Certidão de Nascimento Avô - Minas Gerais
Olá Pessoal, boa tarde.
Após consegui tirar a cidadania da minha avó, estou na parte que preciso transcrever o casamento dos meus avós para poder tirar a cidadania da minha mãe, e por ai em diante, até chegar a minha vez.
Acontece que, como não temos a certidão de nascimento do meu avô, não consigo saber o exato cartório que ele foi registrado, já tentei procurar pelo https://registrocivilminas.org.br/e-civil/pages/principal.jsf, pelo FamilySearch, e até tentei verificar no cartório que a certidão de casamento foi emitida se tem como desarquivar, e eles comentaram que nem possuem mais os arquivos.
As únicas informações que eu tenho é que meu avô era de Carangola - Minas Gerais
Nasceu em 25/03/1936
Nome: Jorge Rodrigues de Menezes
Nome da Mae: Orodias Moreira da Silva
Nome do Pai; Jose Rodrigues de Menezes
Saberiam me ajudar informando algum meio que eu pudesse encontrar essa certidão?
Desde já agradeço muito.
Comentários
@2danis
existe inconsistência de informações...
o óbito do José:
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-6P6D-9J?i=508&cc=1582573
@2danis
Livro A-17 fls. 048 termo 10.783 - Cartório de Conselheiro Pena/MG
Contatos do cartório abaixo:
Olá, pessoal!
Estou na mesma situação que o @2danis : Já tem mais de 4 anos que estou em busca da certidão de nascimento do meu avô, porém ninguém (e nenhum cartório) encontra. É o único documento que falta para eu dar entrada no processo. :(
Nasceu em 20.09.1902, provavelmente em Recreio (MG)
Nome: Evilasio de Almeida Pina
Nome do Pai: Manoel Tavares de Almeida Pina (alguns lugares está Pinna)
Nome da Mãe: Maria Rosa de Almeida Pina
Cônjuge: Honorina Pereira Pina
Casou em 25.01.1925 em Vista Alegre (MG)
Alguém poderia me ajudar? @AlanNogueira
Agradeço demais!
@rpinap
No seu lugar eu procuraria o registro de casamento deles inicialmente (pedir certidão de inteiro teor e desarquivamento do processo de habilitação de casamento).
Segundo a Wikipedia: Vista Alegre é um distrito do município brasileiro de Cataguases, estado de Minas Gerais. Banhado pelo Rio Pomba, o distrito localiza-se a sudeste da sede municipal, da qual dista cerca de 17 quilômetros[2]. Foi criado em 21 de julho de 1890 pelo decreto estadual n° 150[3].
No processo de habilitação de casamento é provável que as partes tenham apresentado certidão de nascimento para se casar. Esses casamentos antigos as vezes as pessoas se casavam sem, ou até mesmo faziam seu registro de nascimento tardio para se casar. Então é provável até que tenha se registrado proximo a data do casamento... ou até mesmo não tenha registro (nesse caso provavelmente só conseguirá achar o BATISMO - igreja católica do local do nascimento).
Segue contato cartorio do distrito de Vista Alegre (Cataguases/MG):
@rpinap
deve ter inconsistência de dados.
Não achei absolutamente nada dos nomes que vc postou.
Quais os documentos em inteiro teor que vc tem? certidão de casamento?
@rpinap
Além do cartório de Recreio, já tentou no de Leopoldina? Até 1938 Recreio era parte de lá:
Elevado à categoria de município com a denominação de Recreio, pelo decreto Lei Estadual n.º 148, de 17-12-1938, desmembrado de Leopoldina.
Além das dicas acima, às vezes é necessário buscar através de irmãos ou outros parentes.
Esse óbito aqui por acaso é do Manoel, pai do Evilasio? Consta que esse Manoel é de MG, nascido por volta de 1879. Ou seja, daria para ser o pai de Evilasio. Mas consta como casado com outra pessoa; ele pode ter tido um segundo casamento:
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-D5Y3-ZG1?i=61&cc=1582573&personaUrl=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3A774R-PJZM
Se for, no Family Search tem alguns outros registros ligados a esse possível segundo casamento e filhos. Por exemplo, a possível segunda esposa (Helena Galvao) também é de MG segundo o óbito:
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HY-D13F-2S?i=239&cc=1582573&personaUrl=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3A77C7-ZCZM
Quem sabe fuçando em tudo, aparece algo que ajude a chegar no Evilasio ou outros irmãos. Você já construiu a árvore da família no Family Search? É grátis.
É importante "rechear" a árvore com o maior número possível de dados. Nomes e todas datas de nascimento (ano já ajuda), casamento e óbito que souber do bisavô, avô, seus tios, cônjuges, irmãos dessas pessoas etc. Quanto mais, melhor. O sistema do FS usa esses dados para tentar achar documentos de algum deles já indexados e também outras árvores que algum parente distante já possa ter feito (tem gente que acaba achando dados do português através de um tio-avô, um primo distante etc). O sistema vai aprendendo a tentar achar essas conexões conforme mais dados são inseridos.
Depois, se quiser, deixe o link para a árvore "recheada" aqui que ajuda o pessoal a procurar algo. Pode haver detalhes nos documentos lá que você não percebeu e alguém note e isso leva a pistas para aprofundar a pesquisa.
@AlanNogueira e @Carlos ,
Muito obrigado por todas as informações e ajuda.
Na habilitação do casamento meu bisavô (português) fez uma declaração dizendo que era pai do meu avô, etc etc. Mas não consta nenhum documento relacionado à Certidão de Nascimento dele. A Declaração de Batismo eu já consegui com a igreja, mas, mais uma vez, nada de Certidão de Nascimento.
Já procuramos nos cartórios da região também, além de Leopoldina: Cataguases, Recreio, Vista Alegre, Conceição da Boa Vista, Abaíba, etc.
Sim, esse é o óbito do meu Bisavô. Também já temos este documento. E, claro, está errado, uma vez que ele nasceu em Portugal, não em MG. :(
Aqui está a Árvore feita até o momento: https://www.familysearch.org/tree/pedigree/landscape/GWBZ-28P
Mais uma vez, muito obrigado por todo esforço!
@rpinap
Se já olhou habilitação e só havia essa declaração é muito provável que ele realmente nao tenha sido registrado.
É bom ver com os colegas mais experientes aqui do fórum se Portugal aceitaria a certidão de batismo (acompanhada das certidões negativas dos cartórios) ao invés da certidão de nascimento em função da data. Os assentos portugueses anteriores a 1911 eram somente de batismo. No Brasil o Registro Civil começou em 1890… não sei se eles aceitariam…