Processo de filha com peculiaridades - para onde enviar?

Pessoal, boa noite!

Enfim chegou o momento de enviar os meus documentos para obter a nacionalidade como filha. Já tenho todos os documentos em mãos mas estou em dúvida para qual conservatória enviar.

O meu caso foi discutido no tópico abaixo, visto que minha mãe é solteira e que não tenho o nome de pai na certidão:


Apesar de saber que a maternidade fica estabelecida no meu caso (pais não casados, declarante foi meu avô materno - filho do português, nascida após 01/04/1978 e registrada antes de 1 ano de idade), preferi pecar pelo excesso e enviar alguns documentos a mais, como uma declaração de minha mãe e boletins escolares da menoridade.

Gostaria, mais uma vez, da ajuda de vocês, agora para decidir o melhor local para que meu processo seja analisado. Em princípio, enviaria para o Porto pela agilidade mas ouvi dizer que lá eles são mais rigorosos e devido às questões acima, me orientaram a enviar para outro local.

Comentários

  • editado February 2023

    Meus pais não são casados, e no meu caso somente a declaração servia, pois a maternidade estava estabelecida sem ela ser declarante. Não mandamos nada a mais, eu e meu irmão na mesma condição, além da declaração. Nosso processo correu em passo normal e foi aprovado mês passado, agora só aguardam assento. Tudo no ACP

  • Obrigada pela informação, @Yuri_ !

  • Olá @anaferreirallf e @Yuri , vocês poderiam compartilhar a sua experiência comigo, por gentileza?

    Deixa eu expôr o meu caso. Na verdade da minha irmã.

    Estou ajudando ela a fazer a atribuição da minha sobrinha, hoje com 24 anos. Ela nasceu de uma união que se dissolveu logo em sequência, sem registro de casamento ou qualquer outro instrumento.

    O pai foi o declarante do nascimento, mas ele não possui nacionalidade portuguesa. E nesse caso a orientação seria transcrever o casamento, mas o casamento não existiu....

    Como vocês me orientaram?

    Vi vocês citarem uma declaração, vocês teriam um modelo? Está foi por meio de escritura declaratória em cartório ou de forma simples?

    Desde já agradeço a atenção.

  • @J_Feiteira

    ... Ela nasceu de uma união que se dissolveu logo em sequência, sem registro de casamento ou qualquer outro instrumento.

    O pai foi o declarante do nascimento, mas ele não possui nacionalidade portuguesa. E nesse caso a orientação seria transcrever o casamento, mas o casamento não existiu....

    Como vocês me orientaram?

    Vi vocês citarem uma declaração, vocês teriam um modelo? Está foi por meio de escritura declaratória em cartório ou de forma simples?

    Não houve casamento, portanto nenhum documento a considerar.

    Mas a mãe é portuguesa, pode fazer uma declaração, reconhecer firma por autenticidade e apostilar, e anexar registros de matrícula ou caderneta escolar, cartão de vacinação se tiver, ou qualquer documento de infância que tenha a assinatura da mãe.


Entre ou Registre-se para fazer um comentário.