Legalização e tradução de certidões de casamento e de nascimento de uma ex-colónia britânica.

Bom dia. Os meus pais eram cidadãos portugueses por nascimento do Estado da Índia (Goa) que se mudaram para a Colónia Britânica e Protectorado do Quénia em 1950-s e eram casados e tinham lá filhos. Eu também nasci lá e em 1975 mudei-me para o Reino Unido.

Vivo na Maurícia e sou cidadão britânico e quero pedir/recuperar a nacionalidade portuguesa por descendência para mim e para os meus pais falecidos para que os meus filhos também possam tornar-se cidadãos portugueses.

A nossa principal questão é como tratar/legalizar e traduzir para português as certidões de casamento e de nascimento emitidas numa ex-colónia britânica que não pode ser legalizada no Reino Unido ou no Quénia, e que tipo de documentos podem ser emitidos/fundados no Quénia actualmente e são aceites como prova de residência numa colónia britânica do Quénia para o período de 01-01-1974 a 31-12-1975.

Também gostaria de ver um exemplo/manual preenchido do formulário oficial que utilizam em Registos Centrais de Lisboa para registar pais falecidos que nasceram no Estado da Índia e outras ex-colónias portuguesas como nascidos em Portugal.

Qualquer ajuda e conselhos são bem-vindos. Obrigado

Comentários

  • @remek

    Seu caso é bem específico... já tentou contato com a embaixada de Portugal no Quenia?

    Talvez eles possam te ajudar por terem conhecimento mais próxima da legislação do país...

    https://nairobi.embaixadaportugal.mne.gov.pt/pt/

  • Há alguns meses atrás contactei o consulado português em Goa e no Quénia, mas eles nunca responderam. Vou tentar contactá-los novamente.

  • Enviei as minhas perguntas aos Registos Centrais, e de acordo com a sua resposta parece que os documentos em inglês podem ser aceites sem tradução. Significa que não é necessária apostilação nesse caso?

    Aqui está a sua resposta abaixo:


    Informa-se ainda que a lei não prevê que seja efetuada uma análise prévia dos documentos destinados ao pedido de nacionalidade, pelo que os mesmos só são analisados após a entrada do processo e no âmbito da instrução do mesmo. Caso pretenda poderá remeter pelo correio para esta Conservatória (única que trabalha estes processos) os documentos, impresso/modelo do IRN com o reconhecimento presencial da assinatura, comprovativo do pagamento.

     Conservatória dos Registos Centrais

    Rua Rodrigo da Fonseca 198

    1099-003 Lisboa

    Os documentos para instrução de processos de nacionalidade escritos em língua francesa, inglesa e espanhola, podem ser apresentados sem a respetiva tradução.

    Alerta-se de que será na instrução do processo que a situação é analisada pelo senhor conservador que tiver o processo a seu cargo.

    Caso o conservador não domine a língua francesa, inglesa ou espanhola, e se suscitarem duvidas sobre o conteúdo do documento estrangeiro apresentado, poderá notificar o interessado para apresentar a respetiva tradução, feita ou certificada nos termos previstos na lei.

  • @remek

    São questões separadas.

    A da língua potencialmente pode ser de fácil resolução, pois existe essa aceitação de documentos em inglês na CRCentrais Lisboa. Se der azar de cair na mão de um conservador que não entenda inglês, será comunicado disso. À princípio, não me preocuparia com isso.

    A parte da legalização de documentos do Kenya: infelizmente, Kenya não faz parte da convenção da apostila de Haia. Então tem que ser pelo método antigo: legalizar na Embaixada de PT no Kenya. Só eles poderão te informar de como fazer isso, pois varia de local para local.

    Ou então terá que contratar uma dessas agências internacionais que se especializam em legalizar documentos em várias partes do mundo. Obviamente, há um custo (geralmente alto) para esse serviço.

    Sobre o Estado da Índia, vamos ver se outras pessoas conseguem responder, pois é bem específico, inclusive essa questão de ter que provar a residência em 1974 e 1975. A maior parte das pessoas no fórum nasceu no Brasil ou então nas ex-colônias da África, com uma legislação de nacionalidade PT diferente da dos que são do então Estado da Índia.

  • @remek , por favor, você sabe indicar agências internacionais que se especializam em legalizar documentos?

    Alguém por favor ajuda?

  • Bom dia


    Primeiramente peço desculpas, ainda estou aprendendo português, fluente apenas em inglês, portanto utilizo um aplicativo de tradução. Espero que possa ser entendido corretamente


    Em segundo lugar, muito apreço por qualquer assistência.


    A minha mãe nasceu em Goa e já adquiriu a nacionalidade portuguesa há muitos anos. O casamento dos meus pais já está transcrito em Portugal.

    A minha mãe solicitou o registo do meu nascimento em Portugal mas o processo caiu em demanda porque a minha certidão de nascimento queniana foi registada quando eu ainda era menor, mas com 5 anos de atraso e o meu pai era o declarante. Solicitaram documentos da minha minoria com a assinatura da minha mãe para comprovar a filiação, para o qual só consegui encontrar documento de ingresso escolar porque a maioria dos documentos foi preenchida pelo meu pai. Não sei se isso é suficiente e também se é necessário legalizá-lo ou não. Contactámos a Embaixada de Portugal no Quénia mas não responderam. O meu pedido original foi feito através da Embaixada de Maputo durante a visita dos serviços consulares porque a embaixada no Quénia estava fechada. Desde a reabertura da embaixada do Quénia, a embaixada de maputo não fará mais visitas consulares.


    Tenho a certidão de nascimento portuguesa (emitida em Goa) da minha avó paterna, que nasceu em Goa, Índia, na década de 1930, e uma cópia do seu passaporte português emitido no Quénia. O meu pai está disposto a adquirir a nacionalidade portuguesa se isso me ajudar a concluir o processo de nacionalidade (porque o meu pai é o declarante - mas o nascimento ainda foi declarado tardiamente). Também tenho muitos documentos com a assinatura do meu pai. Tentei verificar a certidão de nascimento da minha avó online, mas não foi encontrada. E não podemos obter uma nova cópia porque os registos em Goa foram perdidos num incêndio. Ele é idoso, então queremos iniciar esse processo logo. Caso meu processo seja indeferido por falta de documento escolar, posso iniciar um novo processo como filho de meu pai após a conclusão do processo dele, ou até mesmo como neto.


    Então meus pedidos são:


    1 - como enviamos o documento escolar para a Registo Centrais e precisa ser legalizado?

    2 - como faço para que a certidão de nascimento da minha avó de Goa fique inscrita no Registo Central?

  • @rabraganza

    1. normalmente todos esses documentos são enviados apostilados (no seu caso, legalizado no consulado, por não fazer parte da Convenção de Haia). Como houve uma exigência, é bom mandar uma cópia da carta de exigência também, para que o documento seja encaminhado ao processo em questão. É sempre uma questão subjetiva se o conservador vai aceitar esse documento como suficiente - mas você estará enviando o que ele pediu.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.