Comprovar filiação materna

Boa tarde, estou tendo um problema no meu processo por conta da minha mãe ser filha do primeiro companheiro da minha avó, eles não foram casados. E no registro de nascimento da minha mãe contas somente o meu avô como declarante. Não consigo fazer a atribuição tardia do casamento por conta da minha avó se casar depois com outra pessoa, e ambos faleceram casados. Eu consegui o certificado de bastimo e fotos do livro da época, porém não tem a assinatura como a maioria das comunes pedem. Alguém pode me dar uma luz?

Comentários

• @Rayanasaballa

"... porém não tem a assinatura como a maioria das comunes pedem."

qual seria esta assinatura que vc se refere?

• @Rayanasaballa

Para esclarecer:

Sua avó era PT e seu avô BR; nunca casaram entre si; o avô BR que declarou o nascimento de sua mãe BR. O batismo de sua mãe BR não tem assinatura dos seus avós (a maioria dos batismos BR não tem mesmo). É isso?

Se for isso, é o caso típico onde a maternidade PT não está estabelecida. A solução é encontrar documentos assinados pela avó PT que provem sua participação na vida da filha BR (sua mãe) durante a menoridade dela. Muita gente usa boletins escolares, caderneta de vacinação etc, mas há mais coisas que outros aqui do fórum vão citar.

• @mabego eles pediram para eu achar algum documento assinado pela minha avó, para então comprovar a filiação. Encontrei o registro de batismo, porém no livro não consta assinatura dos pais, apenas do Pároco.

• @Rayanasaballa

Tem uma coisa curiosa aí nesse registro de batismo. O pároco anotou que A Cristiane era filha legítima de Varnir (?) e Silvana.

Para a igreja, filho legítimo = pais casados.

É possível que Varnir e Silvana fossem casados? De onde vem a informacao de que nao eram? Não desconsidere a possibilidade que tivessem realizado somente o casamento religioso.

Acho meio improvável, mas você pode tentar fazer contato com a igreja correspondente e verificar se eles tem algum arquivo. Pode ser que tenham uma pasta com documentos apresentados pelos pais.

• editado February 2023

@eduardo_augusto eu conversei com meu avô, que ainda está vivo. E ele repassou que não foi casado com a minha avó (já falecida). Eu fiquei na “dúvida” em questão ao registro de batismo, exatamente por conter o “filha legítima”, pois é uma baita prova de que minha avó era mãe da minha mãe.

• editado February 2023

• editado February 2023

@Rayanasaballa sua mãe é bem nova, ela deve saber que escola ela frequentou, ela que solicite nas escolas buscas de documentos assinados pela sua avó portuguesa. Ou até documentos relacionados com a saúde ou mesmo na maternidade onde sua mãe nasceu. Qualquer documento assinado pela sua avó servirá!

PS: Na certidão inteiro teor da sua mãe, consta que é filha legitima?

• @nunogomes minha mãe já é falecida. Uma das escolas onde ela estudou achou alguns documentos, porém não conta assinatura. Apenas a filiação e assinatura da secretaria e direitos escolar. 😢

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.