Ajuda para encontrar freguesia/conselho

Prezados,

Poderiam me auxiliar na busca da localidade de nascimento do meu bisavô Português?

Nome do bisavô: Albino Antônio de Carvalho

Data de nascimento: 11/05/1911

Filiação: José Antônio de Carvalho e Maria Luisa da Costa

Meu bisavô era Português, assim como os seus pais e o meu avô dizia que ele teria vindo para o Brasil com aproximadamente 3 anos de idade, pelo porto do Rio de Janeiro. Já pesquisei bastante mas não consegui êxito nas minhas buscas.

Se puderem me ajudar a encontrar a localidade de seu nascimento, agradecerei imensamente.

William

Comentários

• Prezados foristas,

desculpem a insistência, mas será que não tem ninguém que possa me ajudar? Pois tentei de diversas maneiras buscar a localidade de nascimento do meu bisavô e não obtive sucesso. Caso tenham alguma dica ou direcionamento para me passarem, ficarei imensamente grato!

Abraços!

• @William77

com as informações que vc postou, não localizei nada.

São nomes comuns e dificulta muito a pesquisa.

Tem documentos? se tiver poste.

Fez árvore no Family Search? se não fez, faça.

• @William77 tb já fiz umas buscas e já encontrei a arvore que vc montou no FS. acontece qe o Albino era filho único, pelo menos se o óbito de Maria Luisa foi bem declarado. Assim, se Albino nasceu mesmo em maio de 1911 é bem provável que esse assento de nascimento ainda esteja numa conservatória do Registo Civil e não está informatizado, pq eles só informatizaram os nascimento de 1935/1945 até 2007, os anteriores a essas datas, eles só informatizam se alguem solicitar uma certidão e ai fazem um novo assento informatico com os dados do assento em papel. Vc deveria tentar perguntar para algum parente mais idoso se ele tem ideia de onde o casal Jose e Maria Luisa possam ser, ou mesmo o Albino. O mais provável é que eles tenham casado em 1910, só que o FSearch em Portugal, não sei a razao só indexou os nascimentos e óbitos, os casamentos não estão indexados então será dificil. VC consegue localizar o óbito do José Antonio de Carvalho? la pode ter algo ou até o nome dos pais do Jose, avós paternos do Albino.

Outra dica, veja quem ficou com as coisas/documentos do seu avô albino quando ele faleceu em 1990. Quem sabe tem para lá algum passaporte ou documento que facilite a busca. Se vc vier a descobrir alguma possivel terra de onde são o Albino e os pais, deveria arriscar pedir o nascimento dele no CivilOnline para que a conservatória dessa terra (equivalente ao Cartório) localize o assento de nascimento dele

• Alguém pode me ajudar por favor?

Preciso da certidão de batismo de Francisco Gonçalves

Nascimento 1894

Freguesia de Moreira, Basto

Pai Antonio Gonçalves

Mãe Maria Marinho

Obrigada

• editado February 2023

@Jlelles

Qual a fonte dessa informação, em especial o ano de nascimento?

Será o Francisco Gonçalves que casou no Rio de janeiro com Maria Fernandes em 1915? A Maria tem variações no nome: Maria Fernandes da Costa.

Esse Francisco é filho de Antonio Gonçalves e Maria Marinho. nascido na freguesia de Moreira do Castelo, do concelho de Celorico de Basto, distrito de Braga (uma parte do registro está na imagem 76 e o começo na 75):

http://pesquisa.adb.uminho.pt/viewer?id=1013469&FileID=871686

No casamento religioso dele, o ano de nascimento implícito seria 1890-91; mas aparece a freguesia:

https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:939F-KJSZ-SN?i=9

Já no casamento civil, na averbação na lateral, aparece que a data certa de nascimento é 08/10/1889 - que corresponde ao batismo no link acima:

https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-XXCS-Y5K?i=5&cc=1582573

• editado February 2023

@mabego @Jlelles

Esse outro Francisco: na página seguinte consta anotação que faleceu em 28/02/1896.

• @CarlosASP

outro caso em que o filho morreu criança e colocaram o mesmo nome no filho seguinte?

• Caro @nunogomes

Infelizmente os mais idosos da família já faleceram, inclusive meu avô, filho do Albino. Do que consegui encontrar e foi incluído no FS (casamento e óbito do Português - Bisavô), porém em ambas as certidões não consta a localidade de nascimento, apenas a nacionalidade. Vou mandar aqui, para ver se você ou algum dos outros foristas, conseguem me ajudar por favor.

Onde encontrou o óbito da Maria Luisa, pois não consegui encontrar, poderia me enviar?

Obrigado

• @William77

Os pais de Albino foram padrinhos nesse ato de batismo de Roza, em 1896 (Fiscal, Amares, Braga): https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:33SQ-GT7R-DV4?i=342&personaUrl=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3A6XPY-42GB

Aqui fala o local onde residiam, que acredito seja uma boa pista de local para você pesquisar o nascimento do filho do casal (Albino). Infelizmente não estou conseguindo identificar bem o local... parece ser "Gouviães, Concelho de ???". Só achei Gouviães concelho de Tarouca, Viseu, não sei se é o mesmo lugar (https://tombo.pt/f/trc02)

Como ele nasceu apos 1911 identificando o local vc pode tentar pedir pelo civilonline (https://www.civilonline.mj.pt/CivilOnline/) custa 10 euros e chega em poucos dias (on line).

