Exemplo de certidão de nascimento válida

Bom dia e boa tarde,

Com a ajuda deste fórum, consegui fazer bastante progresso e encontrar a minha bisavó, Elisa da Silva, nascida em 1903 na Ilha da Madeira. Possuo informações como o Registo (PT/ABM/PCML03/001/00060/000025) e a entidade detentora (Arquivo e Biblioteca da Madeira Liv. 6965, f. 9-9 v).

A minha dúvida atual é - qual é a aparência do arquivo que devo utilizar no processo de pedido de cidadania para a minha mãe, neta da Elisa? Quando eu solicitei a certidão no Arquivo e Biblioteca da Madeira, eu recebi um documento que possui a seguinte aparência:

E anexo à esse documento, vieram as duas páginas do livro onde constam as informações. Entretanto, essa certidão não possui o nome da minha bisavó. Esse seria um documento aceitável para solicitar a cidadania para a minha mãe, ou eu preciso emitir o documento de alguma outra forma?

Para referência, eu solicitei também uma certidão pelo Civil Online (usando o truque de dizer que ela nasceu há menos de 100 anos e colocando as informações exatas do nascimento no campo de informações), porém o atendente do Civil Online sugeriu que eu solicitasse o documento direto com o Arquivo e Biblioteca da Madeira, o que eu já tinha feito. Isso que me levou a crer que o documento acima é suficiente, mas adoraria ouvir de alguém que passou pelo processo e pode me ajudar a ter em mãos o documento que preciso.

Obrigado!

Comentários

• @fernandop1239

veio reprográfica? ideal ser narrativa e certificada

Foi feito a transcrição de casamento, para que vc consiga pedir pelo civilonline?

• @mabego como eu sei se ela veio reprográfica ou não? Minha impressão é que a resposta é não, mas não lembro de ter essa opção quando solicitei a certidão. O que veio é lliteralmente o documento acima e as fotos das páginas do livro

Quando à transcrição do casamento, eu ainda não fui atrás disso mas sei que ela e meu bisavô se casaram no Brasil. Entendo que essa transcrição que você menciona é uma solicitação ao governo de Portugal que reconheça o casamento dela no Brasil, seria isso? Isso é pré-requisito para que eu peça a certidão de nascimento?

Obrigado desde já!

• @fernandop1239

https://arquivo-abm.madeira.gov.pt/viewer?id=48868&FileID=3051462&recordType=Description

Tif.18 - reg.25 - fls. 9 e 9v.

como eu sei se ela veio reprográfica ou não? Minha impressão é que a resposta é não, mas não lembro de ter essa opção quando solicitei a certidão. O que veio é lliteralmente o documento acima e as fotos das páginas do livro.

Então veio reprográfica, que é a foto do registro no livro.

Para pedir em papel, narrativa e certificada, vc tinha que ter mencionado nas "informações adicionais" o modelo de certidão pretendida.

Quando à transcrição do casamento, eu ainda não fui atrás disso mas sei que ela e meu bisavô se casaram no Brasil. Entendo que essa transcrição que você menciona é uma solicitação ao governo de Portugal que reconheça o casamento dela no Brasil, seria isso? Isso é pré-requisito para que eu peça a certidão de nascimento?

a Elisa e o marido são portugueses, os dois? se sim... tem que fazer a transcrição do casamento, no consulado no Brasil ou diretamente em Portugal (antes do pedido de cidadania). E para isto vc tem que ter o assento dos nubentes e a certidão de casamento deles.

• @mabego muito obrigado pelas informações. Eu não conhecia o termo, mas sim, veio reprográfico. Entendo que terei que pedir uma nova certidão, em papel, narrativa e certificada, correto? Bom saber como solicitar através do ABM.

O marido da Elisa é nascido em Angola, quando Angola ainda era Portugal (Sá da Bandeira). Estou bastante confuso como proceder com isso, uma vez que os documentos dele no Brasil indicam que ele é português, mas naturalmente não consigo buscar informações dele no Civil Online ou nas Conservatórias. Imagino que tenha que fazer o pedido direto pelo SIAC ; DNIRN de Angola. Eu possuo a certidão de casamento deles.

O processo todo é bem difícil, eu esperava um pouco mais de estrutura. Agradeço todo o apoio

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.