estou a procura da certidão do meu tataravô

estou tentando completar minha árvore genealógica, mas não consigo achar mais nada do meu tataravô, o nome dele é João Ortires Romano de Freitas, veio pro Brasil em 1926/37 e nasceu em 1915

Comentários

• @Juliatheo

é para sua cidadania?

ou somente para completar árvore genealógica?

• @Juliatheo

Encontrei alguns documentos da família com a grafia "ORTINS" ao invés de "Ortires".

Na imigração dele consta procedência de Lisboa, mas não necessariamente local de nascimento.

Provável irmã nascida em 1910 era de Santa Cruz da Graciosa (nos Açores):

• @mabego desculpe a demora pra responder, mas sim, somente para minha árvore genealógica

• @AlanNogueira desculpe a demora para responder, agradeço pela ajuda. A metade da minha família descente desse João Ortires tem Ortins no nome, não sei se mudaram para Ortins mesmo ou na imigração escreveram Ortires ao em vez de Ortins

• @Juliatheo

Era comum essa variação da escrita de alguns sobrenomes, meu conselho é: procure por ambas variações de grafia conhecidas.

Viu que a irmã era de Santa Cruz da Graciosa? Pode ser que ele tbm seja de lá... Sugiro que siga essa pista...

• @AlanNogueira consegue achar mais sobre Jaime Romano de Freitas ou Maria Amélia Ortins de Freitas

• editado March 2023

@Juliatheo

Ideal é você encontrar primeiro o nascimento de João Ortins (ou Ortires) Romano de Freitas, ali você terá mais informações sobre os pais e avós...

Procure na localidade da irmã. Se achar ela, provavelemnte terá os mesmos dados que teria no nascimento dele, e a partir daí pode prosseguir sua busca...

• @AlanNogueira obrigada pela dica, sabe sites onde posso navegar a procura?

• @Juliatheo

Livros estão aqui, sugiro olhe todas as paróquias num período maior que as datas que possui. Geralmente os portugueses se declaravam mais novos ao chegar ao Brasil…

https://tombo.pt/i/graciosa

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.