Boa sorte em sua busca!

• Caros @AlanNogueira e @Guilherme Moreira

Imensamente agradecido à ajuda dos Srs. Com este Norte, acredito que conseguirei seguir e ter êxito na minha busca.

Agradecido e certamente voltarei aqui, assim que concluir as buscas, para avisar!

• @mabego

Sim, a averbação no casamento no BR (se esse for o Joaquim Gonçalves certo), dá a data de nascimento em 08/10/1889, que bate exatamente com o primeiro batismo colocado no post acima. Falta quem perguntou confirmar se ele busca o Joaquim que casou com Maria Fernandes (da Costa) no Rio em 1915,

Sim, é estranho que o Francisco de 1892 não apareça como "segundo do nome"; o pároco pode ter esquecido. Pois pelos avós dá para ver que é o mesmo casal. Maria Marinho aparece como Maria Moura Dias neste segundo Francisco, A não ser que seja um caso extremo de casal homônimo com os mesmos pais (duas Marias irmãs, casando com dois Antonios irmãos)!

O passaporte acho que é de outra Maria Marinho, A dos batismos é filha de Joaquim Moura Dias e Victoria Marinho. Nesse passaporte aparece como filha de Florinda Rosa.

O casamento de Antonio Gonçalves e Maria Marinho deve ser esse:

http://pesquisa.adb.uminho.pt/viewer?id=1013480&FileID=871782

• @CarlosASP e @mabego obrigada pela ajuda,depois encontrei os documentos, só não estou conseguindo contato via email com o distrito de Braga pra conseguir uma cópia, ninguém responde. Tem como saber se o casamento dele no Brasil com outra portuguesa foi averbado em Portugal?

• @Jlelles

enviou email para este endereço? adb@adb.uminho.pt

inclusive vc pode pedir esta informação, também por este email.

• @mabego mandei para esse email já tem 1 semana, só que não responderam. Teria outro lugar p pedir?

E pedi a daMariaa esposa dele no arquivo distrital de Viseu e responderam que somente na Conservatória de Lamego, daí pedi por email a Conservatória de Lamego, só que pedi ontem, e ainda não me responderam.

• @mabego mandei para esse emajá tem 1 semana, só que não responderam. E pedi a da Maria no arquivo distrital de Viseu e responderam que somente na Conservatória de Lamego, daí pedi por email a Conservatória de Lamego, só que pedi ontem, e ainda não me responderam.

• editado February 2023

@Jlelles

AD Braga é mais demorado mesmo. Em 2021 pedi e recebi certidões usando adb@adb.uminho.pt

Já adianto que na época não aceitavam pagamento por cartão; na resposta eles indicavam o custo e como pagar. O AD Braga é diferente da maioria dos outros; é parte da Universidade do Minho.

Opções de pagamento

1. Vale postal ou cheque (de agência portuguesa, em Portugal) em nome de Universidade do Minho / Arquivo Distrital de Braga enviado para:

Arquivo Distrital de Braga

Universidade do Minho

Largo do Paço

4704-553 Braga – P 

2. Transferência bancária para a conta

IBAN: PT50-0033-0000-45404319012-05

BIC/SWIFT-BCOMPTPL

Os custos da transferência são da responsabilidade do utilizador.

• @CarlosASP obrigada, pedi no site da certidaocivil, vamos ver o q sai mais rapido

• Outra ajuda se vcs conseguirem, o Francisco Gonçalves casou no Brasil em 1915 com a Maria, cujo nome era Maria Fernandes da Costa e passou a ser Maria da Costa Gonçalves. No registro de casamento e tb no de nascimento dos filhos a mãe da Maria se chamava Francisca Fernandes, porém no registro de batismo da Maria consta como Francisca de Almeida. Vi que os pais da Francisca se chamavam Antonio Fernandes e Luiza de Almeida, será que me ajudam a buscar a certidão de casamento da Francisca com o Domingos da Costa, queria ver o nome que consta nela. Obrigada.

• @Jlelles

Domingos e Francisca casaram em Lazarim (segundo o batismo da filha Maria que nasceu em 1896). Pode ser que os livros para a provável data de casamento não estejam online, mas pode arriscar ver se casaram ainda no fim do último livro disponível.

Como a filha desse casal, Maria, nasceu em Lazarim em 1896, você pode buscar nos nascimentos de Lazarim outros irmãos e ver como constam os ascendentes nesses batismos, já que os livros de batismos estão online:

https://tombo.pt/f/lmg12#MARR

• @CarlosASP obrigada.

Outra dúvida: Será que consigo transcrever a certidão de casamento do Francisco Gonçalves com a Maria da Costa Gonçalves, sendo que na certidão de casamento da Maria a mãe está Francisca Fernandes e na certidão de batismo está Francisca de Almeida?

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.