Nome divergente entre certidão Baptismo x Casamento

Bom dia Pessoal.

Esou querendo começar o processo de cidadania pela minha avó (Maria da Cunha), dai me deparei com uma situação que não esperava.

Toda a documentação de minha avó está certinha em linha. So tem um problema, o marido dela o meu avô , ele também era português.,está com nome divergente entre certidao de Baptismo de Portugal e certidão de casamento aqui do Brasil. Em Portugal está com o nome "Manoel Rodrigues' e aqui no Brasil 'Manoel Rodrigues Monteiro'. Surgiu esse 'Monteiro' do nada .pois na certidao de Baptismo ninguem tem Monteiro,nem o pai dele e nem a mae dele.

A transcrição do casamento deles em Portugal terá que ser feita com o nome do meu avô 'Manoel Rodrigues ' , assim disse a funcionária do Consulado .

A minha pergunta é , isso não irá dar problema na hora de requerer a cidadania, mesmo sendo o pedido a ser feito por parte de minha avó(Maria da Cunha)? Afinal o nome dela que é o importante está corretíssimo em todos os documentos.

Se puderem me ajudar agradece imensamente.

Att

Comentários

  • @Cristina20

    No batismo do Manoel, quais os nomes dos avó paternos e maternos? Não há Monteiro em nenhum deles?

  • @CarlosASP

    Pior que ninguem tem Monteiro. Acho que foi um erro, afinal o ano era 1875.

    Nome dos pais: Manoel Rodrigues e Maria Nunes

    Nome dos avos: Sebastião Rodrigues e Anna Marques

    Incrível ninguém tem Monteiro!

    E na certidão de casamento do meu avô aqui no Brasil tem o 'Monteiro' , Manoel Rodrigues Monteiro.🤔

  • @Cristina20 esclareça-me o seguinte: O manuel rodrigues monteiro, filho de Manoel Rodrigues e Maria Nunes e neto de Sebastião Rodrigues e Anna Marques, casou no Brasil com Maria da Cunha, certo?

    No assento de casamento de Manoel rodrigues monteiro, o nome dos pais está Manoel Rodrigues e Maria Nunes, ou o pai do manoel tb está manoel rodrigues monteiro?

    É que o manoel se nasceu em 1875 só foi batizado então muito provavelmente no assento de batismo só está Manoel. por isso, ao casar ele fixou o nome, e se ele casou declarando ser Manoel Rodrigues Monteiro, monteiro é um apelido dele e pronto, antigamente, até meados do século XX não havia essas regras para os apelidos, então por exemplo um filho de um José João e de uma Maria Joaquina, podia se chama Rui Manoel Marques XPTO. Bastava quase que só declarar esse apelido. Por isso se a funcionário do consulado não quiser transcrever o casamento assim, transcreva na Conservatória do Registo Civil do Porto ou em qualquer outra conservatória portuguesa.

  • @nunogomes

    Você entendeu exatamente o problema. Eu até imaginei que o Monteiro seria o nome de alguém da família que ele resolveu homenagear. Tudo isso foi a muito antigamente, não existiam muitas regras.

    A funcionária do Consulado quer transcrever como Manoel Rodrigues somente. Mas isso vai me dar muita dor de cabeça quando for entrar com o processo de cidadania.

    Então, o melhor a fazer é mandar para a conservatoria do porto. Até pensei nisso, mas achei que teria o mesmo problema.

    Mas tb pensei em fazer o processo pela minha avó Maria da Cunha porque nessa linha os nomes estão batendo.

    Mas vou tentar primeiro na conservatória.

    Obrigado pela dica

    Att

  • @nunogomes

    Ah, o ome do pai do Manoel , está somente Manoel Rodrigues. Nao existe Monteiro na certidao de Baptismo.

  • editado February 2023

    @Cristina20 então se no casamento do Manoel Rodrigues Monteiro o pai está só como Manoel Rodrigues, conforme o batismo português, está mesmo tudo certo. Foi provavelmente isso, uma homenagem a alguém, algum parente ou pessoa próxima. Não é tão incomum assim, quem sabe até de um bisavô etc. Aliás, vc nem sabe se o batismo do Manoel que vc achou está certo, não é muito raro, em batismos ou mesmo assentos de nascimento de irmãos, no irmão A o pai está como XXX Silva Carvalho e no irmão B está só como xxxx Silva ou xxxx Carvalho. batendo certo os demais nomes (mãe, avós etc.) é que não se pode ignorar que a maioria das pessoas não sabiam ler e escrever, então bastava um ter sido batizado pelo padre fulano e o irmão que nasceu 5 anos depois pelo padre sicrano, que os nomes e apelidos já não batiam 100%. Não duvido muito, que vc conseguirá transcrever o casamento e fixar o nome do Manoel como Manoel Rodrigues Monteiro.


    Dê novidades em breve sobre essa transcrição!

    PS, se fizer a transcrição numa conservatória, quando for fazer o processo de cidadania, não precisa pedir ao arquivo distrital novas certidoes de batismo do Manoel e da Maria, basta no formulário 1D ou 1C, ou num requerimento à parte indicar que as certidoes de batismo se encontram arquivadas no processo de transcrição de casamento xxxx/2023 da Conservatoória do Registo Civil do Porto. Se indicar isso, a conservatoria dos registos centrais pede à CRCPorto ou outra que vc escolher a digitalização da certidão de batismo do Manoel ou da Maria e vc não tem que fazer nada mais.

  • @nunogomes

    Tomara que eu consiga. Já batalhei muito para achar essas certidões de Baptismo em Portugal. Não sabia nenhum dado dos meus avós. Peguei as informações no Porto aqui no Rio de Janeiro. E nem mesmo em qual cartorio eles casaram aqui no Brasil. Foram árduas pesquisas. So faltava eu agora morrer na praia!

    Já solicitei ao consulado que devolvam os documentos da transcrição. E vou envia-los para a conservatoria do Porto. E torcer para dar certo. Muito obrigado pela orientacao. Foi bem providencial.

    Att

  • Boa tarde

    Então, enviei os documentos para fazer a transcricao de casamento de meu avô para a conservatoria do Porto CRC .

    E eles aceitaram que fosse transcrito na certidão de casamento o nome 'Manoel Rodrigues Monteiro'.

    Demoraram a responder , levou uns 4 meses. Mas responderam e fiquei bem surpresa e feliz,, já até realizei o pagamento..

    A dica é escrever uma carta explicando a situação. Também fui atrás no arquivo distrital do passaporte portugues do meu avô. E lá constava o nome dele Manoel Rodrigues Monteiro. Anexei este passaporte aos documentos e com isso demostrei que já em Portugal ele assinava 'Manoel Rodrigues Monteiro' e não somente 'Manoel Rodrigues' como estava na certidao de Baptismo.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.