Ajuda para encontrar Certidão de Nascimento do meu avô

Olá,

É a primeira vez que estou vos escrevendo. Me perdoem se não consegui colocar corretamente as palavras e informações.

Quero vossa ajuda para encontrar a Certidão de Nascimento do meu avô, que é o filho do portuguÊs. Meu avô nasceu em 04/11/1905, Timbaúba/PE de acordo com o RG dele que meu tio tirou uma foto pra mim. Já entrei em contato com o Cartório em Timbaúba, desde Novembro 2022, e depois de muito tentar, eles me responderam agora no começo de Fevereiro, que não encontraram. Procuraram em 3 Cartórios, segundo eles que há por lá. Nesse interim, eu estava procurando online na aba de cartório do Family Search, mas eu não domino as ferramentas do site, e a meu ver, também não estou achando nada. Por favor, preciso achar essa Certidão, e dar continuidade para achar a do meu Bisa, deste eu só sei que ele é o português, porque achei a certidão de óbito da minha bisa (esposa dele) e dele no RJ, onde menciona isto, Só menciona que ele é de Portugal, NADA mais que isso.

Avô : JOSÉ CARLOS GOUVÊA

Nasc : 04/11/1905 - Timbaúba/PE

Falec: 19/09/1997 - Manaus/AM

Casamento : com Maria Barbosa Gouvêa em Tabocal/AM, em 19/01/1935

O Português : BENTO FRANCISCO GOUVÊA

Nasc: possível em 1874 ( na Certidão de óbito dele consta que faleceu com 46 anos)

Falec: 31/07/1920 em RJ (cemitério S.Francisco Xavier, RJ, de acordo com a Cert.de Óbito)

Pelo que me parece o cartório de PE está fazendo corpo mole, amanhã vou ligar novamente para insistir nessa busca. Aceito vossa ajuda para achar esse documento.

Gratidão

Christiane Gouvea

Comentários

• @ChristianeGouvea

Coisas para tentar:

Contato com o cartório de Tabocal para ver se é possível desarquivar a habilitação do casamento de Jose. Para casar, as pessoas tinham que apresentar documentos; muitas vezes era a certidão de nascimento.

Contato com o cartório de São Vicente (PE), pois na época era parte de Timbaúba; quem sabe a família era desse distrito (verifique se esse foi um dos que o cartório de Timbaúba procurou):

A Lei Estadual n.º 1.931, de 11-09-1928, desmembra do município de Timbaúba o distrito de São Vicente, elevado à categoria de município.

No Family Search, há as imagens dos livros de nascimento de Timbauba de 1889 em diante. Só que eles não estão indexados, você terá que ler folha por folha para ver se acha o registro do nascimento de algum dos filhos de Bento Francisco Gouvea e Maria de Araujo Gouvea. Muitas vezes as pessoas demoravam (até anos) para registrar os filhos. Às vezes os pais nunca registravam, a própria pessoa se auto registrava já adulto (para casar, ou outra razão). José pode ter feito isso. inclusive em Tabocal:

Livro 1889-1907:

https://www.familysearch.org/records/images/image-details?page=1&place=8121656&endDate=1900&startDate=1900&rmsId=M9S3-3FZ&imageIndex=2&singleView=true

Livro 1906-1922:

https://www.familysearch.org/records/images/image-details?page=1&place=8121656&lifeEvent=102243&endDate=1908&startDate=1908&rmsId=M9S3-3F8&imageIndex=0

• editado February 2023

@CarlosASP ...Obrigada pelas dicas .

Sim, já contactei o Cartório de Timbaúba, o que não foi uma tarefa fácil, desde Novembro/22 que estava querendo falar com eles, e quando finalmente consegui, depois de muito insistir para a procura da Certidão de Nascimento do meu vô JOSÉ, eles disseram que não encontraram. VOU INSISTIR essa semana.

Sim, Já pedi uma 2a via da Certidão de Casamento do meu vô JOSÉ, e pedi que desarquivassem justamente para ver se tinha essa Certidão do nascimento dele. A moça que fez a 2a. via me falou por telefone que não havia mais nada escrito no livro. Esse cartório de Tabocal está agora em Manaus, onde estou morando.

Vou verificar sobre o Cartório de S. Vicente (PE), ótima dica, grata!

Sim, está sendo uma tarefa árdua essa procura, mas tenhamos fé. Estava lendo o link que vc passou, não era o mesmo que eu estava procurando do FS, enfim, vamos ver o que dá.

Pela fé, li em uma das folhas um fulano chegou ao cartório em 25/01/1907, enviado pelo pai, declarando que o nascimento da criança deu-se em 14.07.1896 ( o quêeeeeeeeeee ????

11 anos depois ???????? ) Ninguém merece!!!

