Busco certidão de meu avô
Olá, tudo bem com voces?
Estou procurando uma ajuda para encontrar o registro de nascimento ou o assento do meu avo materno para poder começar o processo da minha cidadania?
Esses são os dados que tenho
Nome: João Pereira
Pai: Manoel Pereira
Mãe: Maria dos Santos
Nasceu em Funchal, Ilha da Madeira, Portugal em 26 de Agosto de 1907. Freguesia de Canhas, Conselho de Ponta do Sol. Faleceu em 08 de Novembro de 1986 em Santos, São Paulo, Brasil
Emigrou para o Brasil em 1928. O Registro no consulado de Portugal, em Santos, é numero 33437
CPF (Brasil) numero 235 546 498 72
Casado-se com Izabel de Jesus Lessa, que mudou seu nome para Izabel de Jesus Pereira, em 16 de Fevereiro de 1935.
Conseguem, por favor, me dar uma luz?
Muito obrigado!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@markaraujo acho que nasceu em setembro de 1906
Agora diga, a Izabel era portuguesa ou brasileira, foi ele que declarou os filhos no cartório no primeiro ano de vida? Se a Izabel era portuguesa, vcs terão que tratar da transcrição do casamento deles. Se ela era brasileira e foi ele que declarou os filhos no primeiro ano de vida então está tudo bem e não precisa transcrever o casamento em principio.
@nunogomes
Pelo casamento anexado pelo @markaraujo Izabel era Portuguesa de Fumegal, Ilha da Madeira nascida a 07/08/1918
@AlanNogueira o documento anexado é de outro caso XD
@markaraujo a Izabel é natural de Canhas, Ponta do Sol quase de certeza, já encontrei os batismos de alguns irmãos da Izabel, mas ela deve ter nascido mesmo em 1917/ 1918 e por isso o assento de nascimento dela está na Conservatória do Registo Civil de Ponta do Sol.
Deve então pedir a certidão de nascimento dela no site civilonline Civil Online (mj.pt) e pagar com cartão visa (desbloqueado para compras internacionais) serão 10 €. Uma coisa, indique como mãe Maria dos Santos e não Maria dos Santos de Lessa, porque em Portugal ela nunca teve o nome do maria José de Lessa pq em Portugal a moda das mulheres ficarem com o nome dos maridos só começou em 1930/40. No Brasil era mesmo a Lei que obrigava, em Portugal tal nunca foi regulado por lei, sempre ficou "nas mãos" da mulher adotar ou não o nome do marido.
Quando fizer o pedido, indique no ano de registo 1924. e na data de nascimento tb coloque qualquer uma desde que em 1924. Nas observações é que vai escrever: "A data de nascimento correta é 1918 ou 1917. No assento de casamento brasileiro constou 7 de agosto de 1918. Alguns irmãos mais velhos foram batizados em Canhas antes de 1911"
@nunogomes
🤦🏼♂️ desculpe…
Vocês são sensacionais! Muito Obrigado mesmo!