Ajuda em encontrar registro
Boa tarde, gente, tudo bem?
Estou procurando os documentos da minha família para tirarmos a cidadania portuguesa. Como a portuguesa é a avó da minha avó , primeiro minha avó teria que tirar e depois o restante da família. Mas sem problemas!
No meio das buscas do Family Search, já encontrei todas as certidões necessárias, menos algum registro (batismo ou civil) da portuguesa.
Nome: Justina Pereira
Filiação: José Pereira e Carolina Furtado
Ano de nascimento: provavelmente entre 1897 a 1900
Possível lugar de desembarque: São Paulo
Possível idade que chegou ao país: 6 anos de idade
Estou anexando as certidões de casamento (São João de Meriti / RJ) e óbito (Rio de Janeiro / RJ). Um adendo: essas certidões constam ela como natural do Estado de São Paulo e eu até achei um registro de uma Justina Pereira numa cidade de São Paulo no Family Search, mas está bloqueado. Ainda não tive tempo de ir numa biblioteca filiada olhar. Mas de qualquer forma, se for ela, seria muito importante ver um registro português da Justina para podermos retificar essas certidões e então tirar a cidadania. Minha avó me diz que cresceu com ela dizendo que era sim portuguesa, mas não se recorda do nome da cidade.
Comentários
@giovannicontii
Estranho toda documentação constar brasileira / natural de São Paulo... Muitas vezes em questão de pesquisa genealógica a gente se surpreende com o que se encontra, já que nem sempre as histórias contadas na família se confirmam...
Como o casamento é no Rio de Janeiro provavelmente o processo de habilitação do casamento não existe mais para que possamos pedir desarquivamento e verificar a certidão apresentada por ela... mas certamente ela apresentou algum documento de São Paulo para constar essa informação.
Tente acessar essa imagem bloqueada do FamilySearch por meio do serviço abaixo para verificar se é a mesma Justina:
https://www.familysearch.org/pt/blog/novo-servico-de-busca-na-biblioteca-para-quando-voce-nao-puder-visitar-a-biblioteca-da-historia-da-familia-ou-mesmo-um-centro-de-historia-da-familia-local
https://forms.office.com/Pages/ResponsePage.aspx?id=s-7mYddfqkquPGHo3rCbeXDgy5vNu0pJhOnXB8jRDZtUNzlIR1VFVkhEWFNSVVFQNDRTUjdGRzRFVy4u
@AlanNogueira realmente também fiquei intrigado com isso! Vc sabe se São João de Meriti tb queimou as habilitações de casamento? Vou tentar descobrir isso e ver se consegue desarquivar, ou pedindo uma busca no departamento do Tribunal de Justiça que guarda algumas habilitações.
Desde já, pedi a imagem desses arquivos da maneira que vc me ensinou! Não sabia
Muito obrigado!
@giovannicontii
especificamente de cada lugar não sei, que verifiquei é que a maioria das habilitações já foram incineradas, em geral de todos os cartórios, que foram autorizados a expurga-las em determinada época. Parece que algumas poucas que se salvaram foram as que foram remetidas para o Arquivo Nacional, que você pode pesquisar pelo SIAN. Mas são minoria. Desconheço habilitações do Rio no Tribunal de Justiça, depois se achar me passa como pesquisar por favor 🙏🏻
@giovannicontii Eu consegui a habilitação do casamento do meu avô em Magé - RJ. Na cidade do Rio é difícil. Mas acho válida buscar em São João pq é estado do Rio, como magé.
Ola!
Liguei para o cartório de SJM e infelizmente eles também queimam os arquivos @pedrobarroso . Estou esperando os registros digitais do Family Search chegarem, se não for a minha trisavó, vou emitir uma segunda via desse casamento e com o número da habilitação de casamento, vou procurar saber se no Arquivo Nacional consigo localizar ou no Tribunal de Justiça. Aliás esse é o contato @AlanNogueira
@giovannicontii obrigado!