Gostaria de uma explicação quanto a procurar : nas primeiras linhas dos livros, no topo, quando começam a escrever, é a data quando a pessoa chega ao cartório???? Não tem uma ordem???? Depois o escrivão diz quando o curumim nasceu ??!!! Uns nasceram onze anos antes...outros 3 ou 8 meses daquele mesmo ano ...etc ....Uma coisa loucaaaaaa!!!!

Sem falar nos "garranchos" de letras ( poucas se salvam )!

Outra coisa, o que vc acha de procurar no site do DETRAN RJ, em outro grupo falaram sobre isso. Poderia ser que o BENTO, o bisa português, possa ter tirado alguma RG ou sei lá o quê de identificação, já que faleceu no RJ.

Eu fiz um anexo da Certidão de casamento do meu vô JOSÉ, se puder dar uma olhada, agradeço. ( não sei se pode colocar aqui ).

Obrigada pelas informações!

Christiane Gouvea

• @ChristianeGouvea

O registro tardio de crianças era bem comum no Brasil por várias razões. Como dito, alguns pais nem registraram os filhos; a própria pessoa teve que fazer já como adulto. Registro tardio dificulta muito localizar o nascimento; quanto mais tarde for, mais difícil de achar. E pode ter sido feito num local completamente diferente do de nascimento.

Podia ser a distância para ir a um cartório; o registro civil demorou a "pegar" no Brasil (apesar de instituído em 1890, foi só mesmo lá com umas leis suplementares da década de 1930 que ele se espalhou mais); tinha o custo; como a mortalidade infantil era bem alta na época, muitos pais esperavam para ver se a criança ia "vingar" antes de gastar dinheiro com registro. E por aí vai.

Registro tardio ainda é realidade em partes do Brasil, apesar de ter diminuído muito nas últimas décadas - quando finalmente foi universalizado o acesso ao ensino básico (precisa de certidão de nascimento para matricular) e programas tipo bolsa família que exigem que a pessoa "exista" formalmente. Muita gente pelo Brasil a fora "não existia" formalmente. Para ver como as coisas mudam, hoje em dia a criança nasce e já tem um número de CPF dela na certidão de nascimento.

Por exemplo, a Justiça do Maranhão faz mutirões visitando áreas rurais etc para localizar pessoas que ainda não tem registro:

https://boletimclassificador.com.br/27-10-2022-adultos-recebem-certidao-de-nascimento-tardia-em-projeto-do-tjma-em-turiacu/

Sobre o Detran, sempre vale tentar:

https://www.detran.rj.gov.br/_monta_aplicacoes.asp?cod=15&tipo=certidao_nascimento#

E os garranchos vão ficando mais fácil de ler com a prática!

• editado June 3

Olá,

Já escrevi aqui pra vcs pedindo ajuda para encontrar o assento do meu bisavô que era o portuga, BENTO FRANCISCO GOUVEIA ou GOUVEA , provavel ter nascido em 1874 a 79. Na certidão de óbito dele, diz ter falecido a 31/07/1920 com 46 anos. Esta certidão achei no Family Search,

Um colega daqui me disse pra eu procurar o assento do meu avô, filho do portuga, que nasceu em Timbaúba, mas infelizmente até agora tmb não achei, sinceramente estou quase desistindo. Meu pai, que é o neto do português, está fazendo tratamento de CA, então eu não pude mais prosseguir na busca. Alguém aqui poderia ajudar?

Escrevi um email, mas não achei aqui, é de 23/02/2023. Tenho uma certa dificuldade para visualizar o layout dessa página, sério isso, desculpem.

Qualquer ajuda é bem vinda. Gostaria muito de poder achar esses assentos pra poder começar o processo de neto do meu pai.

• AdminAdmin Member, Banner, Administrator, Beta

@ChristianeGouvea movi seu comentário para a discussão que você estava procurando. Você pode achar as discussões das quais você já participou nesta página.

• editado June 4

@CarlosASP ...Obrigada pelas dicas .

Sim, já contactei o Cartório de Timbaúba, o que não foi uma tarefa fácil, desde Novembro/22 que estava querendo falar com eles, e quando finalmente consegui, depois de muito insistir para a procura da Certidão de Nascimento do meu vô JOSÉ, eles disseram que não encontraram. VOU INSISTIR essa semana.

Sim, Já pedi uma 2a via da Certidão de Casamento do meu vô JOSÉ, e pedi que desarquivassem justamente para ver se tinha essa Certidão do nascimento dele. A moça que fez a 2a. via me falou por telefone que não havia mais nada escrito no livro. Esse cartório de Tabocal está agora em Manaus, onde estou morando.

Vou verificar sobre o Cartório de S. Vicente (PE), ótima dica, grata!

Sim, está sendo uma tarefa árdua essa procura, mas tenhamos fé. Estava lendo o link que vc passou, não era o mesmo que eu estava procurando do FS, enfim, vamos ver o que dá.

Pela fé, li em uma das folhas um fulano chegou ao cartório em 25/01/1907, enviado pelo pai, declarando que o nascimento da criança deu-se em 14.07.1896 ( o quêeeeeeeeeee ????

