Mais de um ano de busca e não encontro a certidão do meu avô no RJ

Olá, Foristas. Já faz um ano que busco a certidão de nascimento do meu avô no Rio de Janeiro. Já tentei de tudo e não encontro de jeito nenhum. Alguém pra dar uma luz, já segui todas a indicações aqui dos amigos do fórum e nada.

Nome odayr José barroso

Pai - José antonio barroso

Mãe - Estella graciosa barroso

Data de nascimento 22/02/1931

1-tenho a certidão de óbito dele e tenho sua identidade e CPF, tenho a os dados da sua certidão de Casamento (contidos na identidade, porém solicitei o processo da habilitação de casamento e adivinhem? Foi pra fogueira (como de costume no Rio de Janeiro) . Deixo anexada a dia identidade por se alguém souber uma forma de ajudar nessa difícil busca. A certidão de óbito não tem nenhum dado relevante. Desculpem pela insistência!


2-Já encontrei diversas certidões de nascimento e casamento de irmãos dele porém dele nenhuma. Praticamente todas certidões dos irmãos e irmãs são da 7 pretoria freguesia de inhauma ou iraja... Já fui no 15 rcpn me deram a certidão negativa e não encontraram. Já fui no 6 Rcpn e eles não tem esses livros, só da freguesia de jacarépagua e já fui diversas vezes no 11 rcpn e la disseram 3 vezes que não está lá, porém se negam a dar a certidão negativa (notei muita desorganização neste cartório.

Comentários

  • @CarlosASP pode explicar aqui como se busca no SIAN os talões de nascimento? @pedrobarroso

    Pedro, o assento que procura é do filho do português ou é o marido de uma portuguesa?

  • @nunogomes Bom dia. É do filho do português. Já busquei no sian nos livros da 6, 7 e 8 pretoria

  • @pedrobarroso vou marcar aqui uns foristas mais pros nos registros brasileiros @AlanNogueira @Guilherme Moreira @mabego e outros tantos.

    @CarlosASP vc domina o SIAN, tem que ensinar aqui o truque :D

  • editado March 2023

    @pedrobarroso

    Também penei pra achar certidões da família no Rio de Janeiro/RJ... quem é fera e me ajudou demais, dentre outros, foi o @CarlosASP (aliás, mais uma vez muito obrigado!!!)

    Inhauma acho que é no 11 rcpn mesmo... lá so consegui contato na sucursal de Cascadura, que parece que é a responsável pelos registros mais antigos do 11 rcpn... Na epoca foi atraves desse email que me responderam: 11crcpn-tab_sucursalcascadura@hotmail.com.br

    Jacarepaguá é na 6 rcpn: cartorio6rcpnsegundavia@gmail.com 

    E no 15 rcpn (cartorio novo na Penha) acho que estão os livros de Irajá: 15rcpnrj@gmail.com 

  • @CarlosASP

    @nunogomes

    eu tenho pavor do SIAN e do Rio de Janeiro... kkkk

  • @mabego entendo perfeitamente esse pavor ao SIAN só consegui ajudar um ou dois foristas com o SIAN e perdi horas e horas de vida. Graças a Deus deu sorte, mas é tedioso

  • @AlanNogueira no 15 rcpn já me deram a certidão negativa, no 11 rcpn pilares estão enrolando pra emitir a certidão , mas já disseram que não esta umas 4 vezes. Esse de cascadura a vc mandou o e-mail quando? Pq acho que desde 2021 este cartório não existe mais, supostamente todos livros foram para 11 rcpn pilares, é tudo muito confuso. Está complicado achar...

  • Hoje em dia, muito das certidões de nascimento que estão no SIAN passou a estar disponível no Family Search também, que pode ser mais fácil para achar.

    Em ambos os casos, o problema é a indexação, que tem muitos erros. No limite, se a pessoa sabe mais ou menos a data e o local de registro, é ficar folheando os livros até achar. Acho que em ambos os casos só os nascimentos foram indexados.

    No FS, a indexação foi feita por computador. A tecnologia para isso ainda é bem "meia boca" pois tem muita dificuldade para ler os garranchos de algumas pessoas. A indexação acaba saindo com muitos nomes "hilários" ou irreconhecíveis. Mas é muito mais rápido e barato de fazer.

    No SIAN, e na base irmã do DocJud, foi feito manualmente pelo pessoal do AN e tende a ser bem mais precisa que a feita por computador. Só que obviamente demanda um tempo enorme. E também tem erros e lacunas.

