Busca de 2 certidões de nascimentos - Freguesia Inhaúma e 3ª circunscrição - RJ

Busco certidão do meu avô Damião Pereira Dias e meu bisavô José Joaquim Pereira. Ambos moraram no Engenho de Dentro - RJ. Já fui na 10ª e na 11ª circunscrição fazer a busca e não foram encontradas. Meu avô Damião se casou na 3ª circunscrição - RJ, já efetuei o pagamento nesse registro civil para que possam buscar e emitir a Certidão de Casamento, caso esteja lá. Mas até agora nada.

Meu bisavô se casou na 11ª circunscrição - Freguesia de Inhaúma. Já fui lá como ressaltei, mas tbm não encontraram nada. Me comuniquei com o Arquivo Nacional e me informaram que para livros de Registro Civil o Arquivo Nacional tem sob a sua guarda somente os períodos de 1929 a 1960, portanto fora do escopo da minha pesquisa. Estou desesperada atrás desses documentos, já que meu processo para a nacionalidade portuguesa está parado por causa disso. Minha bisavó, casada com meu bisavô José Joaquim Pereira, era portuguesa, ele era brasileiro :)

Deixo aqui os dados do meu avô e bisavô. Peço encarecidamente que me ajudem, caso alguém tenha alguma dica ou informação, serei eternamente grata! Obs: estou buscando também pelo familysearch, mas até agora nada.

Nome: Damião Pereira Dias – Data de Nascimento: 24/06/1926 -

Data do Casamento 31/12/1949 - 3ª circunscrição - 2ª Zona - Santo Antônio - Distrito Federal

·       Nome do Pai: José Joaquim Pereira

·       Nome da Mãe: Alice Pereira Dias

·       Nome da Avó (materno): José Correia Dias

·       Nome do Avô (materno): Custodia Margarida Dias

·       Nome da Avó (paterno): Manoel Joaquim Pereira

·       Nome do Avô (paterno): Maria Vieira Martins

Nome: José Joaquim Pereira – Data de Nascimento: 13/02/1903

Data do Casamento 28/06/1924 -11ª circunscrição - Freguesia de Inhaúma - 6ª Zona

·       Nome do Pai: Manoel Joaquim Pereira

·       Nome da Mãe: Maria Vieira Martins

·       Nome dos avós: desconhecido

Comentários

• editado February 2023

@Larissadias

O português seria a Alice?

Baptismo da Alice:

https://cloud.archeevo.pt/viewer?id=19932&FileID=346248

reg.24 - tif.19

(enviou as certidões do casamento no RJ aos cartórios?)

• @Larissadias

O nascimento de José Joaquim Pereira está aqui (a indexação do FS tem erros; leia o original). Foi lavrado na antiga 8a pretoria, depois 6a circunscrição e atualmente 3 RCPN:

https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HY-DCY7-PB8?i=115&cc=1582573

O casamento de Damiao você pode olhar direto no FS; é uma foto do livro, então o que o cartório emitir não vai ter nada além disso:

https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HY-DRL6-JV?i=263&cc=1582573

Sim, ela está no atual 3 RCPN (as circunscrições foram substituídas em 2012 pelos RCPN). Como pode ver no fim da certidão de casamento, eles apresentaram uma série de documentos para casar - o que constitui a "habilitação de casamento"; provavelmente a certidão de nascimento foi um deles. Pergunte ao 3 RCPN se é possível desarquivá-la. Adianto que a resposta provavelmente será negativa, pois o estado do Rio permitiu que as incinerassem sem antes microfilmar e muitos cartórios fizeram isso. Mas não custa tentar.

Se já buscou o nascimento de Damiao nos atuais 10 e 11 RCPN (onde irmãos de Damiao foram registrados), eu tentaria no novo 15 RCPN - que foi desmembrado do 11 RCPN no fim de 2021:

O 15º Registro Civil, criado a partir de um desmembramento da área do 11º Registro Civil, funcionará no Penha Shopping, na Av. Brás de Pina, nº 150. O cartório abrangerá atendimentos dos bairros de Vila Kosmos, Vila da Penha, um trecho de Vicente de Carvalho, Penha Circular, Penha, Brás de Pina, Vista Alegre, Cordovil, uma parte de Colégio, Irajá, Parada de Lucas, Vigário Geral, Jardim América, Acari, Parque Columbia, Pavuna e Olaria.

