Quais países pode se morar com cidadania portuguesa, além de Portugal ?

Boa noite, amigos!

1 - Quais países pode se morar com cidadania portuguesa, além de Portugal ?

2 - Com cidadania Portuguesa posso morar na Espanha? Teria alguma burocracia ou necessidade de outro visto, mesmo sendo da União Europeia ?

Comentários

  • editado February 2023

    Pode morar, estudar e trabalhar normalmente em qualquer país da União Europeia sem necessidade de visto nem de burocracia alguma.

    Não sei na Espanha, mas no país que vivo se vc for europeu basta se registrar na imigração e informá-los que vai residir aqui. Observe que é um simples ato de informá-los, vc não está pedindo autorização como seria o caso quando se pede um visto ou uma permissão de trabalho pelo simples fato de que eles não podem recusar.

    Já com o passaporte brasileiro vc precisa ter um visto de residencia que é condicionado a ter uma permissão de trabalho e a permissão de trabalho depende de uma proposta de emprego. A empresa para te oferecer esse emprego precisa provar que não encontrou nenhum europeu qualificado para preencher a vaga, ou seja, acho que vc já entendeu quanto vale a pena pedir a nacionalidade portuguesa se vc tiver essa possibilidade.

  • Como cidadão portugues, membro da união européia, você pode entrar sem visto, residir e trabalhar em condições de igualdade em qualquer país da zona Schengen.


    Tem a lista aqui: https://pt.wikipedia.org/wiki/Acordo_de_Schengen


    Porém é importante mencionar que quando passa de 90 dias em qualquer país desses que não seja Portugal, você precisa cumprir alguns requisitos, como por exemplo, estar trabalhando naquele país, ter dinheiro suficiente para se manter ou estar estudando.


    Você pode morar na Espanha, não precisa de visto, porém passando de 90 dias lá você precisará de um certificado de registro europeu, (que é bem fácil de obter).

  • @rafafittipaldi

    Pode morar em qualquer país da UE (mais Suiça, Noruega e Islândia). Não necessita de visto, mas cada país tem um procedimento diferente administrativo para regularizar isso.

    O da Espanha:

    https://extranjeros.inclusion.gob.es/es/InformacionInteres/InformacionProcedimientos/CiudadanosComunitarios/hoja101/index.html

  • @ecoutinho qual país vc mora atualmente ? Vi que alguns países possuem bastante exigência…

  • editado April 2023

    @Macigarcao vivo na República da Irlanda desde 2020. Vim com um visto de trabalho e após 2 anos recebi um visto de residente permanente (similar ao Green card americano). Após 5 anos residindo posso pedir cidadania por naturalização, o que ainda não decidi se pedirei ou não.

  • @Macigarcao

    Apenas para esclarecer meu post acima: atualmente eu só tenho a cidadania brasileira, por isso a necessidade de visto para residir e trabalhar. Vou entrar com o pedido de atribuição da portuguesa nas próximas semanas, quando o casamento de meus pais estiver transcrito em Portugal. Se já tivesse a cidadania portuguesa não precisaria de visto algum para morar aqui, bastaria informar à imigração que estou residindo e ponto.

  • Boa tarde ,

    Eu tenho dupla cidadania, sou brasileiro e adquiri a portuguesa recentemente.

    Estou a pensar em ir morar e buscar um trabalhar na Espanha, a minha dúvida é se minha esposa que é brasileira também tem o direito de trabalhar na Espanha e como seria o processo para se regularizar, se alguém por gentileza puder me ajudar com essa questão eu agradeço.

  • @fariasx

    basta pedir a autorização dela e demonstrar que tem recursos financeiros, mas é um direito do familiar do europeu ficar com ele na Europa.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.