Duvida sobre legalizacao de certidão de óbito

É necessário legalizar a certidão de óbito do nacional português falecido no brasil  no itamaraty? Ou somente no consulado? 
O documento será enviado para CRC. Obrigado.

Comentários

• Todos os documentos(certidões) Brasileiros que saem daqui pra PT, tem que ser legalizados, pois é uma forma da CRC saber que o documento é autentico...
  • Pergunto porque no consulado no rio de janeiro me falaram que óbito não necessita ser legalizado no itamaraty.

• Felipe,

não só o consulado, mas tb o Guia de Ajuda da comunidade - veja o post de 27/09/2011.

• imageGuilherme Moreira dos Santos:

Felipe,

não só o consulado, mas tb o Guia de Ajuda da comunidade - veja o post de 27/09/2011.

Muito obrigado !!!
  • No meu caso eu legalizei...

• Enviei a certidão

Liguei para CRC hoje para perguntar como anda o processo da minha mãe. Faltava a certidão de óbito do meu avô que foi recebida pela CRC dia 18/05. A atendente me disse que o processo ou a certidão (não entendi muito bem) foi enviado para uma entidade que ela não soube me dizer se era uma entidade brasileira ou portuguesa e que a resposta dessa tal entidade iria levar mais ou menos 1 mês. Alguém sabe me dizer que entidade é essa ? Será que já é para a conclusão do processo já que em teoria nao falta nenhum documento?
  • Alguem sabe a resposta??
  • Felipe,
    A entidade deve ser porturguesa. Nao tem porque ser brasileira.
    Voce aproveitou para pedir o numero do processo da sua mae?
    Com esse numero fica mais facil a comunicacao quando voce volte a ligar.
  • imageDenise A. Espinal:
    Felipe,
    A entidade deve ser porturguesa. Nao tem porque ser brasileira.
    Voce aproveitou para pedir o numero do processo da sua mae?
    Com esse numero fica mais facil a comunicacao quando voce volte a ligar.
    Obrigado Denise. Será que falta pouco ? Pelo  fato de ter chegado até ai corro algum risco de que nao seja deferida a cidadania?
    OBS : tenho o numero do processo..
  • Felipe,

"acredito" que deva ser a Conservatória do Registo Civil onde consta o assento de nascimento do seu avo, que é a responsável pela informatização do mesmo, isto é, a transcrição para os meios informáticos.

• Liguei pra CRC hoje, ja enviei todos docs, me disseram que os docs foram enviados pro consulado do Rio de Janeiro para verificar a autencidade dos mesmos. Para os que já passaram por isso quanto tempo demorou até a resposta do consulado do RJ ?
    obs: fiz todo o processo pela crc, utlizei o consulado somente para legalizações. Esse é o processo de aquisição da minha mãe
  • As certidoes de obito nao precisam de legalizacao, Pessoalmente na CRC de Lisboa me disseram que nem mesmo e necessario esse documento pois pra eles nao interessa o obito.
    Quanto a legalizacao de outros doctos, somente as certidoes de NASCIMENTO precisam de legalizacao de ser de Inteiro Teor.
    Essas informacoes sao da Conservatoria dos Registos Centrais de Lisboa.
  • complementando..
    A certidao de obito so e usada no caso de segundo casamento de viuvo para provar a dissolucao do casamento anteriror..

• Paulo, tinha enviado uma certidão simples e disseram que não servia simples teria que ser de inteiro teor e legalizada pelo consulado. Pois bem , enviei a certidao de inteiro teor e legalizada. Dai liguei pra crc  depois de 2 semanas  me disseram que os documentos tinham sido enviados para algum orgão que eles nao sabiam dizer se era em portugal ou no brasil. Esperei mais 2 semanas e falaram que os docs foram enviados pro consulado no rio de janeiro para verificar a autenticidade dos mesmos. Não entendi muito bem o porque dessa burocracia tendo em vista que não falta nenhum documento para concluir o processo... ou pelo menos me disseram que nenhum documento esta pendente. Essa é a atribuição da minha mãe ou seja estou muito ansioso para o fim desse processo para dar inicio ao meu.
    obs. Existe uma retificação na certidão de óbito sobre a naturalidade do meu avô que estava como se ele fosse natural do meu estado Espirito Santo. No intervalo de envio entre a primeira e a segunda certidão de óbito recebi uma carta da crc que me dava um prazo de 20 dias uteis acrescidos de 30 dias de acordo com uma lei portuguesa. Enviei no prazo estipulado. Fiquei imaginando se poderia ser de certa forma uma urgencia da parte deles para terminar o processo que foi iniciado em 2010. Obrigado pela ajuda!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.