Preciso retificar algum documento?

Olá, estou ajudando meu pai a tirar sua cidadania (como neto). Porém os nomes dos meus tataravós estão diferentes da certidão de nascimento e de casamento do meu bisavô (avô do meu pai).

Na de nascimento consta: Manuel Pedro e Ana Isabel

Na de casamento consta: Manuel Pedro Pacheco e Anna Izabel de Souza

Outro ponto é que na de nascimento só consta o primeiro no do meu bisavô "João" e nenhum sobrenome. Um primo do meu pai já tirou a cidadania por esse mesmo parente. Onde eu encontraria os documentos retificados (diz ele que o advogado que fez a cidadania dele, já retificou)?

Eu preciso retificar esses documentos?

Comentários

  • @Gabriel_Souza


    Se foi feita retificação dos documentos dos Portugueses, em Portugal, você só precisa pedir a segunda via no Civil Online (Civil Online (mj.pt)), e os documentos já virão com todas as averbações de retificação.

    Se você está consultando apenas no Family Search (ou outros sites de certidões digitalizadas), as retificações não aparecem, pois foram feitas muito depois da digitalização dos documentos. Alem disso, hoje as retificações são feitas no momento em que o documento é informatizado. O registro nos antigos livros não é alterado, fica apenas como registro histórico.

    Já a retificação de documentos Brasileiros, você precisa pedir a segunda via nos respectivos cartórios.

    Sobre os nomes dos seus tataravós, "muito antigamente", as crianças eram batizadas apenas com o primeiro nome (às vezes com um segundo nome), mas sem o sobrenome. O que você precisa identificar nas certidões de nascimento é se o pai ou a mãe do Manuel Pedro tinha o sobrenome "Pacheco", e se o pai ou a mãe da Ana Isabel tinha o sobrenome "de Souza". Se tiverem, vai passar sem problema. Já "Ana Isabel" = "Anna Izabel", não se preocupe com essa diferença.

    Boa sorte!

  • @eduardo_augusto


    Obrigado Pela explicação. Outro problema que tenho é que ele nasceu em 1891, ou seja, mais de 100 anos. No site que se referiu, eles não permitem eu pedir o documento neste caso, mas pelo o que falou e eu li, se realmente foi feita a retificação, eles conseguirão acessar. Tem algo que eu possa fazer para conseguir pedir este documento?

  • @Gabriel_Souza


    Veja aqui: Certidão com mais de 100 anos pelo civil on line — Fórum Cidadania Portuguesa

    ou aqui: Certidão de mais de 100 anos — Fórum Cidadania Portuguesa

    Se efetivamente foi feita alguma retificação ou averbamento nas certidões de nascimento ou casamento das pessoas citadas, os documentos já podem ser solicitados via Civil Online.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.