Pedido de urgência

Meu processo de atribuição por filha de português está na primeira fase. Passei numa faculdade na Bélgica e fiz a matrícula, liguei lá na Central de Registros PT e me informaram que posso mandar meu requerimento de urgência por e-mail ou carta, anexando a evidência e que tanto faz se vai ser por e-mail ou por carta.

Tenho algumas dúvidas quanto a isso:

vocês acham que tenho mais chances se enviar por carta? Penso que por e-mail seria mais rápido.

como devo redigir a carta/email? Não sei bem como me dirigir a eles e como falar pra que minhas chances aumentem, devo incluir o valor da faculdade para EU e não EU ou é opicional?


Obrigada :)

Comentários

  • @Noemi98

    Tenho algumas dúvidas quanto a isso:

    vocês acham que tenho mais chances se enviar por carta? Penso que por e-mail seria mais rápido.

    envie por DHL, pois vc tem o rastreio e o nome da pessoa que recebeu o envelope lá. Coloque o número do processo no envelope.

    Por email, vc corre o risco de se perder no meio de tantos outros.

    mencione conforme a conversa com XXX, motivo e etc.

  • @mabego

    Entendi, obrigada!!

    Há algum prejuízo de mandar tanto por e-mail quanto por carta?

    Caso um seja indeferido o outro ainda tenha chances de ser analisado por outra pessoa..

  • @Noemi98

    provavelmente seu processo já está na mão de um conservador específico.

    Escolha uma via e mande.

  • @Noemi98 ,


    Minha sugestão:

    1) Redija o requerimento de urgência, assine, autentique, apostila de haia (precisa? não sei. mas para não correr risco, eu faria). Lembre-se de mencionar no requerimento data e com quem você falou, se tiver anotado essas informações;

    2) Faça uma cópia digital (foto ou scanner) de todos os documentos, inclusive do requerimento;

    3) Envie os documentos pela DHL, que é mais rápida e segura;

    4) Envie os documentos por e-mail, com confirmação de leitura, informando também que mandou os impressos pela DHL e até mencionando o número de rastreio e previsão de chegada em Lisboa;


    Qual o objetivo disso? Se só os arquivos digitais bastarem, você ganhou o tempo, apenas perdeu um pouco de dinheiro enviando o físico. Mas se eles precisarem do físico, com o digital (Que eles disseram aceitar), podem começar a fazer a análise. Custa um pouco mais? Sim. Mas eu ficaria mais tranquilo...

  • Boa tarde, pessoal. Fiz uma busca no fórum e acho que esse tópico de 2014 (!!!) tem a ver com o assunto, então já peço desculpas por ressuscitá-lo.

    A questão é a seguinte: o meu processo de nacionalidade 1-C, filho de Português, está na fase 7 marrom, aguardando a emissão do assento. Pelo andar das carruagens, acredito que deva ser emitido em mar/2024 ou abr/2024. Pretendo ir para Portugal no meio de 2024 para fazer um mestrado. Para mim, sem problemas, até lá acredito que a minha papelada esteja finalizada.

    Todavia, o motivo da minha postagem é com relação ao meu filho. Ele está com 9 anos no momento e precisará ser matriculado em alguma escola portuguesa, pública ou privada, ainda no primeiro semestre de 2024 para que já cheguemos com tudo resolvido. Como os processos 1-C para filhos menores tem demorado pelo menos 5 ou 6 meses para ser concluído, gostaria de saber se vocês imaginam ser possível pedir algum tipo de urgência na tramitação, tendo em mente que só darei entrada no processo dele quando o meu assento tiver sido emitido.

  • @Eduardo Alvim


    Você já está com a matricula feita nesse mestrado Português? Se já estiver com a matrícula em mãos, aí até valeria uma cartinha ou e-mail bastante educado, dizendo que precisa logo da emissão do seu registro para que você possa em seguida fazer o pedido de nacionalidade do seu filho. Incluiria o número do processo, a informação de que já houve o despacho favorável e que você realmente só precisa do assento. A chance de dar certo é perto de zero, mas quem não joga nunca ganha. E mandar um email não tem custo, mandar uma cartinha custa um selo...

    Mas sem a matrícula, só com "pretendo ir", aí eu dizia que a chance é zero, não perca seu tempo e principalmente não desperdice o tempo do conservador, que em vez de ler a sua carta poderia estar analisando o meu processo. 😁

    -------

    Boa sorte!