Ou então nos outros mais na direção do centro, como o 7 (Estacio), 8 (Tijuca) e 9 (São Cristovão) RCPNs.

• @mabego muito obrigada por me enviar o batismo da minha bisavó Alice, ela é a portuguesa :). Já salvei o documento aqui. Muito grata pela ajuda!! Eu enviei as certidões para os cartórios, mas ainda assim disseram que não estão localizando as certidões de nascimento de ambos (do meu avô e bisavô). De todas as formas, seguirei buscando as certidões em todos os cartórios possíveis rsrs. Um ótimo dia para vc!

• @CarlosASP você não sabe o quanto me ajudou. Muitíssimo obrigada! Estava desesperada atrás dessa certidão de nascimento do meu bisavô José Joaquim. Eternamente grata! Agora vou seguir buscando a certidão do meu avô Damião nos cartórios que você me recomendou, talvez eu encontre algo. Ainda estou esperando a resposta da 3ª circunscrição. Estou nessa correria porque já tenho todas as documentações necessárias para o processo da nacionalidade, o único que estava faltando era justamente essas duas certidões. Espero que a do meu avô não tenha sido incinerada 😥. Muito obrigada, novamente!

• @Larissadias

Não se preocupe tanto com a incineração. O que é incinerado é a certidão que fez parte do processo de habilitação do casamento. Mas o livro original onde foi lavrado o nascimento fica no cartório. Por isso, sempre é possível acessá-lo e emitir uma certidão baseado nos dados ali.

A incineração atrapalha a BUSCA por onde foi lavrado o registro de nascimento.

• @CarlosASP muito obrigada pela explicação sobre a incineração, realmente estava preocupada. Ontem solicitei a busca da certidão de nascimento do meu avô Damião nos acervos da 2ª, 3ª e 6ª Circunscrição do Centro do Rio. Agora estou solicitando a busca também na 15ª RCPN. E ao mesmo tempo continuo buscando pelo FamilySearch. Como vi que você encontrou a do meu bisavô José que estava indexado com o nome errado, talvez a certidão de nascimento do meu avô tenha acontecido o mesmo. Ele tinha um irmão gêmeo que se chamava Cosme, então estou pensando em buscar por Cosme Pereira Dias em vez de Damião. Talvez eu encontre algo. Muito obrigada!!!!

• Boa noite!

Estou com uma dificuldade parecida. Busco a certidão do meu avô, já solicitei buscas no 3 RCPN e 8 RCPN e nenhum dos dois cartórios achou a certidão de nascimento do meu avô. Também já fiz inúmeras buscas no Family Search (onde encontrei a certidão de casamento e óbito dele).

Já tenho todos os documentos necessários para dar entrada no processo da minha mãe (neta de Português), só falta esse mesmo.

Quem puder me ajudar, ficarei grandemente agradecida!

Seguem os dados do meu avô:

Nome: Hyldo da Silva Campos

Pai: João Lopes da Silva Campos

Mãe: Hermelinda da silva Campos

Nascimento: 10/08/1925 (RJ) (Essa é a data que consta na certidão de casamento dele, mas sempre comemorávamos dia 08/08. Então não tenho certeza)

@CarlosASP ou @mabego, agradeço caso puderem me ajudar de alguma forma!

• @Lais0718

Irmão do Hyldo:

Dario (nasc. 1922, Freguesia de Sant´Anna, 3a Pretoria Cível - atual ): https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-6L2W-VJ9?i=74&cc=1582573&personaUrl=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3A79VF-3KPZ

Verifique neste cartório e nos cartórios proximos a ele se localiza o registro de Hyldo.

Fonte da tabela: https://cbg.org.br/noticias/guilherme-serra-alves-pereira-historico-do-registro-civil-de-pessoas-naturais-na-cidade-do-rio-de-janeiro

• Boa tarde!

Muito obrigada pela ajuda, @AlanNogueira!

Já solicitei uma busca na 3 RCPN (que também abrange a busca à 1RCPN) e me responderam que não estava lá, mesma coisa na 8 RCPN. Fiz um novo pedido de busca, agora na 6 RCPN. Estou aguardando a resposta deles.

Muito obrigada pela atenção!