11 anos depois ???????? ) Ninguém merece!!!

Gostaria de uma explicação quanto a procurar : nas primeiras linhas dos livros, no topo, quando começam a escrever, é a data quando a pessoa chega ao cartório???? Não tem uma ordem???? Depois o escrivão diz quando o curumim nasceu ??!!! Uns nasceram onze anos antes...outros 3 ou 8 meses daquele mesmo ano ...etc ....Uma coisa loucaaaaaa!!!!

Sem falar nos "garranchos" de letras ( poucas se salvam )!

Outra coisa, o que vc acha de procurar no site do DETRAN RJ, em outro grupo falaram sobre isso. Poderia ser que o BENTO, o bisa português, possa ter tirado alguma RG ou sei lá o quê de identificação, já que faleceu no RJ.

Eu fiz um anexo da Certidão de casamento do meu vô JOSÉ, se puder dar uma olhada, agradeço. ( não sei se pode colocar aqui ).

Obrigada pelas informações!

Christiane Gouvea

• @ChristianeGouvea

Não consegui abrir o PDF. às vezes o site tem problemas com uploads @Admin

Sobre os livros de registro:

Sim, normalmente o escrivão vai dizer que no dia xx/xx/xx alguém veio no cartório e declarou tal e tal coisa. Os registros estarão pela ordem cronológica de quando o escrivão fez esse relato. e não de quando o evento (no caso, nascimento) aconteceu.

Sim, registros tardios dificultam muito a busca, pois podem ter sido feitos até décadas depois do evento.

Como explicado em comentários anteriores, registros tardios eram comuns. Então, por exemplo, alguém pode ter ido ao cartório em 1920 para registrar um nascimento que aconteceu no dia anterior ou em 1905.

Já comentei sobre Detran antes também, só repassar as mensagens anteriores. Por isso, é sempre bom manter as discussões sobre uma mesma busca num mesmo tópico; assim não se perde as informações já achadas.

As sugestões que tinha para ajudar são as já relatadas aqui. Quem sabe alguém mais do fórum tem outras. Boa sorte!

• AdminAdmin Member, Banner, Administrator, Beta

@CarlosASP vou checar, obrigado.

• Olá,

estou procurando nos registros da Family Search nos livros digitalizados, 1906 a 1922, mas já procurei em outros. Na pesquisa, observei que de Abril de 1906 passa pra Abril de 1907...Já era as outras folhas????? Talvez eu não esteja sabendo procurar, já que tenho uma não muita afinidade com a web.

Vou postar o link da FS aqui, se alguém puder me ajudar, até mesmo com esclarecimentos da forma que devo procurar, agradeço.

Timbaúba. Registros de nascimento 1906–1922 — Detalhes da imagem — FamilySearch.org

• Olá srs.

Continuando a saga da procura da Certidão do meu bisavô. Conversando com uma colega, informei a ela que eu encontrei a Certidão de óbito do meu bisavô, faleceu no RJ em 31.07.1925, com 46 anos, consta na certidão de óbito de no. 1663, no Cemitério do Cajú, menciona na Certidão que ele é Português (NÃO diz de onde), encontrada online no FS. Casado com Maria Barboza Gouvea, falecida em 04.03.1949, em S.José de Meriti/RJ, nascida em PE.

A busca nos cartórios seria pra pedir uma 2a. via, mas NÃO sei se adiantaria, porque o foco é achar o assento de batismo.

Eu parto para esse caminho? Como procurar nos cartórios? Já que não sei em qual está a certidão?!

Gostaria de ajuda dos colegas. Alguém dos Fórum tem outras idéias?

Grata desde já.

• Olá colegas do Forúm!

Gostaria de saber também onde procurar a chegada de Navios vindo de Portugal, (talvez ajude a achar um assento de batismo ou qualquer outro documento) chegando em Pernambuco, seria meu bisavô BENTO FRANCISCO GOUVEA e ...outro nome, avô da minha cunhada ALBERTO FERREIRA DIAS, nascido a 04 de Dezembro de 1927, pai ANTONIO FERREIRA DIAS e mãe MARIA de OLIVEIRA FERREIRA DIAS ( pode ter vindo com os pais ou outra pessoa mais velha, um primo talvez, estou ajudando minha cunhada tmb nessa busca, a chegada no porto não sei em que estado brasileiro foi, mas ele morava em Manaus).

@mabego sim o BENON é o irmão do meu vô JOSÉ CARLOS GOUVEA, que nasceu em 22/07/1907; eu achei esse registro no Family, a minha angústia é essa : ter achado o batismo do irmão do avô, que nasceu depois, e não do meu avô José 😔 até agora. Eu preciso achar. NÃO vou utilizar essas informações mais pra mim, infelizmente meu pai que era o neto, veio a falecer em Agosto, mas tenho o intuito de fazer para meu tio.

Meus sinceros cumprimentos a todos que ajudam nessa busca.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.