Certidão apenas no nome da mãe
Bom dia!
Localizei o registro do meu bisavô na paróquia da cidade em que ele nasceu, mas neste registro ele somente está registrado em nome da mãe (como mãe solteira- consta o nome de solteira da minha trisavó).
Todos os outros documentos que possuo do meu bisavô (registros de casamento e óbito feitos no Brasil) têm os nomes do pai e da mãe dele (inclusive o nome da mãe já é o de casada).
Minha dúvida é se esta questão trará problemas no processo de cidadania. É possível que exista mais um registro no qual conste o nome dos dois pais ? Tipo um registro com reconhecimento de paternidade ?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@PATRICIA_NEVES Tenho exatamente o mesmo caso. No assento de batismo do meu bisavô consta que era filho de mãe solteira, porém na certidão de casamento brasileira já consta o nome do pai e até o nome dele com o sobrenome do pai e na certidão dos seus filhos também... no seu registro está seu nome com l sobrenome do suposto pai e diz que é filho somente da mãe. Eu sou do Rio de janeiro e estou penando pra retirar o nome desse pai, eles negam a todo custo pq o portugues declarou ser filho dele em seu casamento e na certidão de uma filha colocou somente como sendo filho natural da mãe (o correto) ... Muito complicado
@PATRICIA_NEVES
Se no registro de casamento do seu bisavô consta que os pais eram casados, mas no registro de nascimento dele consta que a mãe era solteira, algumas situações são possíveis:
1) os pais se casaram depois do nascimento do seu bisavô. Nesse caso, pode ser que tenha sido feita a perfilhação, que é quando o pai reconhece o filho. Mas isso não é garantido;
2) os pais se casaram depois do nascimento do seu bisavô, mas não foi feita a perfilhação. O pai apenas "assumiu" que tinha um filho;
3) A mãe se casou, depois do nascimento do seu bisavô, com um homem que não era o pai dele. Seu bisavô sabendo ou não disso, tinha o homem como pai.
Você está montando esse processo para quem? Para o seu bisavô, para seu avô, ou para o seu pai? Seu bisavô nasceu em Portugal, certo?