Duvida sobre legalizacao de certidão de óbito
É necessário legalizar a certidão de óbito do nacional português falecido no brasil no itamaraty? Ou somente no consulado?
O documento será enviado para CRC. Obrigado.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Felipe,
não só o consulado, mas tb o Guia de Ajuda da comunidade - veja o post de 27/09/2011.
Liguei para CRC hoje para perguntar como anda o processo da minha mãe. Faltava a certidão de óbito do meu avô que foi recebida pela CRC dia 18/05. A atendente me disse que o processo ou a certidão (não entendi muito bem) foi enviado para uma entidade que ela não soube me dizer se era uma entidade brasileira ou portuguesa e que a resposta dessa tal entidade iria levar mais ou menos 1 mês. Alguém sabe me dizer que entidade é essa ? Será que já é para a conclusão do processo já que em teoria nao falta nenhum documento?
A entidade deve ser porturguesa. Nao tem porque ser brasileira.
Voce aproveitou para pedir o numero do processo da sua mae?
Com esse numero fica mais facil a comunicacao quando voce volte a ligar.
Felipe,
"acredito" que deva ser a Conservatória do Registo Civil onde consta o assento de nascimento do seu avo, que é a responsável pela informatização do mesmo, isto é, a transcrição para os meios informáticos.
Liguei pra CRC hoje, ja enviei todos docs, me disseram que os docs foram enviados pro consulado do Rio de Janeiro para verificar a autencidade dos mesmos. Para os que já passaram por isso quanto tempo demorou até a resposta do consulado do RJ ?
Quanto a legalizacao de outros doctos, somente as certidoes de NASCIMENTO precisam de legalizacao de ser de Inteiro Teor.
Essas informacoes sao da Conservatoria dos Registos Centrais de Lisboa.
A certidao de obito so e usada no caso de segundo casamento de viuvo para provar a dissolucao do casamento anteriror..