JOSÉ CÂNDIDO FERREIRA

Voltei para pedir nova orientação. Minha esposa, que está pleiteando a sua cidadania, é neta de portugueses, já falecidos, sendo os pais da minha esposa, também falecidos. Os pais da minha esposa não tem cidadania portuguesa. Os avós portugueses da minha esposa vieram para o Brasil, solteiros, e, aqui se casaram. A minha pergunta é se há a necessidade de averbação/transcrição do casamento dos avós junto aos respectivos assentos (registro) de nascimento deles em Portugal? Esse procedimento da averbação/transcrição é necessário para provar a descendência da minha esposa ou basta apenas as certidões originais do nascimento? Outras informações que forem necessárias / pertinentes por gentileza.

Comentários

• @JoseCandidoFerreira vc não deve abrir tópico para cada pergunta especifica, pq assim se perde valor agregado às respostas. Se uma tia da sua esposa tem a cidadania já, é porque possivelmente o casamento dos avós da sua esposa já está transcrito em Portugal. Chegou a ver a resposta no ultimo tópico que abriu antes deste?

• Grato Nuno Gomes. Procurarei seguir suas orientações. Por falta de conhecimento pecamos. A minha dúvida é se realmente já foi transcrito o casamento pois a tia da minha esposa tirou a sua cidadania há muitos anos atrás e não sei se o procedimento na oportunidade era o mesmo de hoje. Pedi uma pesquisa sobre as certidões dos avós (estou aguardando a resposta) mas pelas informações que já obtive há divergências nos nomes entre os documentos tirados aqui no Brasil e os de Portugal. Por exemplo num documento que indica ser a certidão de nascimento do avô em Portugal o nome da mãe está divergente e não consta o nome do pai na certidão. Ele é filho "fora" do "casamento".

• Estou tentando encontrar a certidão de batismo da avó da minha esposa mas não estou encontrando.

Já achei de alguns irmãos mas dela esta difícil.

O nome da avó é LUIZA CÂNDIDA OU LUIZA CÂNDIDA COSTA.

Grato pela ajuda

Apenso algumas informações e anexos:

• @JoseCandidoFerreira

sugiro enviar esses documentos ao arquivo distrital de Bragança para fazerem buscas. Pode haver custos.

Tem livros faltantes, dificultando a pesquisa.

• Obrigado mabego.

Tem uma sugestão de como faço o envio dos documentos ao arquivo distrital de Bragança?

• @JoseCandidoFerreira

Faça o registro no CRA, faça login e abra um pedido de informações...

https://crav.arquivos.pt/login

• @JoseCandidoFerreira

A sugestão dada por @mabego é ótima.

Outro caminho a tentar: veja se consegue pedir o desarquivamento do processo de habilitação de casamento dela (cartório Belenzinho em SP). Os dados do casamento estão averbados no assento de Manoel Areias (veja escrito na margem). Geralmente os nubentes apresentavam documento ou declaração informando a origem…)

• outra opção: tentar pedir pelo civil on-line esse assento de casamento em Portugal. Pode ser que mencione a origem dela, já que para transcrever o casamento em Portugal pedem os assentos de nascimento de ambos… vai gastar 10 euros, mas acho que vale a pena tentar

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.