Busco certidão de nascimento/batismo de 1903 do meu bisavô Português
Olá. Meu pai é neto de português e está querendo obter a cidadania portuguesa (e eu também depois dele como dita a lei). A unica documentação que não temos (e é a mais dificil) é a de batismo/nascimento do português. Podem me ajudar a por onde começar a procurar e como procurar? Assim como me responder certas perguntas em relação a busca? Eis as informações que eu possuo:
Nome: Manoel Maria Rodrigues Liberado
Nasceu no dia 06-06-1903
Pai do Português: José Maria Rodrigues Liberado
Mãe do Português: Maria de Jesus
Região: Beira Alta (meu avó, que é filho do português, pouco antes de falacer comentou sobre o pai dele ser de Trás-os-Montes porém nos documentos oficiais é descrito como Beira Alta)
Das pesquisas que eu fiz, me disseram que essa região Beira Alta e Trás-os-Montes correspondem a 4 possíveis distritos. Vila Real, Bragança, Viseu e da Guarda. Estou sabendo do tomo.pt mas não consigo saber por onde começar estou perdido!!!kkkk
Aceito dicas!! kkkk
Grato pela atenção desde já!!!
Comentários
Encontrei o batismo do irmão do meu bisavô Portugues, aparentemente foi em Zambujal, Coimbra, Portugal e seu nome era Benjamin Rodrigues Liberado.
Encontrei outros irmãos e aparentemente o sistema de inteligencia artifical encontrou o batismo de todos no family searcy menos do meu bisavo, acredito que esteja aqui https://pesquisa.auc.uc.pt/details?id=47788 mas não estou conseguindo ler...
@Thiagopliberado
Manuel Maria registro nº66 https://pesquisa.auc.uc.pt/viewer?id=47787&FileID=687599
Coimbra / Cantanhede / Cadima
@Kleber Silva Aguiar ESSE MESMO!!! Nossa que felicidade, sem ajuda de vc e de mais 2 pessoas jamais conseguiria, essa comunidade é muito linda e é fantanstico existirem pessoas como vocês no mundo!!!
Olá. Minha mãe é neta de portugueses e está querendo obter a cidadania portuguesa. Ela não possui os documentos do avô português, apenas a certidão de óbito e o registro de estrangeiro da avó. Entendo que precisamos começar pela certidão portuguesa de batismo/nascimento da avó dela. Aqui no Brasil não há esse registro. Somente o de óbito. Podem me ajudar, por favor? Não sei por onde começar a procurar. Abaixo seguem as informações que eu possuo:
Nome: Maria Ludovina de Freitas
Nasceu no dia 09-09-1902
Entrada no Brasil: 14-10-1924
Pai da Portuguesa: João Teixeira de Freitas
Mãe da Portuguesa: Ludovina Gomes Garcez
Região: Ilha da Madeira. Infelizmente não sei o Concelho (equivalente ao município) e tampouco a Freguesia ( equivalente a bairros).
Agradeço muito a atenção e colaboração de vocês!
@LuNavarro
deve ser este nº90 https://arquivo-abm.madeira.gov.pt/viewer?id=50720&FileID=3252310&recordType=Description
Ilha da Madeira / Santana / Faial
https://abm.madeira.gov.pt/pesquisa/baptismo/index.php?id=192928
@Kleber Silva Aguiar Acho que pode estar acontecendo um engano, porque o link que vc encontrou é de 1902 porém é dito que ele nasceu em 1903 na certidão de casamento do filho do portugues, por mais que o restante dos dados batem perfeitamente, isso sera um empencilho para obtenção da cidadania? Pois como pode ele ter sido batizado antes de nascer, e agora o que eu faço?
@Thiagopliberado O Manuel Maria nasceu às 5 da manhã do dia 6 de junho de 1902 no lugar do Zambujal na freguesia de Cadima, concelho de Cantanhede, distrito de Coimbra.
Casou declarando como data de nascimento 6 de junho de 1903. Foi um lapso dele, mas não muito grave, pois declarou bem até o nome dos pais. Acredite, se estivesse há mais tempo no forum, veria como há portugueses que declararam as maiores "besteiras" e depois os filhos netos e bisnetos tem que andar a retificar erros cometidos há 100 ou mais anos. No seu caso, como a mulher do Manuel Maria é brasileira, vc nem precisa de transcrever o casamento deles, se foi o Manuel Maria que declarou os filhos no primeiro ano de nascimento, pelo menos o filho pelo qual vc vai obter a cidadania, o pai/mãe do seu pai que é filho/a do Manuel.
Então no processo do seu pai que é de neto, vc terá que pedir a certidão narrativa do batismo que o @Kleber Silva Aguiar encontrou. Ao arquivo da universidade de Coimbra. Vai tb ter que juntar a certidão de nascimento em inteiro teor, por cópia reprográfica, do filho/a do manuel que é o pai/mae do seu pai. Se for o pai do seu pai que é filho do manuel não precisa juntar a certidão de casamento. Já se for uma filha do manuel que é mãe do seu pai, tem que juntar tb a certidão de casamento em inteiro teor digitada dos pais do seu pai. junta ainda uma certidão em inteiro teor por copia reprografica do seu pai. E por fim a certidão do casamento do Manuel Maria e Eugénia Lage, em inteiro teor digitada (não precisa transcrever o casamento, mas precisa juntar a certidão para "fixar" o nome do Manuel Maria, pq como ele ainda foi batizado, isto é, nasceu antes de abril de 1911, o registo só tem o primeiro nome, não tem os nomes de família, que se adquiriam com o casamento. assim porque a certidão de casamento só servirá para fixar o nome completo do manuel, na minha opinião o conservador vai "deixar passar" o erro de estar lá 1903 ao invés de 1902
Todas as certidões tem que ser novas (menos de um ano) e as brasileiras têm que ser apostiladas em cartório brasileiro.
PS acredito que agora que vi que o seu apelido é Liberado, que vc seja neto de um filho do Manuel, curioso, terem todos o mesmo apelido há séculos! O apelido liberado já está na sua familia pelo menos desde 1826, que foi o registro mais antigo que vi.
Se assim for, como lhe disse, não precisa juntar certidão do casamento do filho do Manuel Maria, se no assento de nascimento brasileiro, já estiver o nome completo. É que há assentos brasileiros até aos anos 40, que alguns, eram ó registrados com o primeiro nome.
@nunogomes Entendi, faz bastante sentido a certidão de casamento do Manoel pra fixar o 'Maria', muito obrigado pela ajuda, não sei nem como te agradecer meu irmão!!!!! Eu estou num grupo de facebook e me aconselharam a mandar tudo para a conservatoria de portugal ao inves do consulado brasileiro, pois é dito que é mais rapido e requer menos documentos, o que vc acha em relação a isso? Além disso, me contaram que a certidão de batismo do Manoel deve ser copia reprográfica, e que a narrativa é opcional se a repográfica não for de facil leitura, e que por precaução eu deveria pedir as 2 copias, isso esta correto?
@Thiagopliberado está tudo mal xD
Então primeiro, a de casamento do Manuel Maria, não é para fixar o Manoel Maria, mas sim o Manoel Maria RODRIGUES LIBERAL.
Vc não deve pedir reprográfica da certidao de batismo do Manuel Maria (português), mas sim a certidão em forma narrativa em papel.
Sim, só a conservatória dos registos centrais tem competência para atribuir a nacionalidade ao seu pai, como neto de um português