José Cândido Ferreira

Sou José Cândido

Minha esposa é neta de portugueses já falecidos. Os pais dela também são falecidos. Minha esposa está pleiteando sua cidadania. Os avós migraram para o Brasil por volta de 1920. Não se tem exatidão do nome do avô, filiação, data e local de nascimento em Portugal. Só tem os documentos tirados aqui no Brasil. A avó tem informações mais completas sendo relativamente fácil buscar seu assento de nascimento. A tia da minha esposa e seus filhos já tiraram a cidadania. A tia está viva mas com alzheimer e não se lembra de nada. Só tem o cartão do cidadão. O fato da tia ter a cidadania facilita ou ajuda no processo da minha esposa? Tem como descobrir o processo da tia em algum lugar em Portugal? Juntar algum documento da tia facilita a comprovação da descendência? Qual o caminho mais fácil ou mais adequado? Agradeço as dicas, orientações e ajuda.

Comentários

• @JoseCandidoFerreira claro que facilita a tia ter cidadania. Basta pedir a certidão de nascimento da tia da sua esposa, no site civil online Civil Online (mj.pt) paga 10 eur com cartão visa (debloqueado para compras internacionais) Na certidão de nascimento portuguesa da tia da sua esposa virá o nome completo dos avós da sua esposa e a naturalidade deles e a idade que tinham quando ela (a tia) nasceu. Em todo o caso, quando a sua esposa requerer a nacionalidade vai fazer um "requerimento" a juntar com o formulario 1D algo como "fulana tal (nome da sua esposa, solicita à conservatória dos registos centrais de Lisboa (unica conservatoria com para o processo de netos) para consultar a sua base de dados, quanto aos documentos necessários relativos ao ascendente português Fulano de tal (nome do avô pt da sua esposa) e Fulana de Tal (nome da avó pt da sua esposa), os documentos que instruíram o processo xxxxx (indicar o numero do processo de cidadania da tia da sua esposa, que vai estar no averbamento nº1 do assento de nascimento português da tia da sua esposa) e que deu origem ao assento xxxx/ xxxx da conservatoria dos registos centrais (colocar o numero do assento de nascimento da tia)" depois no fim coloca o nome da cidade onde vc e a sua esposa residem e a data-

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.