• editado February 2023

@Larissadias

Casamento do irmão Cosme

• @AlanNogueira Muito obrigada 😀!!! Eu ainda sigo na busca da certidão do meu avô Damião. Eu consegui encontrar a certidão de casamento dele e do irmão dele, Cosmo, como a foto que você me enviou. Já pedi mais de 7 buscas em diversos cartórios e todos dizem que não foi localizado. Inclusive falei com a 3a RCPN que foi onde meu avô Damião se casou e me informaram que naquela época os documentos eram incinerados e que por isso não está sendo localizado em nenhum cartório. Já me comuniquei com o arquivo nacional, para solicitar os documentos do processo de habilitação do casamento, mas o acervo deles abrange somente casamentos até 1947 e meu vô se casou em 1949. Realmente, estou começando a desanimar... Já paguei buscas na 11a, 10a, 2a, 3a, 6a, 15a , 8a , e agora aguardando a resposta da 7a RCPN que provavelmente será "não foi localizado". Realmente já não sei mais aonde ir. Tenho a certidão de óbito e a certidão de casamento, mas a certidão de nascimento está quase impossível de ser encontrada. Já encontrei 2 certidões de dois irmãos dele:

Irmã Maria Pereira Dias

Irmão José Joaquim Pereira

• @Larissadias

Os dois irmãos são da Freguesia de Inhaúma e consta que os pais se casaram na mesma pretoria... ambos foram registrados rapidamente, cerca de 1 mes apos os respectivos nascimentos...

Muito provavel ser de lá. Atualmente seria o 11 rcpn.

Problema é que no Family Search tem os nascimentos dessa freguesia ate 1920 https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-67JQ-H2Z?owc=9GPB-6TG%3A113334201%2C161769101%3Fcc%3D1582573&wc=9GRG-L2Q%3A113334201%2C161769101%2C138565801&cc=1582573

E no Arquivo Nacional (SIAN) os livros talões de nascimento a partir de 1929.

Nesse período intermediário nao achei outra fonte de pesquisa. Talvez se contactar o arquivo nacional possam ter algo nao digitalizado referente a esse período intermediário. Ou entao procurar novamente no cartorio do 11 rcpn especificando que seria registro de Inhauma...

• @AlanNogueira muito obrigada novamente pela ajuda! Imensamente agradecida! Eu me comuniquei hoje pela manhã, novamente, com a 11a RCPN. Enviei as certidões dos irmãos e a certidão de casamento do pai dele para que vejam que todos foram registrados lá. Solicitei, que façam um nova busca, com carinho 😅😄 para ver se conseguem encontrar.

Muitoo obrigada e um excelente fim de semana para você!

• @Larissadias boa tarde!

Tudo bem?

Me chamo Roberta e sou filha do Sérgio (filho do Sebastião e Adir)

Acredito que somos da mesma família.

Meu avós paternos eram Sebastião Joaquim Pereira e Adir Diniz Pereira (nome de solteira Adir Diniz de Menezes)

O seu avô era irmão gêmeo do Cosme irmãos do meu avô.

Você conseguiu tirar a nacionalidade portuguesa?

A minha tia tem a certidão de óbito da avó dela Alice Pereira Dias.

Vou começar o processo para poder tirar a nossa cidadania também (meu pai, meu irmão e eu).

Temos a certidão de casamento e óbito dos meus avós, a certidão de óbito da minha bisa Alice (espero que seja o suficiente para poder conseguir ).

Foi uma coincidência te encontrar nesse Chat.

Um abraço.

• @betasoaresp

A usuária não aparece no fórum desde março/2023 possivelmente não verá sua mensagem.

segue link dos documentos encontrados no caso dela, que podem ser úteis pra vc https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/22966/busca-de-2-certidoes-de-nascimentos-freguesia-inhauma-e-3%C2%AA-circunscricao-rj

• @AlanNogueira

Agradeço a atenção.

• Boa tarde!

Eu conseguiria a certidão de casamento e nascimento da minha Bisa Alice Pereira Dias?

Em anexo eu tenho a certidão de óbito dela (que era mãe do meu avô Sebastião Joaquim Pereira)

Desde já agradeço.

• editado August 20

@betasoaresp

O batismo de Alice está está acima, 2a mensagem deste tópico

Leia todo o topico com atenção, consta informação de que "Os dois irmãos [Cosme/Damião] são da Freguesia de Inhaúma e consta que os pais se casaram na mesma pretoria" - deve ser o atual 11o RCPN vc pode pedir busca do casamento lá.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.