  • Então, xará @eduardo_augusto, o pedido de urgência não seria para mim e sim no futuro processo do meu filho. Não tenho como adiantar nada de um eventual mestrado pois as matrículas só ocorrerão mesmo no primeiro semestre de 2024. Já me conformei em aguardar o meu assento para março ou abril de 2024.

    Minha dúvida seria no âmbito de acelerar o processo de cidadania do meu filho por conta da matrícula dele em uma escola portuguesa.

  • @Eduardo Alvim então, sem querer desencorajar seu futuro pedido de prioridade, porém é necessário dizer que uma criança de 9 anos não precisa da cidadania portuguesa para se matricular em uma escola portuguesa, basta apresentar o passaporte.

  • @Eduardo Alvim


    Eu tentei dar uma resposta curta e apontar um caminho.

    Agora vou dar a resposta longa.

    Começando com o conselho que já dei dezenas de vezes aqui no fórum: não faça planos de vida contando com deferimentos de pedidos, emissão de assentos, ou prazos informados. O risco é muito grande, e principalmente quando envolve mudanças e família. Olha só o seu caso: você ainda não tem a nacionalidade, "pelo andar da carruagem" só deve terminar lá por volta de março ou abril do ano que vem, se der tudo certo. E depois você ainda precisa obter a nacionalidade do seu filho para o matricular em uma escola portuguesa, e fazendo planos para se mudar quando? em julho? agosto? Olha que risco! Qual a chance de isso dar certo?

    Na visão do IRN: você que se planeje melhor, não há urgência nenhuma que justifique você vir fazer mestrado e trazer seu filho para Portugal no segundo semestre. Além disso, estrangeiros podem se matricular em escolas, não é um requisito obrigatório se seu filho seja português para estudar em Portugal. Sem brincadeira, sem querer ser rude... é isso que o conservador vai pensar.

    O IRN é bastante claro: pedidos de urgência se justificam para casos humanitários (refugiados, apátridas, problemas de saúde que só possam ser tratados se o paciente tiver a nacionalidade portuguesa.

    Vamos lá: depois que você obtiver a sua nacionalidade, é direito seu enviar junto do pedido de nacionalidade do seu filho uma requisição de urgência na análise, sobretudo se você já tiver a matrícula do mestrado em mãos. Não tem custo pedir urgência. Mas será deferido? Creio que não. Não vejo a menor chance de isso acontecer. Mas, de novo, quem não joga não ganha.

    -----

    Não sei qual é a sua vivência na Europa e não quero fazer nenhum pré-julgamento. Mas vou te dar um exemplo. Eu trabalho na europa, moro aqui, trabalho exclusivamente com colegas europeus na minha equipe. A noção de tempo aqui é diferente. Não há o imediatismo que temos no Brasil. Tudo é feito a seu tempo. Eu tenho reuniões de trabalho já agendadas para o fim de janeiro. Não viagens, não eventos, apenas reuniões, com pessoas que trabalham no mesmo andar do prédio que eu. Não é simplesmente chegar ali e encostar na mesa da pessoa e sair falando. Tem que agendar, tem que planejar.

    ----

    Por fim, repetindo, só quem joga, ganha. Se você não fizer nada, tudo vai correr no seu prazo normal. Se pedir urgência, pode ser que consiga, pode ser que não. Mas planejar a vida, mudança, escola de crianças, com base nisso. Bem, é a sua família, tenho certeza que você tomará a melhor decisão. Boa sorte!

  • @eduardo_augusto, obrigado pelas colocações.

    Meu planejamento foi feito. Não vou dar muitos detalhes aqui por ser um espaço público, mas pode ter certeza que é um planejamento mais robusto que 99% das pessoas que pensam em ir à Portugal. Na verdade, só não contava que um processo que antes demorava 6 meses passaria a demorar 18, mas tudo bem, vai dar certo. Sempre temos alternativas e, na real, tanto fará eu ir em 2024, 2025 ou depois.

  • @Eduardo Alvim


    só não contava que um processo que antes demorava 6 meses passaria a demorar 18, mas tudo bem, vai dar certo.

    essa aí tá realmente atrapalhando a vida de todo mundo! mas eu acho que a partir do ano que vem as coisas devem começar a voltar ao normal... o número de processos entrando está diminuindo, os processos online devem diminuir um pouco a pressão no atendimento de balcão, e ainda devem entrar uns novos conservadores.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.