    O "segredo" nos 2 casos é fazer a busca de várias maneiras: pelo nome do pai, da mãe, da pessoa, variações nos nomes (com só parte dos nomes e sobrenomes) etc, para tentar "driblar" os erros na indexação. Por exemplo, o nome do pai pode estar indexado de uma maneira absurdamente errada, mas o da mãe está bem mais certo - certo o suficiente para aparecer numa busca.

    Muita gente tenta uma vez e com uma só combinação e acha "que não está lá". Se insistir e tentar de várias maneiras, pode achar. Vejo isso acontecer repetidamente; essa é a razão principal de parecer que quem acha fez milagre.

  • @CarlosASP muito obrigado pelas dicas. Vou seguir com as buscas, porém já desgastado :/

  • @pedrobarroso

    Último email respondido de lá:

    qua., 8 de jun. de 2022, 14:28

    11º RCPN E TABELIONATO Sucursal Cascadura <11crcpn-tab_sucursalcascadura@hotmail.com.br>

    ============

    Ja tentou folhear os livros taloes no Arquivo Nacional pelo Sian?

  • @AlanNogueira sim, Alan. Já olhei muito livros do sian...

  • @pedrobarroso

    Dificil essa tarefa não é mesmo?

    Não encontrei nada que possa ajudar... tente ver o local que os pais dele se casaram e os locais onde os irmãos foram registrados (vi que mencionou Irajá e Inhauma... olhe os endereços dos pais nesses registros e tente ver quais outros cartórios também poderiam ser próximos, tente olhar os irmãos que nasceram mais ou menos na mesma época e analise também o tempo médio que a familia levava para fazer o registro dos filhos para estimar o período a procurar).

    Dessa epoca a maioria tem livro-talão digitalizado no Sian. Porém infelizmente a busca é manual, folheando esses livros...

  • @AlanNogueira Sim, nem me fale hahaa. Olhei a certidão dos irmãos que encontrei e é bem variado um por exemplo nasceu em 1930 e foi registrado alguns dias depois e outro nasceu em 1933 e só foi registrado em 1939 kkk

  • @pedrobarroso

    Ptz que confusão... então o jeito é olhar "10 anos" em todas as Freguesias próximas... Maior trabalheira...

  • registro tardio era comum nesta epoca, pode-se tentar buscas no ano em q o registrado fez 7 anos porque é a época em q ingressou na escola, o pai precisava desta certidão para a matrícula. Mas não é garantia. Tenho uma tia q nasceu em 1934 mas só foi registrada em 1943, descobri numa busca incessante, bem complicado mesmo. Na pior das hipóteses o jeito é fazer busca por força bruta por 10 ou até 15 anos. Não sei se os cartorios do RJ fazem isto, dá muito trabalho.

  • @vsqjunior

    Justamente por isso sugiro que nestes casos tente pesquisar diretamente nos livros-talão de nascimento disponíveis no Arquivo Nacional (imagens disponíveis através do SIAN). Mas dá um trabalho infernal kkkk

  • @AlanNogueira , boa dica. Alguns livros talão estao digitalizados no Familysearch, achei minha tia num deles por sorte, eis que a indexação por nome tem muitos erros léxicos. Interessante q na ocasiao descobri q meu avô registrou outros filhos juntos no mesmo dia, mas alguns não, só foram registrados anos depois. Nunca entendi isto e nao sei como explicar se cair em exigencia em Portugal.

    Esta busca „força bruta“ nos livros talão funciona , mas dá muito trabalho.

  • @vsqjunior

    O registro civil antigamente tinha custo, e se não realizado dentro do prazo ainda gerava multa. Então era comum as pessoas deixarem "pra depois" e só registrarem quando de fato precisassem, e assim mesmo apenas os filhos que "precisavam" do registro naquele momento.

    Em determinadas épocas o governo concedeu certas "anistias" de multas para incentivar o registro: nesses períodos os pai iam ao cartório e registravam vários de uma vez só. Já vi até 6 filhos registrados de uma unica vez e, pasme, em um único assento (número de registro/termo)...

  • ATUALIZAÇÃO. Encontrei o livro-talão do casmaneto dele.


  • @pedrobarroso

    Vou deixar aqui o link para o tópico fechado, apenas por referencia: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/24711/encontrei-a-certidao-de-casamento-do-meu-avo-dps-de-muito-tempo#latest

    Só consegui encontrar o nascimento dela conforme está no outro topico (apesar de você dizer que já tinha esta certidão), a certidão do do Odayr não infelizmente encontrei...

