Certidão de nascimento de Maria Teixeira da Silva

Prezados,

sou nova por aqui e não sei por começar. Tento localizar a certidão de nascimento dos meus bisavós, ambos portugueses, que se casaram no Brasil. Só tenho a certidão de óbito e a de casamento deles, porém só consta nacionalidade portuguesa. A família diz que ela era de Amarante e ele de algum lugar próximo a Coimbra. Como proceder?

Maria Teixeira da Silva, filha de Ignacio Teixeira da Silva e Rosa Braz da Silva. Nascimento em 1898

Manoel Joaquim, filho de Manoel Joaquim e Felismina da Silva Joaquim. Nascimento 1896

muito obrigada

Comentários

• @marcela77 vc terá que pedir a certidão Maria Teixeira da Silva, filha de Ignacio Teixeira da Silva e Rosa Braz da Silva. Nascimento em 1898 no site Civil Online (mj.pt) porque está num caso excecional que é aconservatoria do registo civil de Amarante (equivalente ao cartorio de pessoas naturais) não enviou os livros de batismo apos 1894/1896 para o arquivo distrital do Porto, então ainda estão na conservatória, pelo que vc tem que solicitar pelo civil online pagar 10 eur com cartao visa. Neste link que eu indiquei indique que a maria nasceu no distrito do porto, concelho de Amarante, e escolha uma qualquer freguesia e na data do registo coloque 1924. Nas observações vai escrever que não tem a certeza da freguesia e que o ano correto de nascimento é 1898! pq isto do ano? é que o site por defeito só aceita pedidos de assentos feito até 100 anos. pq a regra e de que as conservatorias devem enviar os livros com mais de 100 anos para os arquivos distritais. Indique todos os dados que sabe sobre a Maria e boa sorte, torço para que ela seja mesmo de Amarante

• @nunogomes muito obrigada pelas orientações. Eu estarei em Portugal em breve. Saberia me dizer se posso ir pessoalmente a Amarante tentar localizar o registro? Sabe onde procuro? Muito obrigada!

• @marcela77 o livro que vc quer procurar está na conservatória de Amarante e por isso não é de acesso ao público. Só se ele tivesse no Arquivo Distrital do Porto é que vc poderia consultar. Assim, para vc vale pedir no site civilonline e esperar que ela seja mesmo de amarante e que os oficiais da Conservatoria de Amarante localizem o assento.

• @marcela77

Maria... emigração da família, passaporte nº484 https://pesquisa.adporto.arquivos.pt/viewer?id=411738 ...m0084.tif

Perceba que os nomes dos pais estão um pouco diferentes

• @Kleber Silva Aguiar são eles sim! Meu pai reconheceu os nomes dos irmãos da minha bisavó. Agora sei que o sobrenome dos pais não era Da Silva e sim, Pinheiro. Eles eram mesmo de Amarante. Estou muito emocionada!! Muito obrigada

@nunogomes agora vou solicitar com o sobrenome de solteira correto. Muito obrigada

• @Kleber Silva Aguiar vc é mesmo o campeão das buscas :D Parabéns e obrigado por toda a ajuda que aqui dá aos foristas!

@marcela77 sim peça, mas é irrelevante indicar o apelido, uma vez que ela só foi batizada no assento de nascimento que vc vai receber, vai ser uma certidão no formato atual mas com os dados do assento de batismo. Vai vir só com o nome de Maria, vc terá que transcrever o casamento dela para "fixar" o nome! Terá que encontrar ainda o assento de nascimento do Manoel Joaquim para conseguir transcrever o casamento deles!

Ou seja, agora é só meia vitória, ainda temos que encontrar o Manoel Joaquim, @Kleber Silva Aguiar @mabego @Guilherme Moreira @AlanNogueira @CarlosASP podem ajudar aqui?

• @marcela77

Para o registro da Maria é necessário proceder como orientou o @nunogomes . Já pediu no civilonline?

======================

Manoel Joaquim - o nome é muito comum e não temos certeza se os nomes dos pais estão corretos...

Veja que no casamento de Manoel Joaquim com Maria Teixeira da Silva no Brasil ( https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HY-XCW7-PL5?i=26&cc=1582573&personaUrl=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3AQGJB-6ZB4 ) o nome da mãe dele aparece como "FELESMINA DE ROSA" e não Felismina da Silva Joaquim, e o nome do pai repete o nome do noivo (poderia ser um erro??).

Eu chutaria que o registro dele pode ser esse:

https://digitarq.adstr.arquivos.pt/viewer?id=999854 ... m0025.tif n.º 31 - Manoel filho de Joaquim Pereira e Felismina Rosa. Data de nascimento é anterior ao registro brasileiro, mas era relativamente comum os portugueses "remoçarem" na viagem para o Brasil... precisa averiguar melhor essa hipótese...

=========================

Outra possibilidade (menos provavel, já que se trata de uma emigração para os EUA em 1920, mas os nomes são parecidos): https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:ZVF3-XJPZ

• editado February 2023

@marcela77 acho que vc devia pedir inteiro teor digitada do casamento de Manoel com Maria. Penso que o @AlanNogueira acertou em cheio e penso que vc terá que retificar aquele assento de casamento, mas visto serem erros pequenos, até o cartório fará, bastando vc apresentar as certidoes de batismo do Manoel e de nascimento da Maria, ambas apostiladas.

Mas aconselho a qe peça e publique aqui a certidao inteiro teor digitada daquele casamento, poque está mesmo dificil de ler aquele assento de casamento.

