Atribuição para filho, sem transcrição de casamento

Olá a todos, sou novo aqui.

Estou dando início a naturalização de meu pai por atribuição, ele é filho de português, e gostaria de saber como está sendo a exigência sobre a transcrição de casamento hoje em dia. Meu avô é o declarante de meu pai, e o mesmo foi registrado 2 meses depois do nascimento. Alguém aqui no fórum deu início, no processo sem a transcrição de casamento, e teve sucesso?

Comentários

  • @Ferandraad

    Não é necessária a transcrição.

    Mas vi uma exigência de que Portugal quer saber sobre o motivo do registro tão tarde (apesar de estar dentro da regularidade do registro ter sido feito na menoridade).

    É melhor se precaver, fazendo uma carta (assine por autenticidade e apostile) explicando os motivos desta data de dois meses depois, para juntar ao processo.

  • @mabego @Ferandraad se foi dois meses depois do nascimento ainda está tudo muito normal, eles só consideram estranho, aliás a prórpia lei, quando é um ano após o nascimento. Se foi no segundo mês está tudo muito tranquilo. Se o assento de nascimento brasileiro bate com o assento de nascimento português (isto é, se no assento brasileiro, o nome do pai português e dos avós portugueses baterem certinhos) não há mal nenhum. Diga uma coisa, o seu avô português, o pai do seu pai, nasceu antes ou depois de 1911, ou seja, no assento de nascimento dele já tem o nome completo (nome + sobrenome)?

  • Meu avô nasceu em Portugal no ano de 1922, ja encontrei o assento no civil online, teve algumas retificações para ser feita aqui no Brasil, porque no assento português tem um Gomes no sobrenome do meu avô, por parte da minha bisavó que no documento do Brasil não constava, mas já pedi a retificação e já está em andamento. E sobre o ter feito só depois de 2 meses, foi por conta que meu pai nasceu em um final de ano mais precisamente 14/12, e como o nascimento foi em uma cidade bem pequena do interior do Paraná o único cartório da cidade estava de férias, e como meus avós moravam em uma área rural, e aquela época era difícil a locomoção, fizeram o registro após 2 meses

  • @Ferandraad

    Faça uma cartinha contando esta história.

    É mais que suficiente e justificável.

  • Obrigado pela a ajuda, sou muito grato.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.