Gouveia Guedes Castro e Carvalho natural de Barcos, Tabuaço (Viseu). Mae Ana Maria do Carmo de Mello Gouveia natural de Moimenta da Beira.

Ela (Fausta) 22 anos (=1874 aprox). Pai Bento José da Costa natural da Freguesia da Sé, Porto. Mae Eujenia Amélia Teixeira Cardoso e Costa natural de "Salzedas do Concelho de Armamar Diocese de Lamego"

• Os meus agradecimentos, entou pasmado perante a rapidez da procura!

Vou seguir os seus conselhos, sem exitar, espero continuar a fazer evoluir a minha arvore .

Mil obrigados

AC

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.