Nao ha resposta do Cartorio - Alguma sugestao?

Ha algum servico no rio de janeiro pra ajudar a pedir certidoes de nascimento?

Eu encontrei as copias das certidoes do meu pai, ele mora em fortaleza e nao tem como ir ao Rio de Janeiro solicitar.

Ja tentamos ligar e mandar email pro cartorio, eles nao atendem.

Eu nao consigo ver outra forma de solicitar as copias necessarias pra cidadania.

Minha preocupacao no momento eh que fariamos o processo da minha vo primeiro, mas ela faleceu em dezembro, antes de conseguir assinar a prova de vida.

Agora vamos fazer entao a de Neto do meu pai, mas o cartorio nao responde, nao atende telefone, e estamos correndo pra que as certidoes da minha vo nao passem de 1 ano.

Muito Obrigada!

Comentários

  • @Manoela Martins ,

    Eu já consegui fazer pedidos por meio do site do próprio cartório. Mas nem todos os cartórios tem um site.

    Outra opção é procurar por "cartório online" no google, há alguns serviços.

  • @Manoela Martins

    Qual cartório está procurando?

  • @AlanNogueira Cartorio da 11a Circunscricao de Pessoas Naturais

    Bonsucesso

    Achamos o email 11rcpn@infolink.com.br e o telefone 21 - 25730468

    Ja tentamos ligar sem parar por dias, e mandamos diversos emails - recebemos 1 resposta a mais de 1 mes atras, pedindo mais informacao, qnd ja tinhamos dado todas as informacoes no email, e nunca nos responderam de novo


    As reviews deles no google sao todas da mesma forma: dizem q nao respondem de forma alguma

  • @Manoela Martins

    As certidões que precisei desse cartório consegui na sucursal de Cascadura (acho que os livros antigos foram para lá)... 11crcpn-tab_sucursalcascadura@hotmail.com.br

  • @AlanNogueira Muito obrigada Alan, estamos ligando la pra checar!!

  • @Manoela Martins

    Em que parte do Rio foi feito o registro? Pois no fim de 2021, uma parte do 11 RCPN foi desmembrada para o novo 15 RCPN:

    O 15º Registro Civil, criado a partir de um desmembramento da área do 11º Registro Civil, funcionará no Penha Shopping, na Av. Brás de Pina, nº 150. O cartório abrangerá atendimentos dos bairros de Vila Kosmos, Vila da Penha, um trecho de Vicente de Carvalho, Penha Circular, Penha, Brás de Pina, Vista Alegre, Cordovil, uma parte de Colégio, Irajá, Parada de Lucas, Vigário Geral, Jardim América, Acari, Parque Columbia, Pavuna e Olaria.

    Se der sorte de a pessoa ter sido dessa parte que foi desmembrada, os comentários são que o serviço do novo 15 RCPN é melhor que o do 11 RCPN.

    Se você tem a cópia da certidão, ela diz algo no alto como "freguesia de irajá, ou inhauma etc" ou algo parecido? Isso pode dar uma pista se pode ter ido para o 15 RCPN.

    https://arpenrj.org.br/cartorios_do_rj/rio-de-janeiro-oficio-do-15-rcpn/

  • @CarlosASP

    A certidao do meu pai diz Inhauma (6a zona) e a certidao de casamento da minha vo tbm!

    Como eu consigo confirmar se essa zona foi passada pra la?

    Ainda nao conseguimos contato nem com o cartorio anterior nem o cartorio que o Alan indicou

    Super Obrigada!!

  • @Manoela Martins

    Inhaúma ficou no 11 RCPN mesmo. A que mudou para o 15 RCPN foi a zona de Irajá, Penha etc.

    Aqui o trecho da lei que lista quais bairros ficaram no 11 e quais foram para 15 RCPN:

    11° RCPN - Maré, Cidade Universitária, Cajú (parte), Manguinhos, Benfica (parte), Bonsucesso, Ramos, Higienópolis, Del Castilho (parte), Engenho de Dentro (parte), Inhaúma, Cachambi (parte), Complexo do Alemão, Engenho da Rainha, Tomas Coelho, Cavalcanti, Abolição, Quintino Bocaiúva, Piedade, Encantado, Água Santa, Engenheiro Leal, Cascadura (parte);

    15° RCPN - Vila Kosmos, Vila da Penha, Vicente de Carvalho (trecho), Penha Circular, Penha, Bras de Pina, Vista Alegre, Cordovil, Colegio (parte), Irajá, Parada de Lucas, Vigário Geral, Jardim América, Acari, Parque Columbia, Pavuna, Olaria;

    Botei em negrito os nomes que em geral apareciam no alto dos registros da época,

    Os nomes que apareciam no alto são um legado das antigas freguesias do Rio de Janeiro da época do Império ainda:

    https://historiadorioparatodos.com.br/timeline/1824-estatisticas-da-cidade/1824-141r-freguesias/

    Com a República, elas viraram pretorias (depois circunscrição em 1940 e desde 2012 são RCPN). Com o crescimento da população na cidade, foram sendo feitas mudanças. Por exemplo, as freguesias do Centro acabaram se fundindo em poucos RCPN (já que muito menos gente passou a viver no Centro). Já a ZN e a ZO tiveram uma explosão demográfica e por isso tiveram que ir criando essas sucursais etc. A última mudança foi implementada agora em 2021, quando parte do 11 RCPN foi para o novo 15 RCPN e parte do 14 RCPN foi para o também novo 16 RCPN (zona de Realengo).

    Se diz Inhaúma, era 13a pretoria, depois 7a pretoria (1o oficio), depois 11a circunscrição e finalmente 11 RCPN. Zona não leve em consideração.

    Como já mencionado aqui, 11 RCPN tem esse rolo de sucursais etc. Seria mais fácil se fosse a parte que foi para o 15 RCPN, que é num lugar só.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.