Transcrição de Casamento

Ola Bom Dia ,precisaria de ajuda , eu fiz o pedido da Transcrição de Casamento desde 2022-05-27 porem so agora recebi a devoluçao dos meus documentos, por que consta que meu marido ja teve um 1º casamento e agora tera que contrar um advogado em Portugal para homologaçao do divorcio e so depois podera registra o 2° casamento, quero saber se alguem pode me ajudar pois nao entendo e meu marido tambem nao,, os valores gastos sera devolvidos? como pedir os valores de volta? posso registrar o nascimento dos meus filhos mesmo sendo de maior? sem fazer a Transcrição de Casamento  ? e filhos d e menores posso pedir a cidadania? se alguem puder me auxiliar serei grata

2023-02-17 15:43:47 Processo devolvido com incorreçõescons.zildamarcrucci

2023-02-17 13:54:02 Processo encaminhado ao Sectorcons.mirian.soares FUNCIONÁRIO RESPONSÁVEL: Chancelaria - cons.zildamarcrucci

2022-06-09 12:44:39 Processo encaminhado ao Sectorcons.mirian.soares FUNCIONÁRIO RESPONSÁVEL: Atendimento Consulado - consulado

2022-05-27 09:57:02Processo recebido no Consulado

Comentários

  • @LidianeRodrigues

    se seu marido teve outros casamentos, tem que transcrever na ordem:

    Transcrever 1º casamento

    Homologar o divórcio do 1º casamento (ser homologado em Portugal com advogado português)

    Transcrever 2º casamento

    Os valores não são devolvidos, mas ficam aguardando as providências até serem solucionadas.


    Seus filhos são do segundo casamento? se sim, quem foi o declarante do nascimento deles? quem é o português nessa linha? vc ou seu marido?

    Para continuar com os processos é preciso regularizar essa situação dos casamentos, como foi instruído pelo consulado.

  • @mabego entendi , agradeço , então vou te explicar direitinho meu marido casou a trinta anos atrás , porem com 1 e dois meses de casado eles se divorciaram,, na época do divorcio a ex esposa registrou o casamento , porem estamos juntos a 27 anos , mas só casamos no civil em 2012 , e nunca pensei em registrar ,mas os filhos agora estão mais velhos e teve a ideia de morar em Portugal, então tivemos a ideia de registar o casamento pra tirar a dupla cidadania , então paguei as taxas e tirei as certidões todas em inteiro teor , e enviei tudo isso em 2021 e só agora tive o retorno , os documentos já venceram eu acredito , e não sei por onde começar , enterrei em um site pra homologação de divorcio, mas não tenho noção dos valores e nem sei como funciona , se você souber um lugar confiável pra eu poder fazer este procedimento me indique, outra duvida meus filhos não podem tirar a dupla cidadania se o casamento não for registrado correto ? esses filhos são do segundo casamento de meu marido , todos comigo, do primeiro casamento tem uma filha de 30 anos que tem interesse em tirar a dupla cidadania também,, você poderia me auxiliar em, como proceder ?

  • @LidianeRodrigues

    ...meu marido casou a trinta anos atrás , porem com 1 e dois meses de casado eles se divorciaram,,

    não importa a duração do casamento, ele existiu de fato e se divorciaram.

    ...mas só casamos no civil em 2012 , e nunca pensei em registrar ,

    averbar, vc quer dizer? isso pode ser feito a qualquer momento. Ele deve constar (na sua certidão de casamento) como divorciado. Ou não?

    ... os documentos já venceram eu acredito , e não sei por onde começar , enterrei em um site pra homologação de divorcio, mas não tenho noção dos valores e nem sei como funciona , se você souber um lugar confiável pra eu poder fazer este procedimento me indique,

    Documentos apostilados não vencem para as conservatórias, só os consulados que implicam com esta validade. Esqueça site que vc encontrou na internet. Vc tem que contratar um advogado portugues direto lá em Portugal, fica mais barato.

    outra duvida meus filhos não podem tirar a dupla cidadania se o casamento não for registrado correto ?

    claro que podem, o direito deles não está atrelado ao casamento em si, mas da descendência do pai, que é português.

    esses filhos são do segundo casamento de meu marido , todos comigo, do primeiro casamento tem uma filha de 30 anos que tem interesse em tirar a dupla cidadania também,, você poderia me auxiliar em, como proceder ?

    Depois de tudo isto, volto a aconselhar, para facilitar a vida de todos:

    Transcrever 1º casamento

    Homologar o divórcio do 1º casamento (ser homologado em Portugal com advogado português)

    Transcrever 2º casamento

    assim... todos terão os direitos garantidos por lei da nacionalidade a partir do seu marido: seus filhos, vc e os filhos do primeiro casamento.

    Mas toda a situação civil dele tem que ser regularizada com celeridade.

  • @mabego obrigado pela conselho, estou atars de um advogado pra me ajudar ,meu marido fala que nao tem interesse em mexer nessas coisas , mas os filhos querem, entao vou tentar fazer a homologaçao do divorcio dele primeiro e depois faço a trancriçao do nosso casmaento ,e os filhos terao mais chances de registrar o nascimento,, achei um advogado no Rio de Janeiro que e portugues e faz todo o processo, mas so a hmologaçao ficou quase 5 mil, fora a transcriçao de meu casamento , eu tenho uma duvida, como meu marido tem parentes em Portugal, se eu enviar pelos correios os docuemtnos eles podem mexer la ?

  • @LidianeRodrigues

    ... achei um advogado no Rio de Janeiro que e portugues e faz todo o processo, mas so a hmologaçao ficou quase 5 mil, fora a transcriçao de meu casamento

    esse valor está caro

    eu tenho uma duvida, como meu marido tem parentes em Portugal, se eu enviar pelos correios os docuemtnos eles podem mexer la ?

    Tem que ser advogado inscrito na OAP (ordem dos advogados de Portugal). Se eles conhecerem alguém lá, podem consultar para ver os valores e ter orientações de como vc deve enviar os documentos.

  • @LidianeRodrigues

    Lidiane, se eu entendi direto, e caso o seu marido tenha sido o declarante do nascimento dos seus filhos (e da outra filha do casamento anterior) antes de 1 ano de idade, os filhos podem entrar com pedido de nacionalidade por atribuição por serem filhos de cidadão português. Sem a transcrição mesmo.

    Eu tirei a cidadania do meu pai ano passado, não fiz a transcrição de casamento, e já enviei a minha documentação esse ano.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.