Depois poderemos ver como resolver melhor a situação

• @marcela77

Tente localizar o registro de casamento religioso deles. Folheei uma parte do livro da Igreja de Sant´Anna próximo a data do casamento (eles se casaram no civil em Santana... não sei quais seriam as outras igrejas próximas...) mas não encontrei o casamento. Podem ter feito o casamento em outra igreja. Tente ver as igrejas proximas a Santana e aos endereços declarados por eles na certidão de casamento civil, geralmente se casavam na paroquia da noiva...

Era comum na época constar do registro religioso a freguesia de batismo dos noivos, o que daria uma ótima pista.

• @AlanNogueira os portugueses casavam muito numa Igreja de Nossa Senhora da Glória, talvez fosse ou seja uma igreja dita "particular" dos portugueses no RJ.

• @AlanNogueira Igreja do Outeiro da Glória (riodejaneiroaqui.com) talvez a razão seja pq foi o templo "de eleição" da familia real Portuguesa enquanto esteve no RJ e depois da Familia Imperial Brasileira

• @marcela77

Repare que em novembro de 1901, Maria tinha 4 anos. Note também que o sobrenome do pai é Ribeiro e da mãe Pinheiro.

No pedido, informe que a freguesia é Lomba ou Padronelo, provavelmente.

• editado February 2023

@nunogomes infelizmente no FamilySearch só tem os casamentos até 1920 para a Igreja de NSra da Glória... Não sabia que os portugueses se casavam lá...

Um antepassado português da minha família achamos na Igreja de Santo Antônio dos Pobres... olhei lá tmb por desencargo mas nao achei.

Essa a lista das imagens disponíveis se a @marcela77 ou alguém tiver disposto a pesquisar: https://www.familysearch.org/search/image/index?owc=https://www.familysearch.org/service/cds/recapi/collections/1719212/waypoints

• @AlanNogueira @Kleber Silva Aguiar @nunogomes Vocês são demais!!

Já fiz o pedido no civilonline e achei a certidão de casamento do Manuel Joaquim (que é mesmo filho de Manuel Joaquim) com Maria Teixeira transcrita no family search (anexo).

O que posso fazer por agora? Como achar a certidão do Manuel Joaquim (nascido em 24/06/1896, filho de Manoel Joaquin e Felismina de Rosa e Silva). A família diz que ele era da região de Coimbra...

Muito obrigada por me ajudarem nessa busca da minha ancestralidade. Não sabe o quanto tem sido importante entender tantos acontecimentos adormecidos...

@mabego @Guilherme Moreira

• @Guilherme Moreira Pois eh! Como eles viraram Da Silva no Brasil? Na certidão de casamento da filha e na de óbito o sobrenome dos pais aparece como Da Silva. Isso é um problema, não?

@AlanNogueira vou tentar localizar o registro do religioso!

Muito obrigada a todos!!

• @marcela77

considere a possibilidade do casamento brasileiro estar errado nome do pai / data de nascimento.

https://digitarq.adstr.arquivos.pt/viewer?id=999854 ... m0025.tif n.º 31 - Manoel filho de Joaquim Pereira e Felismina Rosa

Acho que o registro que te mandei tem grande chances de ser dele… observou que o avô materno (pai de Felismina Rosa) era João da SILVA?

• @Alberto_carneiro2 por gentileza procuro certidão de casamento de Eugênio Martins Vilela e Georgina dos Santos Vilela,em Braga , Portugal,se puderem me ajudar agradeço muito... não sei a data exata do casamento.

• @And54

Tente colocar mais dados ou documentos para ajudar na localizacao... datas aproximadas com base nos filhos, etc

===============================

Creio que seja o cartão de imigração da irmã de Eugênio Martins Vilela

Alda Martins Vilela, Imigração: https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:33SQ-G5TK-817?i=192&cc=1932363&personaUrl=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3AKNG7-SKF

Ela era de Cabeceiras de Basto, Braga. Pode ajudar a restringir sua busca um pouco mais.

• @Alberto_carneiro2@Guilherme Moreira ..muito obrigada.Deua abençoe muito pela ajuda.

• @Guilherme Moreira ... só não conseguem achar a certidão de nascimento de José Maurício dos Santos Vilela que nasceu em 1944, em março,filho de Eugênio Martins Vilela e Georgina dos Santos Vilela.....a certidão de casamento também já ajudaria do José Maurício dos Santos Vilela...casado com Yeda Silva Vilela.precisando muito desses documentos..

Agradeço muito a vocês estão me ajudando muito para o processo.

Deus abençoe!

• @Alberto_carneiro2@Guilherme Moreira ..seria possível encontrar por favor a carta de imigração de Eugênio Martins Vilela,que nasceu em 1908 em Braga?

• Oi eu sou Silvana Aguiar Teixeira, filha de Alcy Ribeiro Teixeira. O meu pai nasceu no Brasil, em Icó/Ce.

Os meus avós paternos, eu sei os nomes: José Teixeira Filho e Maria Ribeiro Teixeira. Estou buscando informações sobre os meus avós, mas não encontro nada na internet. Um mistério que não consigo desvendar. Caso alguma pessoa @AlanNogueira ou @nunogomes se vocês puderem me ajudar.

• @Silvana1007 primeiramente peça uma certidão de nascimento (preferencialmente inteiro teor) do seu pai no local onde nasceu. Lá deve ter os nomes dos pais dele (seus avós) e dos avós dele (seus bisavós) e talvez mais algum dado que lhe ajude a continuar a busca.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.