Transcrição de casamento em Lisboa

Meus cumprimentos a todos.

Primeiramente quero registrar meus agradecimentos a todos deste Forum, meu processo de cidadania foi concluído com sucesso e já estou com o PEP em mãos e aguardando o CC, e tudo isso não seria possível sem vossas orientações. MUITO OBRIGADO.

Agora vou iniciar o processo de transcrição do meu casamento, para obter a cidadania de minha esposa (estamos casados há 37 anos). Ocorre porem que tenho dúvidas de por onde faço o processo de transcrição, por correio em Ponta Delgada, ou em Lisboa, pois tenho uma filha morando lá.

Se vosso conselho for em Lisboa, qual o endereço para onde mandar? o processo sendo iniciado por lá é mais rápido?

mais uma vez, Muito obrigado,

Comentários

  • @Elio9544

    Portugal, pela CRC do Porto está sendo mais rápido.

    . Cópia do assento de nascimento do português em cópia simples

    . Certidão de nascimento inteiro teor digitada do nubente que não possui a nacionalidade portuguesa com firma reconhecida e apostilado

    . Certidão de casamento inteiro teor digitada com firma reconhecida e apostilado

    . Formulário preenchido e assinado por autenticidade no cartório


    . Xerox autenticada e apostilada do documento de quem está assinando o formulário.

    . Pagamento da taxa de 120 €: (A cobrança da taxa só ocorre após a Conservatória receber os documentos, por isso é necessário indicar um endereço de e-mail válido para o contato).

    . Enviar os documentos para:

    CRC - Conservatória do Porto

    Rua de Gonçalo Cristóvão, 371

    4000-270

    Porto

    civil.porto@irn.mj.pt

  • Muitíssimo Obrigado,

  • @mabego

    olá, boa noite, tudo bem?

    pesquisando aqui sobre transcrição, achei seu comentário. Esses documentos são os que eles pedem mais recente? estava olhando pra mandar pro Rj e os documentos parecem mais complexos.


    Agora fiquei na dúvida pra qual enviar....

  • @barbaracl

    consulados pedem documentação diferente.

    Direto em Portugal costuma ser mais simples

  • Elio9544Elio9544 Member
    editado March 2023

    ola! @mabego espero que esteja bem.

    Em suas orientações sobre os documentos para a transcrição, você diz ser necessário cópia autenticada e apostilada de documento de quem assina o formulário. Ora, Sendo eu um cidadão português, solicitando a transcrição de meu próprio casamento, não me parede lógico apresentar um documento de identidade brasileiro, e ainda, eu poderia tirar cópia autenticada de meu passaporte português, um documento de identidade válido em Portugal, portanto sem a necessidade de apostilamento. (até poderia ser o cartão cidadão, mas infelizmente ainda não chegou), então pergunto, é mesmo necessário esta cópia documento apostilada?

    Mais uma vez Muito obrigado..

    abraços..

  • @Elio9544

    Em suas orientações sobre os documentos para a transcrição, você diz ser necessário cópia autenticada e apostilada de documento de quem assina o formulário. Ora, Sendo eu um cidadão português, solicitando a transcrição de meu próprio casamento, não me parede lógico apresentar um documento de identidade brasileiro, e ainda, eu poderia tirar cópia autenticada de meu passaporte português, um documento de identidade válido em Portugal, portanto sem a necessidade de apostilamento. (até poderia ser o cartão cidadão, mas infelizmente ainda não chegou), então pergunto, é mesmo necessário esta cópia documento apostilada?

    Bem, tem muita coisa sem sentido em Portugal.

    Se vc é o próprio português... e vivo... nada mais lógico que enviar um documento de identificação português.

    Acredito que não tenha problema não.

  • ola! @mabego espero que esteja bem..

    apenas um esclarecimento adicional.

    Fui ao cartório para tirar cópia autenticada do documento de identidade (Cartão Cidadão, já o recebi) e aproveitei para falar com o funcionário sobre o apostilamento do mesmo, ao que fui informado que um documento só pode ser apostilado se este documento for emitido no Brasil, e então com o apostilamento este documento se tornará válido para uso em outro pais signatário da Convenção de Haia.

    Então se eu enviar uma cópia do "CC" ou do "PEP" não será possível o apostilamento, pois ambos não foram emitidos no Brasil, e obviamente, não há razão jurídica para a sua não aceitação em Portugal.


    um abraço..

  • @Elio9544

    Sim, disse que não haveria problema...

    Apresentar um documento português (CC ou passaporte português) para processo em Portugal (ou consulado) não é necessário apostila.

    Apresentar um documento brasileiro para processo em Portugal (ou consulado) se faz necessária a apostila.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.