Ajuda - busca de certidão portuguesa de 1909 da avó.
Olá queridos (as),
Mais uma vez recorro a sabedoria de vocês!
Estou pedindo a cidadania portuguesa da minha sogra como neta e para isso preciso fazer a transcrição de casamento de seus avós.
Os dois são portugueses e se casaram no Brasil.
As certidões brasileiras (nascimentos, casamentos e óbitos estão ok), já tenho a certidão de batismo do avô, mas para fazer a transcrição preciso da certidão de batismo da avó.
Já pedi a busca da certidão pelo CRAV duas vezes e eles não encontraram!
E por isso vim aqui pedir a ajuda de vocês.
O nome da avó é o seguinte:
Amélia de Jesus
Data de nascimento conhecida: 17/09/1909
Pai: Francisco José Bragança
Mãe: Maria de Jesus ou Maria Rosa ou Maria dos Anjos (em cada documento que encontrei da família no familysearch aparece um nome diferente, mas acredito que o mais provável seja Maria de Jesus).
Local de Nascimento: Leiria. Segundo relatos da família, seria em Marinha Grande / Vieira de Leiria.
Caso alguém consiga me ajudar ficarei muito grata.
Como minha sogra já tem 77 anos, optei por já enviar o pedido de cidadania (pois tenho a documentação do avô) enquanto procuro e deixo tudo preparado para fazer a transcrição do casamento caso caia em exigência. Assim vou ganhando tempo e economizo dinheiro se não for solicitado.
Comentários
@Vhnieska
Essa data, não está online.
O caminho é pedir informações pelo CRAV.
:/
Vc tem essas informações que vc postou em algum documento? para que possa enviar à eles?
@Vhnieska
Tente procurar um Centro de Historia da Familia próximo da sua residência para acessar os registros de Marinha Grande indexados no Family Search: https://www.familysearch.org/search/image/index?owc=M6Q9-V38%3A259252201%2C265513201%3Fcc%3D1976101
No tombo.pt não estão online os livros dessa freguesia: https://tombo.pt/f/mgr02
Já pediu no Arquivo Distrital (CRAV) e não encontraram? Pode ser que estes livros ainda estejam na Conservatória...
@mabego
@AlanNogueira
Obrigada pela resposta.
Já tentei o Crav duas vezes!
Quando pedi a pesquisa com o nome Maria de Jesus eles não encontraram o registro e quando coloquei apenas Maria eles pediram mais informações. Vou continuar tentando com os outros possíveis nomes.
Alguma outra dica para ajudar o CRAV a achar os registros?
Outra dúvida: caso eu ache algum documento no familysearch, como faço para que ele tenha validade? Qual o caminho?
@Vhnieska
Como lhe falei, pode ser que esses livros ainda estejam na Conservatória. Sugiro consultar com eles e se estiver lá pedir pelo civilonline. Ou já arriscar os 10 euros e pedir direto por lá…
@AlanNogueira
Os livros estão no Distrital.
Clica na setinha ao lado de Livros (14/22)
@Vhnieska
Como o @AlanNogueira já sugeriu, procure um Centro de História da Família perto da sua casa para poder acessar os livros de batismo de Vieira de Leiria.
https://www.familysearch.org/search/image/index?owc=M6Q9-KTG%3A259252201%2C265513201%2C265540201%2C265540202%3Fcc%3D1976101
@Guilherme Moreira
Que estranho aqui pra mim não aparecem todos... @Vhnieska então não adianta pedir na conservatória nem no civilonline, teria que ver com eles mesmos sobre esses livros que o Guilherme Moreira encontrou!
@Guilherme Moreira
@AlanNogueira
Essa foto que o Guilherme postou aparece para mim também, mas não estão azuis, ou seja, não estão online.
a @Vhnieska pagou a pesquisa? ou só pediu informações?
@mabego
@Guilherme Moreira
@AlanNogueira
Não paguei pela pesquisa, fiz vários pedidos de pesquisa no CRAV separadamente. Será que faria alguma diferença fazer um pagamento para essa pesquisa?
Quanto ao centro de história da família,vou pedir uma folga do trabalho na semana que fem para ir a um mais próximo de casa.
Que mistério sobre esse livros. Será que eles existem? Não poderiam ter sido perdidos, queimados ou coisa assim?
@Vhnieska
Provavelmente esses livros que não estão "azuis" na lista só não devem estar digitalizados, tal como bem orientou @mabego e @Guilherme Moreira aqui eles apareceram quando cliquei na setinha, mas ficaram "pretos" (não abrem on line).
@Vhnieska
Não paguei pela pesquisa, fiz vários pedidos de pesquisa no CRAV separadamente. Será que faria alguma diferença fazer um pagamento para essa pesquisa?
Obviamente, se vc não pagou a pesquisa que vc pediu, não terá resposta.
@mabego
Já pedi pesquisa de 4 pessoas no CRAV no modo gratuito e obtive resposta em todas.
@AlanNogueira arrisquei o CivilOnline, mas eles também não localizaram o registro.
@Vhnieska
Onde ela se casou? Tem a certidão inteiro teor desse casamento?
Sabe com quantos anos ela veio para o Brasil, se veio com os pais, conseguiu achar os passaportes?
@Vhnieska
pedido de informação é gratuito.
pedido de pesquisa (ou busca) é pago.
@Vhnieska
talvez o registro da Amelia nº15 https://digitarq.adbgc.arquivos.pt/viewer?id=1301947 ...m0019.tif
Bragança / Macedo de Cavaleiros / Amendoeira
casamento dos pais nº2 https://digitarq.adbgc.arquivos.pt/viewer?id=1199395 ...m0004.tif
Bragança / Macedo de Cavaleiros / Corujas
@Kleber Silva Aguiar
Nossa que alegria ver esses registros!!!!
Não faço a menor ideia como você conseguiu isso, pois a data de nascimento que eu tinha não é a mesma e o local de nascimento também não é o mesmo. Ambos são próximos.!
Mas eu acredito ser a mesmo pessoa porque o nome da Amélia confere e o nome dos pais confere no batismo e confere por extenso na certidão de casamento!!!!
Como os dados de nascimento e de local de nascimento eram apenas por relato e os nomes eram coletados de outros documentos, acho que dá para considerar essa Amélia a Amélia que era a mulher de verdade kkk.
Estou muito feliz, não tenho nem palavras para agradecer a todos que dedicaram o seu tempo a me ajudar nessa busca!
Vocês são maravilhosos!
@Vhnieska
Ai, que saudades da Amélia! kkkkkkk
Bom que o @Kleber Silva Aguiar encontrou! Parabens!!!