  • @pedrobarroso chegou a olhar os livros do SIAN como te indiquei no post acima? O family search tbm tem vários livros do RJ que você pode tentar, dependendo do caso uma e outra base tem periodos diferentes.

  • @pedrobarroso aqui a lista dos livros online no Family Search para a cidade do rio de janeiro https://www.familysearch.org/search/image/index?owc=9GPB-6TL%3A113334201%3Fcc%3D1582573

  • @AlanNogueira Sim, busquei tanto nos livros do sian da 7 pretoria quanto nos do family search e nada. Achei de vários irmãos dele e dele nada

  • @pedrobarroso tenta expandir para outras pretorias próximas. Aqui tem a tabela com as localidades e as pretorias correspondentes para facilitar Rio de Janeiro/RJ - Cartórios atuais x Circunscrições x Pretorias

  • @pedrobarroso

    Por exemplo o irmao Jose Antonio Barroso Filho é de Irajá e Penha, mas no mesmo fundo de arquivo do Arquivo nacional tem outras próximas


  • @AlanNogueira Eu busquei muito nessas sucursais. Até mesmo anos pra frente por um registro tardio mas não tive sucesso. Posso ter deixado passar algo, mas acho difícil. O QUE ME INTRIGA MUITO é que todas essas sucursais da 7 pretoria o livros começam no ano de 1929 ou 1930...A única surcusal que começa em 1935 é a de bonsucesso (justamente onde o irmão dele foi registrado). Ninguém nunca me tirou essa dúvida se essa sucursal foi criada depois em 1935 ou não tem os livros de 1930-1934 digitalizados no sian. Isto nunca vou saber, não conheço nenhum historiador ou alguém que tenho esse conhecimento do Rio de Janeiro, 😔

  • O outro irmão Monoel José barroso foi registrado na sucursal de bonsucesso...

  • @pedrobarroso

    Não posso afirmar, mas desconfio que a sucursal Bonsucesso só foi criada em 1935.

    Se você olhar o primeiro livro talão de lá no AN, vai ver que o primeiro registro de nascimento é o número 1 do livro 1A (em junho de 1935)

    Já o mesmo para Inhaúma, que era a outra parte da então 7a pretoria - 1o oficio, é o nascimento 1 mas do livro 313 (em 1929).

    Caso você tenha contato com o 11RCPN, quem sabe alguma pessoa com boa vontade lá possa te confirmar isso.

    Uma vez eu busquei por que só há os livros talão no AN a partir de 1929; eu acho que é consequência do DECRETO Nº 18.542 DE 24 DE DEZEMBRO DE 1928, Como o Rio era o distrito federal na época, o AN foi, por sorte, o destino que a lei dava para os livros talão. Não sei em quais outros estados os arquivos estaduais ficaram com alguma coisa, ou se foi daquelas leis que só "pegaram" em alguns lugares.

    "Art. 31. De todos os registros feitos, extrahirá o official, em livros talões, segundo os modelos annexos, e isentos de sello, certidões resumidas, em duplicata, sendo parte destacavel entregue ao interessado.

        Paragrapho unico. Os registros do pessoas juridicas e de titulos e documentos dispensarão essa providencia.

        Art. 32. Ao findar-se o livro, o canhoto será, obrigatoriamente, enviado, dentro de 15 dias, ás repartições dos Estados e da União, no Districto Federal e Territorio do Acre, encarregadas do archivo publico, que os colleccionarão devidamente, com todas as indicações necessarias, sob pena de multa de 50$ a 200$, imposta pelo chefe da repartição e cobravel executivamente, além da responsabilidade civil ou criminal que no caso couber. (Lei n. 4.632, de 6 de janeiro de 1923, art. 7º, § 2°. )

        Art. 33. Dos livros assim archivados, as repartições só poderão dar certidões em caso de perda ou deterioração dos livros originaes, existentes nos cartorios, facilitando, porém, as pesquizas e fornecendo elementos ás autoridades federaes, no que fôr do interesse dos serviços da União.

        Art. 34. Poderão servir, ainda, para confronto em casos de exames periciaes em causas civeis e criminaes e, bem assim, para serviço publico, de caracter gratuito.

        Art. 35. Os referidos livros, destinados a supprir a falta dos originaes dos registros, serão conservados com o maximo cuidado, sob a responsabilidade dos funccionarios encarregados de tal serviço."




















Entre ou Registre-se para fazer um comentário.