Batismo de Antonio Joaquim Calado

Olá, colegas!

Tenho experiência em procurar os nascimentos portugueses pois encontrei os assentos de batismo de meus bisavós, pais da minha avó. Com isso, o processo de minha avó foi finalizado e o assento já foi criado e estamos no andamento do processo de atribuição de filho para minha mãe, e, posteriormente, para mim.

Ocorre que os parentes da familia do meu avô também estão querendo a nacionaalidade portuguesa, pois o pai do meu avô também era português.

Entretanto, o assento de batismo do meu bisavô, pai do meu avô, está muito mais difícil de encontrar.

Poderiam me ajudar, por favor? Segue os dados que possuo:

Nome: ANTONIO JOAQUIM CALADO

Filiação: FRANCISCO JOAQUIM CALADO e MARIA JOAQUINA

Nascimento: pelas contas feitas pela certidão de óbito, nasceu em 1894 ou 1895.

Localidade: BRAGA, porém não sei se é o concelho ou o Distrito.

A quem puder ajudar, eu agradeço profundamente!

Atenciosamente,

Marcus Vinicius Calado Pereira

Comentários

• @MVCPereira

Tem esse aqui, mas pode ser um homônimo. Ele é de Vila Real, distrito vizinho à Braga, mas do concelho de Valpaços, que já fica para o lado de Bragança.

https://digitarq.advrl.arquivos.pt/details?id=1058827

https://geneall.net/pt/mapa/17/vila-real/

Tem também a questão do ano de nascimento, mas as idades deduzidas a partir de óbitos frequentemente estão erradas. Quem declarou o óbito, algum parente próximo ou um desconhecido (pois podia ser qualquer pessoa)? Tem outra fonte para deduzir a idade dele (alguma referência no casamento ou no nascimento dos filhos etc)?

Onde ele viveu no Brasil? Com quem casou? Se foi no Rio de Janeiro, os casamentos religiosos lá frequentemente mencionam a freguesia de origem dos noivos.

Você já construiu a árvore da família dele no Family Search? É grátis.

Especialmente em casos como esse, com pouca informação, é importante "rechear" a árvore com o maior número possível de dados. Nomes e todas datas de nascimento (ano já ajuda), casamento e óbito que souber do bisavô, avô, seus tios, cônjuges, irmãos dessas pessoas etc. Quanto mais, melhor. O sistema do FS usa esses dados para tentar achar documentos de algum deles já indexados e também outras árvores que algum parente distante já possa ter feito (tem gente que acaba achando dados do português através de um tio-avô, um primo distante etc). O sistema vai aprendendo a tentar achar essas conexões conforme mais dados são inseridos.

Depois, se quiser, deixe o link para a árvore "recheada" aqui que ajuda o pessoal a procurar algo. Pode haver detalhes nos documentos lá que você não percebeu e alguém note e isso leva a pistas para aprofundar a pesquisa.

• @CarlosASP

Muito obrigado por sua atenção!

Já tinha visto esse homônimo do meu bisavô no Arquivo Distrital de Vila Real, mas ao visualizar o registo do passaporte, o nome dos pais não coincidem.

A propósito, esqueci de acrescentar o último sobrenome da mãe do meu bisavô: Maria Joaquina REIS.

Respondendo aos seus questionamentos:

Quem declarou o óbito dele, ocorrido em 1925 em SãoPaulo, foi minha bisavó. A idade dele bate com o informado em seu casamento, o qual foi em São Paulo, em 1921, na Igreja de São João Batista, no bairro do Brás. O cartório é o 10°, no bairro do Belenzinho.

Nas certidões de casamento e de óbito só é dito que ele era natural de Braga, Portugal.

O nome de minha bisavó com quem ele se casou é Ermelinda Prata, cujos nomes dos pais são: Manoel Prata Junior e Maria Joaquina.

Por ironia, encontrei os batismos dos pais da minha bisavó Ermelinda através do Family Search, os quais são ambos da freguesia de Santa Maria de Campanhã, concelho do Porto.

Com relação ao meu bisavô, já pesquisei nos livros de batismos de todas as freguesias do concelho de Braga para os anos de 1894 e 1895, através do Arquivo Distrital de Braga, e não o encontrei. Com isso, desconfio de que ele era de outro concelho do Distrito de Braga.

@Kleber Silva Aguiar

@nunogomes

@mabego

e demais colegas experientes em encontrar os assentos portugueses, poderiam, encarecidamente, me dar uma luz?

Agradeço profundamente a ajuda de vocês desde já.

Atenciosamente,

MVCPereira

• Brasil, São Paulo, Cartões de Imigração, 1902-1980; https://familysearch.org/ark:/61903/3:1:3QS7-99DS-SZL?cc=2140223&wc=Q4RY-SPX%3A1056966101%2C1057027701

@MVCPereira este pode ser o pai de Antonio Calado? Veja que chegou ao brasil pelo porto de Santos no dia 1/11/1903. Assim se achar que é ele, pode tentar procurar o registo dos passaportes do arquivo distrital de Braga ou do Porto (pq muitas pessoas do norte tiravam o passaporte no Porto) e não precisa procurar por uma janela muito longa de tempo, basta recuar nos dois distritos entre 15/10/1903 até 15/07/1903. se tiver muita paciencia ver tb do distrito de vila real.

• @MVCPereira Uma coisa que me lembrei, não se esqueça que Braga é a arquidiocese primaz da P. Ibérica, e até 1900 e poucos era praticamente todo o norte de Portugal, então, no assento de batismo de Antonio deve estar algo como na igreja paroquail de sssss, concelho de xxxxx archidiocese de Braga. e ai podem ter sempre replicado a informação de que ele era de Braga então aquele assento que o @CarlosASP achou pode mesmo ser o dele

• @MVCPereira

o que achei do Antonio Calado é exatamento o que o @CarlosASP achou!!

:/

• @mabego quando visualizei o livro onde está esse registo do passaporte, os nomes dos pais desse Antônio não coincidem em nada com os do meu bisavô, mas agradeço demais a sua presteza e atenção.

@nunogomes eu também encontrei esse Francisco Joaquim Calado e acredito mesmo que deva ser o pai do meu bisavô pois o endereço declarado no cartão de imigração é a mesma rua que consta na certidão de óbito como sendo o local de falecimento do meu avô. Mas fiquei na dúvida pois não existe o cartão de imigração do meu bisavô, será que apenas não foi catalogado e digitalizado?

Não sabia dessa questão de que Braga era a principal Arquidiocese de Portugal na época. Vou pesquisar então nos arquivos distritais do Porto também. Pela sua experiência, acha que vale a pena eu pesquisar o passaporte do pai do meu bisavô também em Bragança, Vila Real e Viana do Castelo?

Muito obrigado novamente!

• @MVCPereira acho que se quer tentar ir pelo passaporte, devia procurar passaportes entre 1/11/1903 (data que consta no cartao de imigrante como desembarque em Santos SP) até junho julho de 1903. Primeiro braga, depois porto, depois vila real e depois bragança. tem que procurar o passaporte do Francisco Joaquim Calado, que deve ter como acompanhantes a mulher e os filhos. Tendo essa informação que o endereço daquele cartão é o mesmo da certidão de óbito, poucas duvidas restam de que aquele cartao de imigrante é o do pai do seu Antonio Joaquim Calado, pena mesmo é de ser um cartao de imigrante da primeira geração, que os cartoes depois dos anos 50 costumavam dizer logo a data de nascimento e o local de nascimento.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.